2/16/14

SEMINÁRIO DE PRODUÇÃO CULTURAL



 (PARTE 1)


“Produção cultural, formação e mercado:  perspectivas e conexões”. Esse foi  o tema do Seminário realizado pelo Laboratório de Produção nos dias 13 e 14 de fevereiro no Auditório Dragão do Mar. O evento integra o curso técnico de produção em ventos culturais  que  no período de um ano e meio capacita 40 alunos na profissão de  produtor de eventos culturais no Estado do Ceará. O projeto é uma iniciativa Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, em parceria com o Instituto Centro de Ensino Tecnológico – CENTEC, com o apoio cultural da Companhia energética do Ceará – COELCE, realizado pela Quitanda das Artes e Associação dos Produtores de Arte do Ceará – PROARTE


PRODUTOR CULTURAL. QUEM É ESSE SER INVISÍVEL?

Cláudia Leitão, mediadora do1º dia do Seminário


Durante dois  dias palestrantes e mediadores de renome tanto local quanto nacional fizeram um raio x do produtor cultural, suas atividades. Uma palavra de consenso  durante as explanações foi a invisibilidade do produtor cultura sobre vários aspectos, como por exemplo , pelo fato de não ter sua  profissão reconhecida.  “Apesar de já terem uma representatividade  classista através da  ABPC (Associação Brasileira de Produtores Culturais) e da  ABGC (Associação Brasileira de Gestão Cultural), um  dos grandes desafios que  esse segmento enfrenta   é o reconhecimentos  da profissão de produtor cultural  através do registro na Classificação Brasileira de Ocupações – CBO, que  é um documento  emitido pelo Ministério do Trabalho  e Emprego que retrata a realidade das profissões do mercado de trabalho brasileiro, que tem por filosofia sua atualização constante de forma a expor, com a maior fidelidade possível, as diversas atividades profissionais existentes em todo o país, sem diferenciação entre as profissões regulamentadas e as de livre exercício profissional”, explica Cláudia Leitão, Ex-secretária da Economia Criativa do Ministério da Cultura e uma das mediadoras do Seminário.


CURSO DE PRODUÇÃO CULTURAL
Cena de Escola - Cerâmica pintada (Noemisa Batista dos Santos, MG)
Fonte: livro "Viva Cultura Viva do povo brasileiro Museu Afrobrasil
 
Outro exemplo que ratifica a relevância da produção cultural na cultura e na economia brasileira  vem lá do Estado do Rio de Janeiro. A Universidade Federal Fluminense  instituiu o Curso de Produção Cultural em Niterói. O  Professor  Titular  do curso, Luís Augusto, um  dos palestrante do Seminário detalhou  aos presentes  os avanços que os alunos tem obtido com a graduação em  Produção Cultural. “ Para minha grata surpresa , tivemos um número expressivo de profissionais que depois de formados preferiram a magistratura, mas vale ressaltar que os profissionais que ganharam o mercado, na sua grande maioria, optaram por abrir seu próprio negócio  o que  confirma o espírito empreendedor dos produtores culturais”. 

ÁREA DE ATUAÇÃO DO PRODUTOR CULTURAL


A área de atuação do produtor cultural  é ampla, o profissional se encaminha para a criação e organização de projetos e produtos artístico-culturais, lidando com todas as etapas implicadas neste processo.  “O produtor cultural  graduado está habilitado a Atuar na área de planejamento e gestão cultural em nível público e privado; planejar a integração entre a criação artística e a gerência administrativa na produção de espetáculos (teatro, dança, música, circo etc.), produtos audiovisuais (filmes, telenovelas, discos, CDs, DVDs), obras literárias, entre outros setores da indústria cultural. Atua  na curadoria e organização de mostras, exposição e festivais em diversas áreas artísticas; Trabalha em setores de marketing cultural; Exerce a gerência cultural e operacional em instituições públicas e privadas, atuando em centros culturais, galerias de arte, museus, bibliotecas, teatros, cinemas; Compõe  equipe governamental de gestão cultural em níveis municipal, estadual e federal, auxiliando na definição de políticas públicas para a cultura;  contribuir nas ações de preservação e revitalização do patrimônio cultural além de atuar  em ensino, pesquisa e extensão no magistério superior na área de produção Cultural e áreas afins, detalho o Professor Augusto.
 

ENTRE PONTOS. OS NOVOS RUMOS DA PRODUÇÃO MUSICAL DO CEARÁ.


Ivan Ferraro - Palestrante Seminário sobre produção cultural
Completou o quadro de palestrantes  no 1º dia do evento, Ivan Ferraro, músico, produtor cultural, sócio-diretor da MidiaMix Comunicação, idealizador e coordenador geral da Feira da Música de Fortaleza,  presidente da  Associação dos Produtores de Cultura do Ceará (Prodisc) e gestor da Casa Fora do Eixo Nordeste.

