3/19/22

DUAS VEZES GABI: Pela segunda vez, Gabi Guimarães é eleita a melhor da partida e Sampaio Basquete vence Blumenau na volta da torcida no Maranhão

O Sampaio Basquete joga na terça-feira, 22 (19h30 de Brasília), também no Costa Rodrigues, contra a Sodiê Doces/Mesquita/LSB


Noite especial em São Luís (MA) para o Sampaio Basquete. Na noite desta sexta, 18, o tricolor maranhense reencontrou-se com a torcida após 2 anos e 7 meses e a atmosfera dos mais de 1.400 presentes no ginásio Costa Rodrigues impulsionou a vitória por 65 a 49 sobre o Unisociesc/Blumenau.

E uma atleta teve atuação fundamental no segundo triunfo boliviano no ano. A ala/pivô Gabriela Guimarães foi novamente o principal nome em quadra, com 24 pontos e 14 rebotes, duplo-duplo que ajudou a lhe render a maior eficiência da temporada até o momento e o troféu GOL Linhas Aéreas de Melhor Jogadora da Partida.

"É um trabalho  de grupo, temos nos dedicado muito e o troféu só é algo a mais que todo mundo trabalhou  pra conquistar", declarou Gabi que dedicou a vitória a sua mãe e família.

Sobre o estilo de jogo que está sendo implementado pelo técnico  do Sampaio, Rodrigo Galego, Gabriela disse que "o Galego pede para as atletas  forçarem bastante  na defesa e saírem  rápido no contra-ataque que  é  o estilo que ele gosta de jogar". 

Com 17 pontos, Luana foi a maior pontuadora do time catarinense.
O Sampaio Basquete estreou a porto-riquenha Jennifer O’Neill, que saiu de quadra com 9 pontos, 5 rebotes e 4 assistências.

A atleta estava na Rússia, defendendo o BC Samara, e antecipou sua chegada ao país com a suspensão do campeonato russo, diante do conflito entre o país europeu e a Ucrânia.

O’Neill foi titular ao lado de Larissa, Patty, Le Lisboa e Gabriela Guimarães. 

Já o Unisociesc/Blumenau, desfalcado da capitã Mariana Camargo, que sofreu uma torção no joelho direito na estreia contra o Sport/Glória do Goitá, e da ala/pivô Vitória Marcelino, que recupera-se de uma cirurgia, foi ao jogo com Leticia, Leila, Luana, Kaw e Tati Castro.



"O jogo trouxe de reflexão que temos que entrar com garra desde o começo e não esperar que o jogo esteje acabando pra buscar a vitória.  Basquete é assim, quem consegue ter uma melhor estratégia,  ter um pouco mais de garra consegue ter êxito", lamentou a técnica  do Blumenau Bruna Guimarães.



A ala blumenauense Leila, que já atuou no Sampaio Basquete, disse que a partida  foi muito irregular para sua equipe. "Entramos desconcentradas, não  conseguimos impor nosso rtmo. No momento que conseguimos  organizar nossa defesa aproximamos no placar. Fica de aprendizado, treinar mais para melhorar nos próximos jogos", refletiu.

Raio X

Aproveitando o ambiente favorável e os desfalques adversários, o Sampaio começou o jogo mais concentrado, sufocando as ações blumenauenses, abrindo 18 a 5 na primeira parcial.

O tubarão seguiu a toada no segundo quarto e ampliou a vantagem, indo ao intervalo com mais de 20 pontos sobre o adversário (37×16).

O panorama mudou um pouco no terceiro período, quando o ritmo da partida caiu, a bola tricolor parou de cair e o Unisociesc/Blumenau conseguiu reduzir um pouco a diferença.

No último período, as donas da casa administraram a vantagem e venceram o primeiro duelo entre as equipes desde as semifinais da LBF 2021 – quando as catarinenses levaram a melhor.

