11/25/23

VAI ENCARAR? - Flamengo abre peneira para o basquete masculino

Atletas nascidos entre 2008 e 2014 serão avaliados no Ginásio Hélio Maurício, na Gávea




Se é o seu sonho defender o Orgulho da Nação e jogar pelo FlaBasquete, chegou a hora! No dia 10 de dezembro, entre às 9h e meio-dia, será realizada a peneira de basquete masculino, no ginásio Hélio Maurício, na sede da Gávea. O clube fica na Avenida Borges de Medeiros, nº 997, na Lagoa.

Para participar da peneira, é obrigatória a apresentação de atestado médico no local e preencher a ficha de inscrição disponível clicando aqui.

Veja mais informações sobre data e horários:


10/12

09h - Nascidos entre 2012, 2013 e 2014

10h - Nascidos em 2010 e 2011

11h - Nascidos em 2009 e 2008

Da redação 
Banner: Divulgação/CRF

LEI DE INCENTIVO - Ministério abre prazo para apresentação de projetos da Lei de Incentivo ao Esporte

Ministério abre prazo para apresentação de projetos da Lei de Incentivo ao Esporte



A documentação para cadastramento de projetos deve ser enviada até dia 15 de setembro de 2024

O Ministério do Esporte, por meio da Diretoria de Programas e Políticas de Incentivo ao Esporte, abriu nesta quinta-feira, 23 de novembro, o prazo para apresentação de projetos desportivos e paradesportivos captados pela Lei de Incentivo ao Esporte (LIE). As propostas poderão ser enviadas até 15 de setembro de 2024.

Após bater o recorde de captação de recursos, com R$ 253,7 milhões, a Lei de Incentivo quebrou mais uma marca – a de número de projetos apresentados. Entre 1º de fevereiro e 29 de outubro deste ano, o MEsp recebeu 5,7 mil propostas desportivas e paradesportivas, contra 3.042 em 2022. Esse aumento, de 2.658 projetos a mais, representa um acréscimo de 87%. Desde 2021, o crescimento chega a 127%.

Entre os projetos recebidos, 2.757 são educacionais, com 1.273 a mais que em 2022, quando foram apresentados 1.484. O restante são propostas de participação (1.273), de alto rendimento (1.315) e de formação (355), todos com crescimento em relação ao ano anterior.

“O tempo de abertura do sistema para apresentação de projetos é inédito na história da Lei de Incentivo: quase um ano, isso nunca aconteceu antes. Esse prazo se deve à alta demanda, a ideia é deixar o sistema aberto por mais tempo, para que pessoas e novas entidades, de todas as partes do país, possam se organizar e programar seus projetos com mais tranquilidade. 

Com isso, a Lei de Incentivo ganha mais força e credibilidade, confirmando sua posição de destaque dentro da política pública do esporte nacional”, afirmou a diretora da Lei de Incentivo, Michelle Vinecky.

Lei de Incentivo ao Esporte

A Lei de Incentivo ao Esporte (Lei nº 11.438/06) permite que recursos provenientes de renúncia fiscal sejam aplicados em projetos das diversas manifestações desportivas e paradesportivas, distribuídos por todo o território nacional. Por meio de doações e patrocínios, os projetos executados via LIE atendem crianças, adolescentes, jovens, adultos, pessoas com deficiência e idosos.

Desde janeiro de 2023, passou a valer uma alteração na lei que aumentou os percentuais de isenção fiscal para empresas e cidadãos que desejam incentivar os projetos esportivos. Para as pessoas jurídicas, o abatimento passou de até 1% para até 2%, enquanto para as pessoas físicas passou de até 6% para até 7%.

Além disso, atletas de projetos viabilizados pela Lei de Incentivo podem receber a Bolsa Auxílio. O valor do benefício é de R$ 12 mil e pode ser acumulado com a Bolsa Atleta.

Conforme a Portaria nº 82 de 21 de novembro de 2023, a janela para apresentação da documentação referente a projetos esportivos ou paradesportivos será de 23 de novembro a 15 de setembro de 2024, considerando-se como protocolo a data de envio da documentação no Sistema da Lei de Incentivo ao Esporte.

