3/05/21

Prefeitura promove live com o tema 'A vida das mulheres importa', em alusão ao Dia Internacional da Mulher

Campanha institucional de respeito e  valorização das mulheres também marca a data




Na próxima segunda-feira, dia 8, quando é celebrado o Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de São Luís fará uma live com o tema “A vida das mulheres importa”.

O objetivo é debater a importância da igualdade de gênero, políticas públicas voltadas para as mulheres, garantindo mais acesso aos serviços de saúde, educação, e assistência para as que estão em situação de vulnerabilidade e violência bem como formas de empoderamento. 

A realização da live foi definida pela Coordenadoria Municipal da Mulher e a Secretaria Municipal de Comunicação (Secom). 

Para marcar a data, a Secretaria Municipal de Comunicação veiculará campanha institucional com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para a importância do respeito e valorização das mulheres. 

“Nosso objetivo é chamar atenção da população de São Luís para a importância da mulher como cidadã e como indivíduo, compreendendo que as suas peculiaridades não devem ser tomadas como motivos para a violência de qualquer tipo, mas como inspiração para políticas públicas que promovam a igualdade entre homens e mulheres”, disse o titular da pasta, Joaquim Haickel. 


Também no dia 8, será realizada uma live organizada pela Coordenadoria Municipal da Mulher, reunindo os titulares das principais pastas que têm políticas específicas voltadas para as mulheres como Saúde, Educação, Assistência Social, Cultura entre outras. 


“O dia 8 é um dia de luta e reflexão sobre que direitos as mulheres já conquistaram e que problemas ainda precisam ser debatidos e superados. Reunindo todas as pastas que têm ações voltadas para as mulheres nós conseguimos mapear o que já há em andamento e pensar formas de ampliar e melhorar estes serviços, além de articular o acesso das mulheres a eles”, afirmou Luzimar Lopes, Coordenadora Municipal da Mulher. 


Além disso, ao longo de todo o mês de março, a Coordenadoria Municipal da Mulher articulará atividades em parcerias com outros órgãos, entidades e instituições públicas, bem como com a rede de proteção à mulher para avaliar os avanços e debater formas de fazer com que as demandas da população feminina possam avançar com mais celeridade. 


Entre estas ações, estão as que serão realizadas em parceria com o Centro de Referência e Atendimento à Mulher em situação de Violência, que funciona na Casa da Mulher Brasileira, no Jaracati, que é um espaço de atendimento humanizado que objetiva prestar assistência integral às mulheres em situação de violência. 
Participaram, também, da reunião de alinhamento da programação, o secretário municipal adjunto de Comunicação, Igor Almeida, e a equipe técnica da Coordenadoria da Mulher.


Fonte: Secom
Foto: Divulgação

3/04/21

Conheca as rotas e os serviços do "Rapidão São Luís' lançado pela prefeitura para melhorar o transporte coletivo da cidade que inicia nesta sexta-feira (5)

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), inicia, nesta sexta-feira (5), o serviço 'Rapidão São Luís', com trajetos de terminais para terminais, a partir de novas rotas, menos paradas e com saída de três Terminais de Integração: Distrito Industrial, Terminal do São Cristóvão e Terminal da Cohama. 



Inicialmente, cada linha do 'Rapidão São Luís' terá oito viagens diárias, sendo quatro pela manhã e quatro à tarde. “O ‘Rapidão São Luís’ vai tornar as viagens dos usuários mais rápidas proporcionando maior pontualidade no deslocamento e chegada dos passageiros aos seus destinos", destacou o secretário da SMTT, Cláudio Ribeiro. 


O serviço 'Rapidão São Luís' manterá o benefício do Bilhete Único entre as linhas nos horários de circulação diária. Desse modo, se o passageiro usar o benefício em uma linha convencional e pegar o Rapidão, o tempo do bilhete não sofrerá alterações. O mesmo vale para quem faz o transbordo das linhas do 'Rapidão São Luís' e vai usar uma linha convencional. 

O novo serviço será monitorado pelo Centro de Controle de Operações (CCO) com a equipe técnica para o devido acompanhamento diário e os devidos ajustes futuros. 