O técnico do Tubarão, Rodrigo Galego, se disse satisfeito com o desempenho da equipe e destacou a forte defesa e as transições rápidas como os pontos  altos do time, mas alertou que ainda há muito por fazer. 

"Ainda estamos em construção, Jennifer O’Neill, por exemplo,,  chegou e foi pro jogo com pouco ou praticamente nenhum treino. Mas as peças estão se encaixando,  o importante é termos consistência  na defesa  e com a chegada das atletas que estão na Europa, consolidarmos o grupo. Agora é treinar para o próximo jogo", pontuou Galego.

Próximos jogos

O Sampaio Basquete joga na terça-feira, 22 (19h30 de Brasília), também no Costa Rodrigues, contra a Sodiê Doces/Mesquita/LSB; já o Unisociesc/Blumenau volta para casa, onde enfrenta o SESI Araraquara na próxima quinta, 24, (19h30 de Brasília), no ginásio Galegão.

A LBF conta com a chancela da Confederação Brasileira de Basketball, o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes e tem a Wilson como fornecedora de material esportivo oficial, a TV Cultura como emissora oficial, a GOL como companhia aérea oficial, o patrocínio da Patriani e o apoio via Lei de Incentivo ao Esporte de AB Concessões, Rede PitStop e Tietê Agroindustrial.


Por Uerbet Santo  com informações da Liga de Basquete Feminino
Fotos/Fotomontagem: norrau express.

3/18/22

LBF 2022: Após estreia com vitória fora de casa, Sampaio Basquete reencontra a torcida na reabertura do ginásio Costa Rodrigues com novo piso padrão NBA

O jogo começa às 19h30. A entrada é um 1kg de alimento não perecível, obrigatório a apresentação do cartão vacinal com no mínimo duas doses ou dose única e recomendável o uso de máscara.



A edição 2022 da Liga de Basquete Feminina está de volta. O Sampaio Basquete, bicampeão da competição, busca seu 3º título. 

Na estreia da temporada, na última sexta-feira (11), no ginásio Marcelino Lopes, na Ilha do Retiro no Recife-PE, o Tubarão dominou Sport/Glória do Goitá e venceu clássico do Nordeste por 77 a 59.

A vitória tricolor teve boa atuação coletiva, com três atletas anotando duplos-duplos: a armadora Larissa, com 10 pontos e 13 assistências (recorde pessoal no fundamento), e as alas/pivôs Lê Lisboa (12 pontos e 13 rebotes) e Gabriela Guimarães, a vencedora do troféu GOL Linhas Aéreas de Melhor Jogadora da Partida, com 14 pontos, 10 rebotes e 21 de eficiência – empatada neste quesito com Lisboa, venceu pela maior pontuação. 

Patty também reestreou bem, com 14 pontos, 8 rebotes e 5 assistências.
A cestinha do jogo, no entanto, foi a cubana Ineidis Casanova, do Sport, com 19 pontos. Outro destaque rubro-negro foi a ala Bia Gabriele, com 13 pontos e 6 rebotes.

Agora, o Sampaio Basquete recebe o BFB/Blumenau nesta sexta-feira (18), às 19h30 na reabertura do ginásio Costa Rodrigues com novo piso flutuante de alto desempenho, de padrão NBA, usado nacional e internacionalmente, garantindo elevação de performance e mais segurança física aos atletas.

O secretário de Estado do Esporte e Lazer, Rogério Cafeteira, destaca a importância de garantir aos atletas maranhenses condições iguais aos que os de outros estados e países possuem.

“É importante ressaltar que o piso anterior era um piso sintético extremamente frágil e que criava várias restrições para a utilização dele. E com um tempo, até por essa fragilidade, ele se deteriorou. 

Então, era necessário que a gente fizesse uma recuperação. E aí nós fizemos a opção por colocar um de padrão internacional. Estamos aptos, agora, a receber competições de qualquer modalidade, com o que existe de mais moderno em termos de piso. 

