11/15/10

A MULHER A VIOLÊNCIA E O PODER.

Dilma Rousseff. A 1 ª mulher presidente do Brasil.



O que têm em comum a mulher a violência e o poder? Não, não é a violência doméstica contra a mulher e o poder  que o homem exerce sobre ela que a inibe de denunciá-lo! Essa é uma pauta para outro artigo
O fato em questão é que a mulher brasileira nunca esteve com a alta estima tão elevada quanto agora.   Acabamos de eleger a 1ª mulher presidente do Brasil: Dilma Rousseff. Fato histórico. Uma mulher no cargo mais alto do poder. Dos mais de 56 milhões de votos vitoriosos, grande parte, é fruto do anseio da população para Dilma continuar a grande transformação econômica, social e política, há sete anos iniciada pelo presidente Lula.
PROPOSTAS DE GOVERNO
O desejo geral é de um sistema de Saúde e Educação pública mais eficiente. Transporte e moradias dignas. Mas, um tema é unanimidade nacional: a violência. Conter o crescimento Internacional do crime organizado – especialmente o tráfico drogas e armas – é um dos desafios do governo Dilma. Pois, segundo seu programa de governo, esse é o "Calcanhar de Aquiles" brasileiro que gera essa insegurança nacional.
Na Política de Segurança Pública que será posta em prática nos próximos quatro anos por Dilma, algumas ações merecem destaque, como o Fundo Constitucional de Segurança Pública, um programa que vai, progressivamente, instituir e subsidiar o piso nacional dos policiais civis e militares até 2016, quando o piso passará a ser de total responsabilidade dos Estados.  
PRONASCI
Outro ponto nevrálgico é a  mega fronteira "brasiliz".  Nesse sentido o Programa de segurança do novo governo enumerou várias medidas e programas entre as quais destaco o fortalecimento da cooperação internacional no combate às drogas, o aprimoramento do controle de fronteiras e a ampliação do Pronasci,  Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania.  Este último, desenvolvido pelo Ministério da Justiça que  entre seus principais eixos visa  a valorização dos profissionais de segurança pública; a reestruturação do sistema penitenciário; o combate à corrupção policial e o envolvimento da comunidade na prevenção da violência. O governo federal investirá R$ 6, 707 bilhões no programa até o fim de 2012. E melhor, estenderá o Pronasci para os 27 Estados da Federação.

Boa sorte Dilma. Mulher, mãe, presidente.


O Plano de Governo para o quadriênio 2011-2015 da Dilma na integra no link