5/06/21

AÇÕES NA COMUNIDADE - Com investimento de R$ 1 milhão em obras, Eduardo Braide lança “Prefeitura no Bairro” no Coroadinho.

O programa  inclui  serviços de revitalização e reestruturação para bairros de São Luís.



O prefeito Eduardo Braide lançou no Coroadinho, nesta quarta-feira (5), o projeto “Prefeitura no Bairro”, um conjunto de ações de sua gestão para levar serviços de revitalização e reestruturação para bairros de São Luís. 

No Coroadinho serão investidos R$ 1 milhão em obras de mobilidade urbana, reforma de praças, adequações em unidades de saúde, limpeza urbana, iluminação pública, entre outras demandas antigas da comunidade. 

“O programa Prefeitura no Bairro no Coroadinho está trazendo um conjunto de ações de diversas secretarias municipais que trabalharão ao mesmo tempo no Coroadinho, fazendo a recuperação asfáltica de ruas e avenidas, readequação de espaços como praças e do campo de futebol, implantação de novos equipamentos esportivos e sociais, além da troca da iluminação pública, que é algo fundamental para a comunidade se sentir mais segura. 

Também vamos melhorar o acesso ao bairro com a abertura de um novo retorno na avenida e a implantação de sinalização horizontal e vertical. 

Ao fim deste trabalho, a população terá muito mais qualidade de vida”, destacou o prefeito Eduardo Braide. 



Os serviços no Coroadinho estão sendo realizados de forma conjunta pelas secretarias municipais de Obras e Serviços Públicos (Semosp); Trânsito e Transportes (SMTT); o Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur); do Comitê Gestor de Limpeza Urbana (CGLU), entre outros órgãos municipais.

Serviços
Desde o início da semana, o bairro começou a receber serviços de limpeza urbana como recuperação asfáltica, capina e roçagem.

Também será feita a poda das árvores, fundamental para evitar problemas como a perda de eficiência da iluminação pública e o rompimento de cabos condutores da rede elétrica. 

A região conhecida como Alto São Sebastião receberá a implantação de um Ponto Limpo, acabando com um local de descarte irregular de lixo. 

Também será feita a pintura dos canteiros por todo o bairro. A iluminação pública será modernizada com a troca da rede antiga pela iluminação de LED, que é mais eficiente e econômica. Serão substituídos os pontos de iluminação, beneficiando as principais vias do bairro, melhorando a segurança da população. 



Infraestrutura
O bairro vai receber ainda importantes intervenções de infraestrutura. Será feita a reforma do Campo Jairzão, que receberá novo gramado, pintura dos muros, reestruturação das arquibancadas, implantação de sistema de irrigação simples e construção de uma arena de areia. 

Na Praça Nossa Senhora do Carmo, que fica ao lado do campo, será feita a substituição do alambrado da quadra poliesportiva, a melhoria na iluminação, pintura de mural com arte urbana feita pela artista Railde Diniz, moradora do Coroadinho. 

Para garantir acessibilidade serão implantadas, também, rampas de acesso. O espaço ganhará ainda colocação de um alambrado de contenção entre o estacionamento e o canal. 

A escadaria da Rua da Vitória será reformada e receberá os serviços de colocação de corrimão para melhorar a acessibilidade e segurança dos passantes. 

Para embelezar ainda mais a área, será feita pintura de arte urbana pelo artista Cristóvão Nogueira.

 A Prefeitura também entregará uma nova praça na área do antigo Campo do Burro Brabo junto com um totem personalizado em homenagem ao bairro do Coroadinho. 



Segundo o titular da Semosp, David Col Debella, este volume de ações irá impactar positivamente na vida dos moradores.

“Vamos trazer um impacto importante na melhoria das condições de vida da população do Coroadinho com a realização das diversas intervenções que o bairro vai receber. São ações estratégicas como a realocação de postes e canteiros para melhorar os acessos viários ao bairro e tornar a iluminação pública mais eficiente. Faremos ainda serviços de manutenção de vias públicas, reforma de diversos equipamentos urbanos de lazer entre outras”, informou. 



Mobilidade Urbana
O bairro também receberá melhorias na mobilidade urbana. Será feita a recuperação asfáltica das principais vias e avenidas do bairro, priorizando as rotas do transporte público e as áreas de maior fluxo de veículos, melhorando a mobilidade urbana. 