E também não estamos visando apenas essa questão de grandes eventos, grandes competições, o piso é, principalmente, para que as pessoas, os nossos desportistas maranhenses possam utilizá-lo e utilizar um equipamento que tem um padrão internacional, para que quando a gente vá competir, a gente tenha condições iguais aos atletas de fora”, explica o secretário.


A Bolívia Querida entra em quadra sem cinco atletas que ainda não se apresentaram ao clube, em fim de temporada na Liga europeia. São elas: Sophi Tryggedsson, ala/pivô da seleção dinamarquesa que chega ao tricolor após passagens pelo Basquete universitário norte-americano e basquetebol europeu, as pivôs Érika de Souza e Nadia Colhado e as armadoras Alana Gonçalo Campeã da LBF pelo Ituano Basquete que defende o Melilla Sport Capital La Salle, da Espanha e Tainá Paixão jogadora mais valiosa (MVP) das finais no último título boliviano e atualmente no Akronos Moncalieri, da Liga Italiana. Tainá já está no Brasil, mas ainda tem contrato com seu atual clube. 

Outro destaque do Sampaio Basquete para atual temporada é Rodrigo Galego, primeiro técnico brasileiro de sua história Ele atuou como com auxiliar no masculino em times como Flamengo e Corinthians.

Estreia norte-americana 
A boa notícia é a estreia de Jennifer O'Neill, a armadora norte-americana naturalizada porto-riquenha chega após atuar na seleção de Porto Rico. A atleta atua no basquetebol Russo e foi liberada em função da guerra entre Rússia e Ucrânia.



A jogadora tem em seu currículo passagens pela WNBA (basquete feminino dos EUA), onde defendeu o Minnesota Lynx e Conncecticut Sun, e também já atuou em Israel e na Bulgária. No pré-olímpico, O'Neill ajudou sua seleção a vencer o Brasil por 91 a 89, sendo destaque com 30 pontos e seis rebotes.

Entenda a LBF 2022
A LBF 2022 conta com 10 clubes participantes, um recorde absoluto da competição, que contou com os 10 times nas temporadas de 2014/2015 e 2019. 

Estarão na disputa os clubes AD Santo André-SP, BAX Catanduva-SP, BFB/Blumenau-SC, Ituano Basquete-SP, Pró-Esporte/Sorocaba-SP, Sampaio Basquete-MA, SESI Araraquara Basquete-SP, Sodiê Doces/Mesquita/LSB-RJ, Sport/Glória do Goitá-PE e Vera Cruz Campinas-SP.  

A competição terá uma primeira fase, no qual as equipes se enfrentam entre si entre turno e returno, classificando os oito melhores colocados para os playoffs. 

Entre as fases de quartas de final e semifinal os playoffs serão melhores de três jogos, mas a grande final será uma série melhor de cinco partidas. 

O que fazer para ter acesso ao ginásio Costa Rodrigues?

A grande novidade  da LBF 2022 é a volta do público aos ginásios. Para assistir as partidas o torcedor precisa:

• Apresentar seu certificado de vacinação com no mínimo 2 doses ou vacinação em dose única.

• Aconselhável o uso de máscaras de proteção durante a circulação no ginásio.

Entrada: 1kg de alimento não perecível.


Elenco do Sampaio Basquete:
Alas-pivô: Jenyff Moura, Gabi Guimarães, Letícia Lisboa e Giovanna Carey;

Armadoras: Alana, Larissa Carneiro e Jennifer O'Neill;

Alas-armadoras: Taína Paixão e Letícia Lopes;

Ala: Patty Teixeira e Dalina Borges;

Pivô: Érika Souza e Nádia Colhado

Por Uerbet Santos
Fotomontagem: norrau.com

3/17/22

BASTIDORES DO PODER: André Fufuca oficializará hoje apoio a Carlos Brandão

Ato político será realizado no fim da tarde desta quinta-feira numa casa de eventos em São Luís; Fufuca deixa a pré-candidatura de Weverton Rocha.