Fonte: Assessoria de Comunicação - Ministério do Esporte
Foto: Abelardo Mendes Jr./MEsp

11/23/23

Maranhão recebe a 5ª edição da Caravana Federativa

Ação acontece nesta quinta (23) e sexta-feira (24) no Ceprama e vai ofertar serviços aos municípios de 32 ministérios e 3 autarquias; embarque  no BUS e confira a programação.



Nesta quinta (23) e sexta-feira (24), o Maranhão recebe a 5ª edição da Caravana Federativa, iniciativa do Governo Federal. A ação será realizada no Centro de Comercialização de Produtos Artesanais (Ceprama), na Rua São Pantaleão, no bairro Madre Deus, em São Luís, e contará com equipes de mais de 30 ministérios e outros órgãos federais. O objetivo é debater com gestores públicos, prefeitos e equipes técnicas, estratégias para alavancar o desenvolvimento do estado.

A comitiva vai oferecer assistência na elaboração de projetos, obtenção de recursos e solução de problemas processuais. A meta é fortalecer a cooperação entre os governos federal, estadual e municipais, garantindo um acesso mais amplo aos serviços federais.

No Maranhão, a Caravana Federativa contará com ampla programação, incluindo painéis, oficinas, disponibilização de serviços e atendimento técnico de várias instituições federais.

Nas redes sociais, o governador Carlos Brandão publicou vídeo ao lado do ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, convocando prefeitos, prefeitas, secretários municipais e técnicos das prefeituras maranhenses para participar da caravana.

“Reforçamos o convite para a Caravana Federativa do Governo Federal, que acontece no Maranhão nos dias 23 e 24. Mais de 30 ministérios estarão presentes, dando suporte aos municípios maranhenses. Contamos com a participação dos gestores municipais para que esta ação seja um grande sucesso”, afirmou o governador.

PROGRAMAÇÃO

Primeiro dia (23/11)

No primeiro dia do evento (23/11), os atendimentos serão realizados das 9h às 18h. No período da manhã, de 11h às 12h, será apresentado o painel “Sistema Nacional de Promoção de Igualdade e Desenvolvimento dos Municípios Brasileiros”, promovido pelo Ministério de Igualdade Racial. 

A solenidade oficial da Caravana Federativa será realizada somente na parte da tarde, às 17h, com a presença de ministros e várias autoridades nacionais e locais.

Às 18h, serão anunciados atos do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), com a presença do ministro Flávio Dino.

Na ocasião, será assinado Acordo de Cooperação Técnica para a criação da base da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO), no âmbito da Polícia Federal; serão entregues veículos e equipamentos destinados ao Fortalecimento do Sistema Prisional do Maranhão; além da entrega de veículos no âmbito do Programa Amas (Amazônia, Segurança e Soberania).

Na sequência, uma programação cultural encerra o primeiro dia de atividades da Caravana Federativa no Maranhão.

Segundo dia (24/11)

Na sexta-feira (24), segundo e último dia da ação, os atendimentos serão iniciados às 9h e prosseguem até às 14h. 

De 10h30 até às 11h30 da sexta-feira, será a vez do painel “Soluções CAIXA para Estados e Municípios com foco na Contratação com recursos do Orçamento Geral da União (OGU)”, apresentado pela Caixa Econômica.

De 11h30 às 12h será exposto o painel do Ministério de Minas e Energia (Serviço Geológico do Brasil) “Área de risco geológico, mineração e água subterrânea”.

E das 13h às 13h30, representantes do Banco do Brasil apresentam o painel “Crédito Setor Público”.

A solenidade de encerramento da 5ª edição da Caravana Federativa está marcada para às 14h.

Mais sobre a Caravana Federativa

A Caravana Federativa é uma ação estruturada pelo Ministério das Relações Institucionais da Presidência da República e tem como objetivo atender às demandas dos municípios brasileiros, ampliando o acesso dos gestores aos serviços oferecidos pelo Governo Federal. A ação é uma oportunidade única para esclarecer dúvidas, buscar apoio e, mais importante ainda, para identificar maneiras de melhorar os serviços oferecidos em sua comunidade.

