5/01/17

Maranhão é o melhor do Norte-Nordeste de Basquete Máster

#BasqueteMaster              

Com o 2º e o 3º lugares do 50+ A e B , o Maranhão conquistou sete pontos,
que fizeram a diferença na classificação geral à favor dos donos da casa 
Apesar do Ceará ter conquistado quatro, das sete de medalhas de ouro disputadas no XI Campeonato Norte-Nordeste de Basquete Master, o Maranhão, foi o campeão geral da competição com 51 pontos, contra 45 dos cearenses. Foi o que apontou o boletim final do evento, promovido pela Associação de Veteranos e Amigos do Basquete do Maranhão – AVAB-MA. Participaram dos jogos, o estado anfitrião, Maranhão, além de Alagoas, Amapá, Amazonas, Ceará, Para e Piauí.

O coordenador do evento, Hermílio Nina, explicou o sistema de pontuação que definiu a liderança pró AVAB-MA. “O que fez a diferença foi obtermos três primeiros, três segundos e três terceiros lugares. O que, de acordo com o regulamento, valeram dez, cinco e dois pontos, respectivamente. Daí essa diferença de seis pontos à frente do Ceará”.

Iziane, cestinha da competição feminina Master

Iziane Marques é o destaque Feminino da Competição.

Quem brilhou também, no Norte Nordeste Master foi Iziane Marques (AVAB-MA 30+). A atleta, que já defendeu as cores da seleção brasileira, foi a cestinha do feminino, com 103 pontos e também nas bolas de 3 pontos, convertendo 6 bolas em num total de 18 pontos. “Para termos uma ideia do potencial da maranhense, ela ficou apenas um ponto atrás do maior pontuador masculino, Edson Dechsler (PA)”, comentou Hermílio.



Agradecimentos

No documento, o presidente da AVAB-MA, Eduardo Macieira, agradeceu, em nome da comissão organizadora, a participação das delegações pelos seus respectivos desempenhos na competição. Fez ainda, citações especiais aos parceiros e patrocinadores. “Agradeço ao Sistema Mirante de Comunicação na pessoa do diretor geral, Fernando Sarney, ao gerente de marketing da TV Mirante, Marcio Fontinhas, à direção Praia Mar Hotel e ao vice-presidente da Confederação Brasileira de Basquetebol - CBB, Manoel Cid, que tiveram papel fundamental no sucesso deste campeonato “, destacou Dudu.

Vice presidente da CBB em busca de melhorias para o Máster-MA

Manoel Cid, vice-presidente da CBB
Por sua vez, Manoel Cid Lorenzo Costa Castro, que também é atleta de Basquete 50+, avaliou o Norte-Nordeste, destacando a organização tática dos cearenses e a necessidade de uma melhor preparação dos atletas maranhenses para futuras competições. “Eu vi nesse campeonato, o Ceará muito ‘arrumado’, com jogadas prontas, boa movimentação e o nosso Maranhão com muitas condições técnicas, mas sem condições táticas”, disparou o vice da CBB.

Nesse sentido, Manoel Castro criou uma comissão de atletas, organizada por Jorge Manpetit e Paulo Aroso, e já está ponto em prática algumas ações, como a contratação de um técnico, para fazer da categoria 50+ maranhense, uma agremiação, "mais competitiva e vencedora", visando a participação no Campeonato Brasileiro Master, de 10 a 18 em novembro, em Alagoas. “Para irmos ao Brasileiro, a ideia é formarmos uma seleção maranhense, treinar terças, quintas e sábados, na quadra do Instituto Federal do Maranhão – IFMA. E, com a orientação de um técnico, treinarmos jogadas, posicionamento tático e técnico e cada um cuidar da sua preparação física e aí sim, teremos condições de jogarmos pra ganhar”, concluiu Cid.

A relação completa dos cestinhas geral e de 3 pontos, você encontra em:

Outras informações  sobre o Brasleiro Master em:

Por Uerbet Santos

Fotos: Divulgação