5/10/23

BASTIDORES DO PODER - Saiba a movimentação política na disputa pelo cargo de desembargador do Estado pelo Quinto Constitucional

Mais votados, Ana Brandão e Gustavo Sauáia intensificam campanha; Anna Graziella e Flávio Costa ganham sobrevida na disputa. A nova consulta sera na próxima terça-feira (16).




O presidente da OAB Maranhão, Kaio Saraiva, com apoio do Conselho Seccional, anunciou a realização da nova eleição para a vaga da advocacia ao Quinto Constitucional do Tribunal de Justiça, que ocorrerá na  próxima terça-feira (16), das 8h às 17h.

O erro foi detectado a partir de uma ação de autoria do advogado e candidato ao Quinto Constitucional, Márcio Almeida, que ficou em 23º lugar no pleito. 

O argumento inicial tinha como fundamento a participação da Jovem Advocacia, cujas inscrições foram deferidas pela OAB/MA,  após o dia 07 de fevereiro de 2023, o que gerou a suspensão da sabatina dos 12 nomes eleitos de forma direta, inédita e histórica pela advocacia. 

Ocorre que, no mesmo processo, o causídico alegou que advogados inadimplentes e que quitaram suas dívidas após a publicação do edital, teriam conseguido votar. Na ocasião, juntou comprovante de quitação de débitos de uma advogada.

A nova consulta, mobilizou candidatos e candidatas a ratifirem o apoio recebido e  a busca por mais votos, além de dar nova chance  para aqueles que não entraram na lista duodécima.

Por meio das redes sociais, a advogada Ana Brandão, a mais votada do pleito, com 3.099 votos, disse que o momento é de união da classe. 

"Nosso propósito segue o mesmo. 
Agora, ainda mais forte, para honrar a nossa maior conquista: a nossa voz, que foi ouvida, ecoada e que continuará sendo propagada. Temos mais um desafio pela frente, reafirmando nossos compromissos com os preceitos da Justiça. É a nossa união que vai fazer a diferença.Mais uma vez, conto com o seu voto", declarou a candidata. 

Julgar com ética, coerência, transparência, integridade e imparcialidade; Primar pela celeridade  dos julgamentos sem exceder os prazos para sentenciar ou despachar; Zelar pelas prerrogativas dos advogados e manter uma relação de respeito; Estes são os principais compromissos de Ana Brandão.

Já o 1° candidato mais votado entre os homens, com 2.791 votos, Gustavo Sauâia, agradeceu a expressiva votação e disse aos eleitores  pelas suas redes sociais que a caminhada continua. 

"Tenho muita gratidão aos 2.791 votos de confiança que recebi na primeira votação, reitero meu compromisso com os colegas da advocacia maranhense, bem como peço, mais uma vez, a confiança para seguirmos nesse propósito, sempre de maneira lídima e justa. Conto com o apoio de todos!", reiterou Gustavo Sauáia em uma de suas postagens  no Instagram.

O causídico disse ainda, em outro post, estar preparado para exercer o mister da Magistratura, por meio do Quinto Constitucional da Advocacia, com independência intelectual, social e profissional. 

Para conquistar apoio da advocacia maranhense, Sauáia assumiu algumas bandeiras, amplamente divulgada nas suas redes sociais. Entre elas,  a celeridade processual. Uma reivindicação constante  da advocacia para com o judiciário; a promoção de uma série de ações que beneficiem, sobretudo, àqueles que mais precisem de atenção da Justiça; garantindo o acesso à todos; Acesso da classe à Justiça por meio de um aplicativo.

Confira as fotos e a  relação  dos 12 mais votados na 1ª eleição.



1. Ana Brandão 3.099 Votos
2. Gustavo Sauaia 2.791 votos
3. Lorena Saboya- 2.721 votos
4. Alessandra Belfort 2.602 votos
5. Gabriel Costa 2.521 votos
6. Diego Menezes 2.271 votos
7. Valéria Lauande 2.163 votos
8. Josineile Pedrosa 2.076 votos
9. Ana Letícia Figueiredo 2.065 votos
10. Hugo Passos 2.048 votos
11. Gilson Ramalho 1.820 votos
12. Ítalo Gustavo 1.609 votos

Nova chance 

A  nova consulta à advogacia maranhense para vaga de desembargador do TJMA pelo Quinto Constitucional deu sobrevida aos candidatos e candidatas que não entraram na primeira lista duodécima.

Entre eles, Flávio Costa (1.593 votos), que por apenas 17 votos  não figurou no 6°lugar, ocupado por Italo Leite (1.609). Entre elas, Ana Graziella (1.829), que ficou a 237 votos de ficar à frente da colega Ana Figueiredo (2.065 votos).


Bastidores 

Números à parte, a disputa, apesar de ser entre advogados,  movimenta os bastidores do poder e divide opiniões no Palácio dos Leões, no legislativo e no judiciário. 
Por exemplo, fontes apontam que Flávio Costa, caso avance na consulta e nas sabatinas, será o escolhido pelo governador Carlos Brandão.

Nesse sentido, ele conta com a anuência de Daniel Itapary Brandão, sobrinho do governador e novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado. Também tem a ajuda do comando da Assembleia Legislativa.

Em seu desfavor, Flávio enfrenta grupos de jovens advogados que têm feito campanha nas redes sociais, para que colegas votem somente em candidatos da primeira lista.