Articulado com a direção nacional do Progressistas, Fufuca leva o PP para a base de apoio a Brandão, num momento que é analisado como delicado para Weverton após defecções.

Em seu perfil em rede social, o progressista convidou amigos e lideranças para o ato pró-Brandão.

"A família Progressistas convida você para participar do evento de apoio ao amigo vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão. No Villa Reale Buffet, dia 17, às 18h. Estaremos esperando você", publicou na quarta-feira em seu perfil em rede social.

Da redação 
Fonte: Imirante.com 
Foto: Divulgação 

  

BASTIDORES DO PODER: Pros fecha com PDT de Weverton Rocha no Maranhão

Senador anunciou o apoio do partido ao seu projeto eleitoral, depois de a Justiça tirar Eurípedes Júnior do comando da sigla 



Pré-candidato ao governo do Maranhão, o senador pedetista Weverton Rocha ganhou nesta semana o apoio do novo presidente nacional do Pros, Marcus Holanda.

O partido estava na base política do governador Flávio Dino  do PSB.
Holanda, assumiu por meio de liminar, depois de derrubar o notório Eurípedes Junior,  um dos fundadores do partido.

Da redação 

Fonte: Veja/Coluna Radar 
Foto: Pedro França/Agência

3/15/22

Igreja Missão Cajati inaugura Casa de Apoio da Associação Missionária Valentes do Sertão em Colinas-MA


Pastores recebem moção de aplauso da Câmara Municipal colinense pela iniciativa.



Casa de Apoio da Associação Missionária Valentes do Sertão em Colinas-MA

“Abrigo, amor, carinho, fé e alimento para aqueles que necessitam”. Essa é a razão de ser da Casa de Apoio provida pela Associação Missionária Valentes do sertão, inaugurada sábado (12), no centro de Colinas.


O espaço pioneiro, vai dar suporte para as famílias carentes oriundas de cidades vizinhas de Colinas que precisem de um lugar para ficar enquanto acompanham seus familiares enfermos, resolvem questões bancárias e precisam tirar documentos entre outros afazeres e não têm onde ficar.

A iniciativa, do pastor Cristiano Bahia, presidente da Associação Missionária Valentes do Sertão, preenche uma lacuna no atendimento aos mais necessitados que se deslocam até a sede, Colinas em busca de serviços básicos do município, mas não tem onde ficar, nem recursos para pernoitar.

“Não vamos dar suporte apenas para as famílias de Colinas, mas de Mirador, Sucupira do Norte, Mirador, Vargem Grande, Buriti Bravo, Passagem Grande, Paraibano, Jatobá, Fortuna, enfim... para todas os entes de pessoas carentes do Médio Sertão que vem à nossa cidade em busca de um serviço público e ficam ao léu”, esclareceu Bahia.


De acordo com o pastor Bahia, o espaço possui quatro quartos com camas e colchões novos, dois banheiros e café da manhã.

Dificilmente você vê as pessoas acolhendo, o que você só as pessoas serem individuais. Esse projeto quebra esse paradigma. A Igreja Assembleia de Deus junto com o pastor Bahia e todos os envolvido nessa iniciativa especial estão de parabéns”, destacou o empresário Deusvaldo Pereira.

O pastor Jorge Pinheiro, da Igreja Missão Cajati, do Rio de Janeiro, também prestigiou o evento. “É uma grande obra que está sendo realizada aqui [no médio sertão], pelo pastor Cristiano Bahia. Fico feliz em ver Deus fazer essa grande obra, esse grande milagre em Colinas”, pontuou.