"Esse é mais um dos compromissos que assumi com nossa gente e, que agora, vira realidade. É só o começo. Com soluções inteligentes, estamos transformando o dia a dia da nossa cidade para melhor", afirmou o prefeito Eduardo Braide.


Rotas do Rapidão São Luís 
Linha Terminal Cohama/Terminal Praia Grande 

Ida: Daniel de La Touche, Avenida dos Holandeses, Avenida Castelo Branco-Terminal Praia Grande.


Volta: Rua das Cajazeiras, Camboa, Ponte Bandeira Tribuzzi, Avenida Carlos Cunha, Avenida dos Holandeses, Avenida Daniel de La Touche.


Linha Terminal São Cristóvão/Terminal Praia Grande

Ida: Avenida Jerônimo de Albuquerque, Terminal da Cohab, Avenida Jerônimo de Albuquerque, Terminal da Cohama, Avenida Jerônimo de Albuquerque, Avenida Colares Moreira, Avenida Castelo Branco, Terminal da Praia Grande.


Volta: Avenida dos Franceses, Rodoviária, Avenida Guajajaras, Terminal do São Cristóvão.


Linha Terminal Distrito Industrial/Terminal Praia Grande

Ida: BR 135, Avenida dos Franceses, Monte Castelo, Praça Deodoro, Terminal Praia Grande.


Volta: Avenida dos Africanos, Franceses, BR 135, Terminal do Distrito.

Uerbet Santos com informações  da Agência   São Luís de Notícias

Foto: Divulgação 


Braide decreta a suspensão das atividades presenciais por 10 dias na Prefeitura para conter avanço da Covid em São Luís

O prefeito Eduardo Braide, baixou nesta quinta-feira (4), um Decreto suspendendo as atividades presenciais na Prefeitura de São Luís por 10 dias. 


O Decreto n° 56.887/2021, estabelece que as atividades municipais presenciais estarão suspensas de 5 de março (sexta-feira) até 14 de março (domingo).

Confira as principais medidas  do decreto


1) o afastamento imediato dos servidores, empregados e colaboradores com suspeita ou confirmação de contaminação pela COVID-19, por prazo não inferior a 10 (dez) dias;

2) a suspensão de viagens de agentes públicos municipais a serviço do município, para deslocamentos no território nacional bem como ao exterior, até ulterior deliberação;

3) a utilização de videoconferência ou de outras tecnologias que assegurem o distanciamento social para realização, preferencialmente, de reuniões de trabalho e demais atos de natureza coletiva;

4) adotar no que couber, regime de teletrabalho para os servidores, empregados e colaboradores conforme interesse público.

Ainda segundo o decreto estão mantidos como serviços essenciais, as atividades das seguintes secretarias e órgãos, que funcionarão em horário reduzido, das 09h às 16h:

Secretaria Municipal de Governo;

 Procuradoria Geral do Município;

Central Permanente de Licitação;

Controladoria Geral do Município;

Secretaria Municipal de Comunicação;

Secretaria Municipal de Administração;

Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento;

Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania;

Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos;

Secretaria Municipal da Fazenda;

Secretaria Municipal de Saúde;

Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes;

Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação;

Secretaria Municipal da Criança e da Assistência Social.

Processos administrativos que tratem da contratação de bens ou serviços ao combate à propagação da Covid-19, tramitarão em regime prioritário. E com o decreto, ficam suspensos todos os prazos dos processos administrativos em trâmite nos órgãos da administração direta e indireta do Município, no período de 10 dias (5 a 14 de março).

Uerbet Santos da Redação 
Fonte: PMSL
Foto: Divulgação PMSL

Prefeito Eduardo Braide cumpre promessa de campanha para o transporte urbano e anuncia o 'Rapidão São Luis'

Ônibus  expressos articulados que reduzirão pela metade o tempo de viagem do passageiro. O serviço começa a funcionar nesta sexta-feira (5).



"Vamos  criar os ônibus expressos. Serão 20 ônibus articulados, que vão andar de terminal para terminal, sem parada, para você chegar mais rápido onde precisa".


Disse o então candidato a prefeito de São Luís nas eleições 2020, Eduardo Braide ao falar sobre suas propostas de campanha para a mobilidade urbana da cidade.

