1/10/16

FOLHA DE SÃO PAULO DESTACA QUE "O GOVERNO ELEVARÁ CRÉDITO VIA BANCO PÚBLICO"

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DOMINGO, 10 DE JANEIRO DE 2016
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        12/07/15

        NOVO FILME DA FRIBOI ONDE TONY RAMOS ESTÁ COM O VISUAL DO ZÉ MARIA VIRA MEME NA INTERNET


        Opinião
        Propaganda e Marketing


        A Friboi tem exibido nas redes de tevês abertas e fechadas mais uma filme protagonizado por Tony Ramos, onde o ator aparece no supermercado orientando consumidores sobre a escolha do marca Friboi que, segundo a afirmação do garoto propaganda, é sinônimo de confiança. “Friboi. Carne confiável tem nome”. Até aí tudo bem.  O que causa estranheza é o ator global aparecer no comercial com a barba e cabelos cumpridos, características marcantes de seu personagem Zé Maria, na novela a Regra do Jogo que possui um perfil nada confiável. Na dramaturgia ele integra uma facção criminosa e esta envolvido com lavagem de dinheiro, subversão e outras mazelas do submundo do crime incorporadas ao seu perfil no imaginário novelesco.

        Não há como dissociar a imagem do ator com barba e cabelo cumprido do personagem que faz na novela  global das nove. Ao contrário de Tony ,que assim como o produto que representa é sinônimo de confiança, Zé Maria é exemplo de desconfiança. É seu oposto. O outro lado da moeda.

        Pelo visto a agencia Lew’LaraTBWA, que atende a Friboi, não atentou para esse detalhe, que já virou meme na internet. Em 2014, as campanhas publicitárias da Friboi também foram alvo de comentários e posts jocosos na web ao exibir um comercial com o cantor Roberto Carlos que é vegetariano, comendo carne de gado. Diante dessa saia justa, a agencia reformulou a comunicação é buscou nos testemunhais com Tony Ramos a saída para posicionar a marca Friboi alcançando índices expressivos na lembrança do consumidor quando o assunto é carne de qualidade. 
        Aguardem os próximos capítulos, quem sabe os autores da novela mudem, literalmente, a regra do jogo, e mostrem um Zé Maria do bem, de confiança. Caso isso não ocorra, o jeito é fazer a barba, o cabelo e o bigode do ator, sobe pena, da vaca da preferência do consumidor pelo produto nas gondolas, ir pro brejo.


        O jornalista Uerbet Santos é Publicitário é Roteirista


        11/04/15

        JORNALISTAS DEBATEM O MERCADO DE NOTÍCIAS.

        Cine debate Semacom

        Poster do Filme O mercado de Notícias
        O Mercado de Notícias. Esse é o título documentário exibido no cine debate realizado nesta terça-feira, dia 4, no auditório do Centro Universitário Estácio, unidade Via Corpvs em Fortaleza. O evento integra a Semana de Comunicação da instituição, SEMACOM 2015, que até sexta-feira, dia 6, contará com uma vasta programação e este ano aborda o tema “Falar é fácil, comunicar é complexo”.   O roteiro do filme foi inspirado a peça do mesmo nome do dramaturgo inglês Ben Jonson (1572- 1637), encenada pela primeira vez em 1626, em Londres que faz uma crítica bem humorada a uma atividade à época criada e novidade em Londres: o jornalismo.

        A tradução brasileira da obra foi a primeira feita para a língua portuguesa, escrita pelo cineasta  gaúcho, Jorge Furtado que também assina a direção e pela professora Liziane Kugland. Na versão brasileira, o longa, de 54m, relata depoimentos de 13 jornalistas brasileiros por diferentes temas como ética, erros de apuração, liberdade de imprensa, a publicidade governamental em contra ponto a narrativa teatral onde atores com faças de época encenam o surgimento do jornalismo.

        Entre as histórias jornalísticas contadas no filme, destaque para o caso do “Picasso do INSS”, fato que teve repercussão em vários jornais, revistas e sites, no Brasil e no exterior, publicado na capa de sua edição de domingo pelo  jornal Folha de São Paulo em 7 de março de 2004, sob o título “Decoração burocrata”, uma reportagem informando que um valioso “desenho do pintor espanhol ”Pablo Picasso “passa os dias debaixo de luzes fluorescentes e em meio à papelada de uma repartição do governo federal”, dividindo sua “moldura com restos de inseto”. Na foto, além da reprodução do supostamente valioso desenho, um retrato do Presidente Lula.

        Mas logo, leitores atentos, descobriram que o tal desenho de Picasso era , na verdade, de uma reprodução fotográfica, sem nenhum valor. O que na linguagem jornalística é conhecida como “barrigada”, ou seja, um erro de apuração de informação.

        Josué Carlos e Alesander Lima mediadores do cine debate
        O estudante do 5º semestre de jornalismo, Josué Carlos se posicionou sobre a polêmica. “Esse jornalismo declaratório é muito perigoso, nossa função é checar a fonte e sair desse chamado achismo”.
        Já o publicitário e roteirista Uerbet Santos fez dele as palavras de um  dos jornalistas do filme, para definir seu ponto de vista sobre como um pôster de 20 dólares vira notícia. “Isso é fazer jornalismo como os astrônomos falam dos astros, de longe. Temos que ir aonde a notícia está".

        Verbas governamentais

        Outro assunto tratado no filme e debatido no evento foi sobre o investimento do verbas publicitarias do governo nos jornais “É muito difícil os jornais serem imparciais com o dinheiro injetado pelo governo, via anúncios. O donos dos jornais tem seus interesses e defendem os interesses do seu anunciante, no caso o governo”, declarou um dos mediadores do cine debate e estudante do  4ª semestre de jornalismo. Alexsander Lima.

        Para entender o caso do “Picasso de 20 dólares que virou notícia”.

        Depois que leitores mais atentos descobriram que o quadro era uma réplica sem valor,  os jornais são alertados de seu erro, mas nenhum desmente a informação. Em dezembro de 2005, o “Picasso do INSS” está outra vez na capa da Folha de São Paulo (29.12.2005) e também na do Estado de S. Paulo: um incêndio destruiu parte do prédio do INSS mas, para alívio de todos e apesar do descaso dos órgãos públicos, o “valioso” Picasso foi salvo das chamas. Mais uma vez os jornais são alertados por leitores de que se trata de uma reprodução sem valor, mas nada noticiam. As reportagens que tentam esclarecer os fatos só fazem aumentar a confusão. Detalhe: o supostamente valioso desenho de Picasso foi dado ao INSS como pagamento de uma dívida. Em quanto foi avaliado? E por quem?

        Credenciamento

        Os interessados em participar do evento poderão fazer o credenciamento até 10 minutos antes do início da programação diária, obedecendo aos seguintes horários:
        Manhã: 7h30 ​à​s 8h30
        Noite: 18 horas ​à​s 18h50

        Serviço

        XIV Semana da Comunicação
        3 a 6 de novembro (turnos manhã, tarde e noite)
        Centro Universitário Estácio do Ceará – Unidade Via Corpvs

        Rua Eliseu Uchoa Becco, 600 – Água Fria.

        Uerbet Santos
        Fotos: Tebreu e Divulgação 
        Fonte: http://www.omercadodenoticias.com.br/casos-jornalisticos/#picasso-do-inss