Já foram realizadas edições da Caravana Federativa em Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre e Palmas (TO).

Em São Luís, está confirmada a oferta de serviços de 32 ministérios, três autarquias - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), além do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Caixa Econômica e Banco do Brasil.

Por Uerbet Santos 
Fonte: Agência de Notícias/MA
Foto: Divulgação 

11/20/23

RESENHA - Equipes de basquete do Maranhão brilham no Brasileiro Master

Foram 7 medalhas: 4 ouros, duas pratas e um bronze.



Terminou neste fim de semana,  o XXXVIII Campeonato Brasileiro de Basquete Master. 

Foram oito dias de disputas, 246 jogos em nove ginásio, com a participação de cerca de 1500 atletas, de quase todos os estados da Federação  e do Distrito Federal, representando 33 associações, distribuídas em 104 equipes (65 masculinas e 39 femininas), nas categorias de 30+ até 70+.

A delegação maranhense, representada pelas associações: de Veteranos e Amigos do Basquete  (AVAB), e Maranhense de Basquetebol Máster (AMBM), teve sua melhor participação na história da competição. 

Das 18 equipes locais (sete femininas e 11 masculibas), cinco delas subiram ao pódio.
Foram sete medalha: quadro de ouro, duas pratas e um bronze. Confira!

40+ feminino  (AMBM)


As comandadas da atleta olimpica  Iziane Castro da AMBM, venceram a ABPM Paraná  por 58 a 41, e levaram o ouro invictas.

AVAB-MA 40+F

Na mesma categoria, a AVAB Maranhão  venceu a UVB São Paulo por 54 a 46 e ficou com a medalha de bronze.



45+ femimino ( AVAB-MA)




Já as meninas da AVAB-Maranhão 45+, que vieram embaladas pela conquista do Norte/Nordeste de Basquete Master, em Fortaleza-CE, sobe a  batuta da dupla  Luciano e Daniele  Rocha, conquistaram uma inédita  medalha de prata com um retrospecto  de cinco jogos, três vitórias e duas derrotas.

50+ Femimino (AVAB-MA)



Prata também para as veteranas da AVAB-MA 50+,  após s vitória sobre a AVB do Rio de Janeiro, por 47 a 29, sobe  o comando do técnico Ronie Flávio.

50+ masculino  (AVAB Maranhão A)



O invicto time da AVAB Maranhão A  '50+ ganhou dos veteranos da AVABRA  Brasília  por 90 a 59, e  conquistou seu 3° título brasileiro.

30+ masculino  (AVAB-MA)


Com cinco jogos e cinco vitórias  e  direito  a ser  campeão com uma rodada de antecedência, a equipe masculina da AVAB Maranhão 30+ confirmou seu favorismo ao vencer a UVB de São Paulo por 72 a 45.


35+ masculino  (AVAB-MA)

A galera da AVAB Maranhão 35+ bateram a UVB de São Paulo por 66 a 57  e também levaram  o ouro.



Próximas competições 

A organização do evento  informou que os campeões e vices do Brasilieiro Master irão representar o Brasil de 12 a 21 de abril, do ano que vem  no Pan-Americanos de Yucatan no México e no Mundial Master, de 2025, na Suíça.


Deliberaram  ainda, que no próximo ano,  o Brasilieiro de Basquete  Master será realizado  em Caxias do Sul - RS. Até lá!

O evento é realizado pela Associação dos Veteranos e Amigos do Basquete do Maranhão (AVAB-MA) , Federação Brasileira de Basquete Master (FBBM).com apoio do Governo do Estado do Maranhão,  por meio da Secretária Estadual de Desporto e Lazer  , Sedel, via Lei de Incentivo ao Esporte. e apoio da UniCeuma. 



Por Uerbet Santos 
Fonte: Assecom/ AVAB-MA 
Fotos: Divulgação  AVAB-MA