Nesta quinta-feira (4), por meio de suas redes sociais, o prefeito  cumpriu  sua promessa e postou um vídeo onde anúnciou  a criação do "Rapidão São Luís". 


Ônibus articulados que irão de terminal em terminal, em novas rotas e com menos tempo em paradas.

Disse ainda em seu post que  esses novos trajetos no "Rapidão", reduzirá pela metade o tempo  que o passeio leva para  ir de casa para o trabalho e vice e versa.

O novo serviço, de acordo com o prefeito, irá funcionar a partir desta sexta-feira (5).

Até a publicação dessa matéria não  apuramos quais seriam as novas rotas e o número de "Rápidões" que serão ofertados  à população.

Confira o vídeo  na íntegra no link a seguir:

Prefeito  Eduardo Braide cumpre promessa de campanha para o transporte urbano e anuncia  o 'Rapidão São Luis'

Ônibus  expressos articulados que reduzirão pela metade o tempo de viagem do passageiro. O serviço começa a funcionar nesta sexta-feira (5).

"Vamos  criar os ônibus expressos. Serão 20 ônibus articulados, que vão andar de terminal para terminal, sem parada, para você chegar mais rápido onde precisa".
Disse o então candidato a prefeito de São Luís nas eleições 2020, Eduardo Braide ao falar sobre suas propostas de campanha para a mobilidade urbana da cidade.

Hoje por meio de suas redes sociais, o prefeito  cumpriu  sua promessa e postou um vídeo onde anúnciou  a criação do "Rapidão São Luís".
Ônibus articulados  que irão de terminal em terminal, em novas rotas e com menos tempo em paradas.

Disse ainda em seu post que  esses novos trajetos no "Rapidão", reduzirá pela metade o tempo  que o passeio leva para  ir de casa para o trabalho e vice e versa.

O novo serviço, de acordo com o prefeito, irá funcionar a partir desta sexta-feira (5).

Até a publicação dessa matéria não  apuramos quais seriam as novas rotas e o número de "Rápidôes" que serão  disponibilizados à população.

Confira o vídeo  na íntegra no link abaixo:

https://www.instagram.com/p/CMAQnGVFxmv/?igshid=150hmt4hee5eh

Por Uervet Santos
Foto Divulgação PMF

Por Uervet Santos
Foto Divulgação PMF

3/03/21

Comando da Policia Militar do Maranhão suspende todas as atividades esportivas praticadas por PMs e civis em suas praças esportivas por 11 dias

O ginásio do Comando Geral da PM no retorno do Calhau é um desses espaços. A diretriz tem início nesta quinta-feira (4) e se estende  até o próximo  domingo (14).



A decisão é por  conta do Decreto Lei do Governo do Maranhão n° 36.531, de publicado nesta quarta-feira (3) , que restringe locais e eventos de fácil aglomeração e comércios e congêneres.

Confira a diretriz administrativa da PM na íntegra.

DIRETRIZ ADMINISTRATIVA N° 01/2021. CEL.

CONSIDERANDO  o estado e evolução da pandemia do covid-19 nos meses de fevereiro e março;

CONSIDERANDO o recente Decreto do Governo do Maranhão n° 36.531, de 03/03/2021, que restringe locais e eventos de fácil aglomeração e comércios e congêneres;

CONSIDERANDO que esta instituição vem primando em garantir a ordem e a lei, e as Determinações dos Decretos em vigor. E,  tendo sido deliberado pelo Comando da PMMA,

De ordem do Senhor Cel QOPM - Subcomandante da PMMA, Chefe da Disciplina na caserna.

RESOLVE:

1. Suspender as atividades esportivas de qualquer natureza ou modalidade, tanto os praticadas por policiais quanto dos usuários da comunidade, no período compreendido entre os dias 04/03 a 14/03/2021, retornado a normalidade no dia 15/03/2021.

2. A saúde pública e combate à pandemia em referência é responsabilidade do Estado, e dever de todos os cidadãos.

Portanto, agradecemos a compreensão de todos os nossos usuários esportivos.

Ten Cel PM Trinta Junior
Coordenador da CEL


Uerbet Santos da Redação

foto: Divulgação