4/25/17

Com “estrangeiros” em quadra, Ceará é campeão geral do Norte Nordeste de Basquete Máster

#NNBasqueteMaster2017              


Equipe 43+ do Ceará tetracampeã do NN de Basquete Master

O Ceará foi o estado com maior número de medalhas de ouro na competição de basquetebol máster realizada neste fim de semana (19 a 23) em São luís do Maranhão, promovido pela Associação de Veteranos e Amigos do Basquete do Maranhão – AVAB-MA.  Das cinco categorias masculinas em disputa na competição, os cearenses venceram em três (50+, 45+ e 35+) e ficou em segundo, na faixa de 58+, vencida pelos veteranos maranhenses, que também levaram ouro na 30+.  No feminino, das duas categorias em disputa, as meninas do Ceará venceram uma delas (30+). Na outra faixa, (45+) as atletas do Maranhão foram as campeãs.

No computo geral, o Ceará levou quadro medalhas de ouro, das sete categorias disputadas, (seguido pelo Maranhão com três ouros). Os cearenses terminaram a Copa em 1º lugar, confirmando a sua hegemonia no Norte/Nordeste (NN), quando o assunto é bola ao cesto.  Mas, a conquista do Ceará é uma velha polêmica entre atletas e dirigentes, sobre  à contratação,  ou não, de atletas  que não sejam nativos, os chamados “estrangeiros”.


A polêmica do reforço dos “estrangeiros”.

Um assunto que sempre vem à tona em campeonatos Brasileiros e Norte Nordeste de Basquete Master é a inclusão de estrangeiros nas equipes. Pela regra, cada equipe pode incluir jogadores de outros estados em seus times.  Uma ala, defende que as equipes devam participar das competições com a chamada “prata da casa”. É o que apoia o coordenador do 50+ da AABB, Cláudio Fontinhas, para quem a filosofia implantada no 50+ na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), por exemplo, é promover a integração entre os atletas. “Quero lembrar que o 5O+ da AABB-MA não depende de campeonatos Brasileiros, NN, Copas.  A Essência do projeto é reunir os amigos para praticar, treinar e jogar o bom Basquete recreativo, saudável, sem pressões e cobranças e agregar os amigos de mais de 30 anos”, pontuou Fontinhas.

Allan Hass incentivador do basquete maranhense
Já outra frente, defende a tese da contratação de jogadores de fora para reforçar os times locais, principalmente para a participação em campeonatos brasileiros, como é o caso do atleta maranhense, Alan Hass, ganhador do Troféu Mirante, como o melhor do esporte maranhense na modalidade de Basquete em 2016 e incentivador da bola ao cesto na “Ilha do Amor”. “Eu trago e sempre vou trazer reforço de fora, pois pra ganharmos, precisamos deles. Ano passado, fui vice campeão brasileiro pelo Espírito Santo e nosso time só tinha dois jogadores capixabas. O Ceará, por sua vez, tinha quatro atletas de fora. Basquete máster é competição como qualquer outra, todos querem ganha. Jogar aqui é fácil, quero ver montar o time e ir para o brasileiro. Lá o nível é outro”, disparou Alan.


Roberto Bastos cestinha de 3 pontos do 43+ Ceará 
Potiguares foram pioneiros na contratação de 
“estrangeiros”
Segundo  Roberto Bastos (foto), lateral do 43+ do Ceará, cestinha de bola de três pontos da sua equipe com 9 “chutes”, ou seja, 27 pontos de longa distância, o Ceará sempre foi contrário à importação de atletas de alto rendimento para a categoria máster - até que - em uma competição no Rio Grande do Norte, o time potiguar usou desse expediente e a partir daí, os cearenses também adotaram tal prática. “Naquele momento percebemos nossa deficiência com pivôs e de um atleta que organizasse melhor o time. Decidimos chamar o Rato (Armador) e o Marcelão (pivô), para suprir nossas falhas”. Sobre o ala Espiga, que também compõe a equipe cearense e é auxiliar do técnico Alberto Bial do Basquete Cearense, Roberto, informou que “ele já está há quase seis temporadas em Fortaleza, batendo racha com o grupo”. Sobre o auxiliar de Bial, ele disse ainda, que “ a sua participação só agregou mais valor e tornou a categoria máster cearense mais competitiva”, esclareceu Roberto.
  
Técnico da AABB-MA apoia reforço de "estrangeiros"

Ao lado do seu jogador Alvaro do 50+ ABB, Flavio exibe sua conquista
O técnico de basquete da AABB-MA e especialista em ciência dá saúde e do esporte, Flávio Barroso, também é a favor da captação de atletas de outros estados. “Este NN aqui na cidade [ São Luis] provou que ainda estamos longe do nível de excelência nas competições e a vinda de atletas “estrangeiros” sempre é viável por vários aspectos, principalmente pelo legado que estes jogadores deixam com suas experiências para o grupo no qual estão inseridos”, declarou o professor Flávio.

Mas, apesar de apoiar a troca de experiências com atletas renomados, Flávio, lamenta o fato do Maranhão, um celeiro do basquete, com mais de 300 veteranos, possuir apenas duas agremiações, Associação Atlética Banco do Brasil – AABB, e a Associação do Pessoal da Caixa – APCEF, que, na sua visão são as únicas que promovem realmente o basquete máster local. “Não há uma política de massificação do basquete, por parte da própria AVAB-MA, que não apresenta em seu calendário, um plano político e social para as futuras ações de forma clara e objetiva, lamentou o técnico da AABB-MA

Equipe 50+ da AABB-MA  formada por jogadores locais.
Na versão maranhense 2017 do NN máster, por exemplo, as equipe A e B do maranhão 50+, representadas pelos clubes do Banco do Brasil e Caixa, respectivamente, investiram em atletas nativos da “Ilha” (São Luís). Já o 50+ masculino do Ceará, participou da competição com dois atletas do Sul, bastante altos e técnicos que fizeram a diferença pró-Ceará. Em contra partida, na categoria 43+ masculino, tanto Ceará quanto Maranhão, reforçaram suas escuderias com os “estrangeiros”. Pontos de vistas diferentes à parte, quem ganha com isso, é o basquetebol, proporcionando cada vez mais, emoção e alegria aos amantes da bola laranja.

Confraternização
Durante a festa de confraternização, que aconteceu no Espaço Gaya, o presidente da AVAB-MA, Eduardo Macieira e o diretor financeiro da entidade, Hermílio Nina, agradeceram o apoio recebido do diretor do Sistema Mirante de Comunicação, Fernando Sarney, na promoção do evento,, regado a jantar oferecido aos mais de 500 atletas participantes do NN de Basquete Máster dos estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Pará, Amapá, Amazonas e Alagoas e  animado por um grupo de Samba local, A atração musical  principal da noite ficou por conta do Bicho Terra, um grupo que teatraliza as danças, os ritmos e a figuras folclóricas e populares do Maranhão.

Veja no link abaixo o  vídeo do Bicho Terra na festa de confraternização do Norte-Nordeste da Basquete Master 2017:

https://youtu.be/Lj1lJFVQbks


Serviço:  O próximo encontro dos veteranos amantes do basquete sera entre os dias 10 e 18 de novembro, em Maceió-Alagoas, quando será realizado o XXXIII Campeonato Brasileiro de Basquete Master.
Outras informações em  https://www.facebook.com/basquetemaster/


Por Uerbet Santos
Fotos: Divulgação e internet