O prefeito Eduardo Braide anunciou, na oportunidade, a mudança no trânsito na Avenida dos Africanos, com a implantação de um novo retorno de acesso ao Coroadinho fazendo a ligação com a Rua Bom Jesus. 

Para melhorar os acessos viários, o bairro ainda receberá a implantação de sinalização horizontal e vertical nas áreas de maior fluxo de pedestres e motoristas.

Será feita a colocação de um novo abrigo para usuários de transporte público, na Avenida dos Africanos, ao lado do Campo Jairzão, garantindo mais conforto durante a espera pelo coletivo. 

Por meio do programa “Prefeitura no Bairro” também será feita a reestruturação da Unidade Mista do Coroadinho e do Centro de Saúde Dr. Antônio Guanaré. 



Todas as ações do programa são frutos de reivindicações antigas da população, mapeadas pelo Município. 

Após o encerramento dos trabalhos no Coroadinho a Prefeitura seguirá com os mesmos serviços para outros bairros de São Luís. 

Durante o lançamento do programa, o prefeito Eduardo Braide esteve acompanhado da primeira-dama, Graziela Braide; da vice-prefeita, Esmênia Miranda; dos secretários municipais: de Obras e Serviços Públicos, David Col Debella; de Trânsito e Transportes, Cláudio Ribeiro; Desportos e Lazer, Ricardo Diniz; do presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Joabson Junior; do presidente do Impur, Walber Júnior; e dos vereadores Nato Júnior (PDT) e Daniel Oliveira (PL).

Por: Da redação 
Fonte: Agência São Luís de Noticias 
Fotos: Divulgação/ASECOM

5/05/21

CPI DA COVID - Senadores governistas protestam contra espaço da bancada feminina na CPI


Dos integrantes da CPI da Covid, nenhuma é mulher



Senadores alinhados ao presidente Jair Bolsonaro na CPI da Covid protestaram nesta quarta-feira 5 contra a fala de integrantes da bancada feminina do Senado Federal. Dos parlamentares que fazem parte da comissão, nenhuma é mulher. 
A bancada femimina no senado é composta de 12 senadoras.

Nesta terça-feira 4, o presidente da CPI, Omar Aziz (PSD-AM), decidiu conceder espaço a integrantes da bancada após pedido das senadoras. 

Na ocasião, nenhum parlamentar foi contra. Na sessão desta quarta, quando a senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA) foi fazer uso da palavra,  

Ciro Nogueira (PP-PI) protestou e alegou que conceder espaço para alguém que não faz parte da comissão não estava no regimento.

O senador Marcos Rogério (DEM-RO) afirmou que, ao pedirem voz para uma pergunta na CPI, elas queriam ‘dar peia’ no Bolsonaro.

O caso abriu discussão entre os senadores e a sessão que ouve o ex-ministro da Saúde, Nelson Teich, foi pausada por alguns minutos.

Da redação 
Fonte: Carta Capital
Foto: Reprodução/YouTube 


 

Procuradoria Geral do Maranhão Integra o livro “A experiência dos Estados no enfrentamento da pandemia da Covid-19”


O lançamento aconteceu, de maneira remota, na manhã desta quarta-feira (5).



O Colégio Nacional de Procuradores-Gerais dos Estados e do Distrito Federal (Conpeg), que tem como presidente o procurador-geral do Estado do Maranhão, Rodrigo Maia Rocha, lançou na manhã desta quarta-feira (5),  em evento virtual, o livro “A experiência dos Estados no enfrentamento da pandemia da Covid-19”.

A publicação é composta por 12 capítulos e tem como objetivo apresentar o suporte dado pelas PGEs dos diferentes estados para a garantia de políticas de combate ao novo coronavírus no Brasil. 

O livro conta com a participação da Procuradoria Geral do Estado do Maranhão (PGE/MA) por meio do artigo “Federalismo em tempos de pandemia: a reafirmação da autonomia dos estados-membros enquanto condição de eficácia das medidas de proteção à saúde”, assinado pelo procurador-geral e também presidente do Conpeg, Rodrigo Maia.

Em seu conteúdo, o volume ilustra, também, decisões importantes do Supremo Tribunal Federal (STF) que reconhecem a competência dos Estados nesse cenário. 