Para a prefeita de Colinas, Valmira Miranda (Republicanos), a Casa de Apoio soma-se aos serviços sociais já ofertados pela prefeitura aos colinenses e é motivo de aplausos e apoio.
“Amor, carinho e solidariedade. É tudo isso que essa Casa vai oferece para os moradores de colinas e das cidades circunvizinhas que aqui buscarem apoio”, enfatizou.



"Uma casa feita com amor que vai receber de coração aberto as pessoas mais humildes que vierem de outros municípios e de povoados que vierem a colinas para resolver seus problemas. E pra mim, mas que isso é uma honra de ver que o poder municipal está irmanado. Aqui representados pela prefeita [Valmira Miranda] e pelo vice-presidente da Câmara Municipal [Walterly Munis, do PC do B], por sempre estender a mão ao próximo e aquele que mais precisa”, concluiu o ex-senador Edson Lobão Filho (MDB).


Moção de aplauso

Vice-presidente da Câmara de Colinas, Valterly Munis,
recebe os pastores Jorge Pinheiro e Cristiano Bahia





Pela iniciativa, os idealizadores do projeto foram homenageados na Câmara Municipal de Colinas, na seção desta segunda-feira (14), onde receberam Moção de aplauso. 

 Na oportunidade, o pastor Bahia, solicitou aos vereadores presentes que dessem entrada em Projeto de Lei criando um convênio entre a prefeitura e a Associação em apoio à Casa de Apoio recém inaugurada

Ao fazer uso da palavra, o pastor Jorge Pinheiro, se disse contemplado com o exercício da democracia naquele espaço do povo, destacou o aspecto pacificador do presidente da Câmara de Vereadores, Paé Lima, no trato com seus pares. Segundo o pastor sua gestão é um exemplo de “onde os contraditórios se harmonizam com argumentos”

Ressaltou ainda, a importância da união entre os membros daquela casa legislativa para a prosperidade da cidade, ao citar a palavra de Deus. “Casa dividida ela subsiste. Unidos prosperamos”, conclui o missionário.


Serviço:

Mais informações da Associação Missionária Valentes do sertão pelo WhatsApp (99) 99148.1857


Por Uerbet Santos

Fotos: Divulgação/Casa de Apoio

POLÊMICA - Ministério da Justiça censura filme de Fábio Porchat por apologia à pedofilia

Após cena do filme de Fábio Porchat viralizar na web, Ministério da Justiça ordena remoção da obra nos streamings



Nesta terça-feira, 15, o Ministério da Justiça divulgou no Diário Oficial a censura do filme Como se tornar o pior aluno da escola, de 2017.

De acordo com o órgão governamental, o longa faz apologia à pedofilia numa cena em que o personagem do humorista Fábio Porchat (38) comete assédio contra duas crianças e não deve ser perpetuado nas plataformas.

Após a decisão, a trama deve ser retirada da Netflix, Globo (incluindo Telecine e Globoplay), Google (YouTube), Apple e Amazon.

Em caso de descumprimento, o Ministério cobra uma multa de R$ 50 mil por dia. Vale lembrar que a trama, em seu ano de lançamento, foi liberada e indicada para público maior de 14 anos.
Numa entrevista para O Globo, Porchat fez um desabafo sobre a situação.

 “O vilão é o personagem mau. Que faz coisas horríveis [...]. Quando o vilão faz coisas horríveis no filme, isso não é apologia ou incentivo àquilo que ele pratica, isso é o mundo perverso daquele personagem sendo revelado”, explicou o ator e apresentador.

Entenda a acusação de apologia à pedofilia no filme de Fábio Porchat

Mesmo Como se tornar o pior aluno da escola tendo sido lançado em 2017, internautas utilizaram as redes sociais no último fim de semana, 12 e 13 de março, para comentar a cena de assédio sexual presente no filme. 

A comoção tomou proporções tão grandes que o Ministério da Justiça decidiu intervir, retirando a produção do ar.

Da Redação 
Fonte: Caras
Foto: Reprodução/Instagran