Pesa também sobre seus ombros, a sua rejeição junto aos magistrados  que formam a lista triplice que será entregue ao governador  Brandão. A principal alegação dos desembargadores é o fato do  postulante não possuir experiência mínima de 10 anos para pleitear a vaga. Deixamdo clara,  a opção dos membros do Tribunal de Justiça  por candidaturas mais experientes, como as de  Gustavo Sauáia e Ana Brandão.

Uma outra frente palaciana, comandada pelo Chefe de Articulação Politica, Rubens Pereira, costura a indicação de Ana Brandão com o apoio de um grupo de deputados.

Apesar de prima do governador, a postulante não é o primeiro nome do núcleo familiar do governador. A pergunta é: "Ana Brandão será a escolhida, caso a outra Anna, a Graziella entre na disputa e Flávio Costa fique de Fora? 

Anna Graziella é ligada a deputada federal Roseana Sarney (MDB) e tem dialogado com Marcus, o principal articulador do clã dos Brandão.

Entre os magistrados, Gustavo Sauáia é  unanimidade para ocupar o cargo de desembargador no TJMA. Seu prestígio junto aos desembargadores é tamanho que, não  fora a lista tríplice, seu nome fatalmente seria o escolhido. 

Aposta ainda, na público qualificado e criterioso da advocacia maranhense, que,  enquanto eleitores e eleitoras, sabem distinguir, e bem, o que são pesquisas realizadas com o intuito  de prevalecer determinado candidato  em detrimento de outro. 

Prrincipalmente, àquelas, tendenciosas e manipuladoras que vizam exclusivamente, tirar o mérito conquistado nas urnas e que não têm registro oficial.

Confira a lista completa, em ordem alfabética, dos 35 candidatos inscritos.



Serviço
Consulta à Advocacia 
16 de Maio. 8h às 17h 
Voto online via Certificado Digital (use c seu token)

Por Uerbet Santos /com informações estatísticas da OAB-MA
Fotos: Reprodução/Internet 

5/07/23

HISTÓRICO! - Blumenau quebra tabu, vence o Sampaio Basquete e sai da lanterna da competição.

Foram 13 jogos sem ganhar do Sampaio nos confrontos entre as equipes na fase de classificação nas edições da Liga de Basquete Feminino 



Na tarde deste sábado (6), no Ginásio Costa Rodrigues, em São Luís do Maranhão, a torcida do Sampaio Basquete ficou calada diante do que aconteceu no último quarto da partida contra o Blumenau.

As catarinenses surpreenderam o vice-lider da LBF, fizeram 30 pontos, em um último quarto impecável, viraram o jogo, arrancam a primeira vitória sobre as maranhenses em toda a história do confronto, por 77 a 70, saíram da lanterna da competição e empurraram o Ituano para a última colocação.

A histórica vitória foi bastante comemorada pela equipe catarinense. Em 13 jogos contra o Tubarão nunca triunfaram na fase  de classificação. A única vitória do Blumenau  diante do Sampaio  foi na semifinal da LBF 2021

A conquista inédita, passou pelas mãos da ala-pivô Sil que anotou um duplo-duplo, foi o nome do Blumenau no triunfo e ficou com o título de MVP da partida. A atleta marcou 13 pontos,  pegou 12 rebotes e 22 de eficiência.

O triunfo teve também as digitais de Leila e Lê Lisboa, ex-atletas do Sampaio. A dupla anotou 17 pontos cada e foram decisivas no quarto final, quando o Tubarão deixou de ser predador e passou  a presa.

Nem as boas atuações do trio, Mari Dias (cestinha com 22 pontos), Tainá Paixão (17 pontos) e Gabi Guimarães (16 pontos), foram suficientes para conter a determinação tática das comandas  da técnica Bruna Rodrigues para vencer a partida. 

Uma das estratégias  adotadas pelas blumenauenses foi marcar e anular uma das principais jogadoras do adversário, Paty Teixeira, que fez apenas cinco pontos.

"Não foi uma simples vitória, foi a vitória. Isso nos fortalece e mostra que temos potencial para crescer nos playoffs", declarou a técnica.


Raio-X 

A vitória do Blumenau veio do banco. Foram 20 pontos contra 10 do Sampaio.

A equipe catarinense foi melhor também nos pontos de segunda chance (16 a 11) e nos pontos de contra-ataque (15 a 10). Esta, uma das armas do Sampaio que não funcionou, principalmente no último período.

A estatística negativa acende a luz vermelha para o técnico argentino do Sampaio, Cristian Santander, que ainda tem duas cartas na manga para buscar o 4° tiluo da Bolívia Querida na Liga de Basquete. 

O coach aguarda duas peças chaves para compor sua equipe e melhorar sua rotação de atletas nas partidas. 

A experiente pivô Erica é a armadora Meli Gretter integraram a equipe nos próximos jogos.

Com a derrota diante do Blumenau, o Tubarão segue na 2ª posição, com 15 pontos, atrás apenas do SESI Araraquara, que tem 16.


Parciais entre Sampaio e Blumenau 

1° quarto: 15 a 15 
2° quarto: 19 a 12
3° quarto: 22 a 20
4° quarto 14 a 30
Placar final: Sampaio 70 a 77 Blumenau 

Próximo jogo
Para seguir embalado na LBF 2023, o Blumenau volta à quadra diante do Mesquita, em casa, no próxima quinta-feira (11).

Já o Sampaio Basquete volta a quadra somente no próximo domingo (14), para enfrentar o Santo André, às 17h, no ginásio Laís Elena, no interior de São Paulo. 


Por Uerbet Santos 
Fotos: João Marcos/Sampaio Basquete 
Fontes estatísticas: LBF