O livro tem 334 páginas e está sendo impresso pela Editora Fórum, sob coordenação da PGE do Espírito Santo. 

Para Rodrigo Maia, a obra é um registro de grande importância, pois contém valiosas reflexões jurídicas que, certamente, servirão para orientar e inspirar a atuação dos demais procuradores e dos gestores públicos com relatos precisos e vivos de problemas graves que foram enfrentados com eficiência e presteza pelas Procuradorias Gerais de todos os estados da federação. 

“O lançamento é muito importante porque ressalta ainda o papel decisivo que os estados tiveram durante a pandemia, principalmente na defesa do interesse da população brasileira como um todo”, declara o procurador.

Da redação 
Fonte: PGE-MA
Foto: Reprodução/PGE-MA

TURISMO - Prefeitura inclui guias de turismo na equipe Setur para ampliar serviços em São Luís

Os profissionais irão prestar serviços de atendimento no Museu da Gastronomia Maranhense e na Central de Atendimento ao Turista (CAT)



A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), iniciou, esta semana, uma série de ações de incentivo e apoio para amenizar os efeitos causados pela pandemia da Covid-19 no setor, em São Luís.

A primeira delas foi a disponibilização de Guias de Turismo aprovados em seletivo da pasta, que irão prestar serviços de atendimento no Museu da Gastronomia Maranhense e na Central de Atendimento ao Turista (CAT).


Neste sentido, a Setur vem mantendo bom diálogo com instituições ligadas ao setor para incentivar e divulgar São Luís como atrativo turístico nacionalmente. 


A Prefeitura também já realizou a entrega de mais de 800 cestas básicas para agentes de viagens, guias de turismo, funcionários de bares e restaurantes, intérpretes e artesãos. 


“O Município está trabalhando para minimizar os efeitos da pandemia no setor do turismo. Essa é a determinação do prefeito Eduardo Braide para os profissionais e pessoas que atuem no setor não fiquem desassistidas neste momento. Estamos incorporando agentes altamente qualificados para somar à equipe e que vão oferecer uma experiência ainda melhor para o turista que vem conhecer o Museu da Gastronomia Maranhense ou buscar alguma informação na Central de Atendimento ao Turista”, afirma o secretário municipal de turismo, Saulo Santos.


Ações
A Setur está trabalhando na divulgação do destino São Luís nas redes sociais e também presencialmente. Nos perfis do Instagram (@turismo.saolus) e Facebook (Turismo São Luís), cerca de cem mil pessoas são atingidas diariamente com imagens e vídeos de São Luís. 

Está em andamento, ainda, o trabalho de capacitação em Agências de Viagem, sendo as primeiras visitadas em Brasília (DF), no último dia 28 de abril. 


Estas e outras informações estão disponíveis no site institucional do turismo da Prefeitura de São Luís, o https://saoluis.ma.gov.br/setur.

Da redação
Fonte: Agência São Luís de Noticias
Foto: Divulgação

5/04/21

EDUCAÇÃO - Prefeitura de São Luís e Unicef firmam parceria para instalar 40 Estações de Lavagem de Mãos em escolas municipais

Ação vai garantir o retorno das aulas com mais segurança em toda a rede de ensino Municipal e devem ser instaladas até o mês de junho.



Com o intuito de minimizar os impactos da crise provocada pela Covid-19, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação de São Luís (Semed), em parceria com o Fundo Internacional de Emergência das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e o Centro Educacional e Social São José Operário (Cesjo), vão instalar 40 estações de lavagem de mãos em escolas municipais de São Luís.

A parceria vai reforçar os cuidados sanitários nas escolas de toda a rede.
Para isso, a Prefeitura e a Semed devem executar um plano com reforço nos protocolos sanitários de prevenção à pandemia para dar segurança e tranquilidade a toda comunidade escolar.

“A rotina de higienização das mãos é primordial para evitar doenças e será indispensável para a volta às aulas com segurança, preservando a saúde de nossas crianças, adolescentes, profissionais da educação e toda comunidade escolar.

Por isso, a gestão do Prefeito Eduardo Braide vem trabalhando desde o início do ano na organização e no planejamento para garantir que o calendário escolar seja cumprido seguindo as orientações sanitárias e preservando nossos alunos, professores e todos os servidores", disse a, entao,secretária municipal de Educação, Esmênia Miranda, que  retornou a vice-prefeitura.

Para Ofélia Silva, chefe do escritório do Unicef no Maranhão, “as crianças e adolescentes precisam de uma atenção especial neste período de pandemia. Buscamos apoiar os governos para garantir que cada um dos estudantes tenha seu direito à educação", complementou.

As visitas técnicas iniciaram no dia 29 de abril no Núcleo Rural, e ocorrerão durante todo o mês de maio nos núcleos Anil, Centro, Cidade Operária, Coroadinho, Itaqui Bacanga e Turu/Bequimão.

As 40 estações de lavagem de mãos serão instaladas durante todo o mês de junho”, segundo Patrícia Caldas, chefe da Assessoria Técnica Pedagógica da Semed.

“Neste primeiro momento estamos fazendo o reconhecimento de todas as escolas. Portanto, é fundamental avaliar a situação das Unidades de Ensino Básico para iniciarmos as instalações das pias", disse a assessora técnica pedagógica da Semed, Eliane Pinheiro.

Segundo Nagibi Dias Abdalla, professora da rede e diretora do Núcleo Rural, essa parceria beneficia não só a comunidade escolar, como os familiares dos estudantes da rede municipal de ensino.

“A parceria da Semed com o Unicef é muito valiosa porque o projeto vai além de uma estação sanitária. É uma conscientização de higiene pessoal coletiva que transcende os muros das escolas, alcançando toda a comunidade no entorno”, disse.

Participaram também da visita às seis escolas da zona rural de São Luís, a professora e coordenadora da Semed, Kátia Celene, o engenheiro da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), Emerson Rodrigues e servidores do Cesjo, que ficará responsável pelas instalações das pias nas escolas municipais.

Por : Da redação

Fonte: Agência São Luís de Notícias

Foto: Divulgação

5/03/21

TUBARÃO DESENCANTA - Sampaio Basquete conta com boas atuações de Gil e Jeanne para derrotar o Santo André/Apaba e vencer a primeira do ano

Após cinco jogos, o Sampaio Basquete enfim venceu a primeira na temporada. O tricolor do Maranhão contou com as boas atuações das experientes Gil e Jeanne para vencer o Santo André/Apaba por 70 a 55, no início da noite deste sábado (1/5) no ginásio Costa Rodrigues, em São Luís (MA).



A pivô de 40 anos foi responsável por 19 pontos e 5 rebotes. Com 23 de eficiência, foi a vencedora do Troféu GOL Linhas Aéreas de Melhor Jogadora da Partida. 

Jeanne teve partida similar, com 18 pontos e 9 rebotes em 31 minutos. Débora adicionou 11 pontos e 8 assistências, enquanto as irmãs Erika e Luana Leite combinaram 15 pontos.

Pelo time andreense, Ariadna marcou 14 pontos e 8 rebotes. Glenda anotou duplo-duplo de 12 pontos e 11 rebotes, com 75% de aproveitamento geral. Lays e Jaqueline acrescentaram 10 e 5 pontos, respectivamente.

A vitória fez o Sampaio subir para a quinta posição, com 20% de aproveitamento em 5 jogos. 

O Santo André/Apaba, que também fez cinco partidas, segue sem vencer, na sétima posição.

“Nossa, se tira o peso! Viemos de uma sequência de derrotas, pouco tempo de treino, não tínhamos nossa identidade. Mas estamos numa crescente, trabalhando duro dia após dia. Nos dois últimos jogos já conseguimos imprimir um pouco da nossa filosofia ,mas ainda temos muito a melhorar e crescer. Eu acredito demais nessa equipe, todas nós temos um espírito vencedor", declarou a pivô Gil, MVP da partida.

Próximos jogos
O Santo André/Apaba estreia em casa, no Parque Celso Daniel, na próxima sexta-feira (5, 17h), contra o AEC/Tietê Agroindustrial/BAX Catanduva, com transmissão ao vivo e online da LBF LIVE, na TV NSports.

No mesmo dia, às 19 horas, o Sampaio Basquete recebe em São Luís o KTO/Blumenau, com transmissão também pela TV NSports.

Por: Da Redação:
Fonte: LBF
Foto: Matheus Marques