O produtor musical, fez um apanhado aos participantes do Seminário da sua trajetória à frente  da Feira da Musica, que já virou um case de sucesso e falou sobre a evolução desse  projeto pioneiro na difusão musical cearense através do Programa Entre Pontos  que percorre anualmente quatro cidades cearense onde ficam por duas semanas em cada uma delas onde realizam rodas de conversas, grupos de trabalho, relatos de experiência e um laboratório prático de produção cultural envolvendo os participantes na realização de uma mostra cultural.  “ O Programa Entre Pontos   nasceu da necessidade de  estimular e fortalecer o desenvolvimento sustentável e integrado de projetos de negócios na área da Cultura no mercado  local, regional . A nossa expectativa é contribuir para a qualificação e fortalecimento do setor, através da integração e formação das pessoas envolvidas na gestão, desenvolvimento e administração de empreendimentos culturais”, conclui Ivan.



APRESENTAÇÃO DA ORQUESTRA DE SOPRO DE PINDORETAMA



O 1º dia do Seminário de Produção Cultural, Formação e Mercado: Perspectivas e Conexões, foi encerrado com um coquetel e a apresentação da Orquestra  de Sopros de Pindoretama  que atua como escola de música, formando instrumentistas de sopro e percurssão no interior do Ceará. O grupo, que tem como integrantes alunos das escolas públicas da região, já se apresentou em Festivais de Música em Pinneberg, Lubeck, Kiel, Widel e Hamburgo, na Alemanha Em 2006 tocou na programação cultural da Copa do Mundo de Futebol.
  

Por Uerbet Santos

Uerbet@yahoo.com.br






   

12/09/13

A POÉTICA MUSICAL DE JOSÉ CHAGAS.



Transformar poesia em música. Essa foi a ideia do compositor Zeca Baleiro e do poeta  Celso Borges para fazer um tributo ao poeta José Chagas.  O resultado dessa alquimia musical  está no CD  "A palavra acessa de José Chagas". lançado no último dia 5de dezembro no Teatro da Cidade de São Luis ( antigo  Cine Roxy ) em grande estilo com participação dos artistas maranhenses que integram as 14 faixas do CD e de convidados especiais, como Chico Cesar, Fagner e  Ednardo, Durante o evento foi exibido um documentário em vídeo de 15 minutos sobre José Chagas com base em depoimentos do poeta  à Zeca Baleiro captado em 2006.
O Encarte que integra o CD é uma atração à parte  Segundo Zeca Baleiro mais parece uma obra de arte. As ilustrações são de Paulo Cesar com fotografia de Edgar Rocha. Quem assina o projeto gráfico é Andréa Pedro. A mesma unidade visual do CD foi  utilizada no documentário.


QUEM É JOSÉ CHAGAS?

 José Chagas, como ele mesmo se define, é paraibano de nascença (natural de Piancó) e maranhense de coração. Aos 89 anos já publicou mais de 20 livros de poesia entre eles Os Telhados, Os Canhões do Silêncio,  Maré Memória e Lavoura Azul. e publicou centenas de cronicas e poesias  nos jornais maranhenses com destaque para a Cidade, seus Telhados, suas palafitas e seus mirantes.
Radicado no Maranhão ha 50 anos, é membro da Academia Maranhense de Letras e por influencia de violeiros  da sua terra natal começou a escrever aos 5 anos.

JOSÉ CHAGAS E A SUA PAIXÃO PELA MÚSICA.   

A admiração de Zeca Baleiro por José Chagas não é de hoje. Desde a infância já conhecia o seu talento, pois ele frequentava a casa do seu vizinho, o jornalista Paulo de Nascimento Morais. Lá  presenciou uma faceta do poeta que pouca gente conhece seu dom musical. "Um também habitué nas manhãs de domingo na casa do meu  vizinho Paulo era o poeta José Chagas, já na época uma lenta viva da Literatura maranhense aos olhos da minha família... Só que para nossa surpresa, Chagas não estava ali em nome da poesia. Não. Músico amador que era, ele desembainhava seu saxofone e desfiava repertório de primeira, afinada e melodiosamente. Entre os seus clássicos dominicais, constavam sempre Rosa de Maio e Carinhoso. Meus pais, eu e meus irmãos ficávamos maravilhados com o som que vinha do lado, mágica que  se repetia quase todo domingo, pontual como uma missa", conta Baleiro.

A PALAVRA ACESA. 

O título do CD  foi inspirado em um poema de grande sucesso de José Chagas:  A palavra acesa, publicado originalmente  no livro Os Telhados (1965), fez sucesso nos anos 70, musicado pelo Quinteto Violado e ganhou notoriedade nos anos 90 ao fazer parte da trilha sonora da  novela Renascer como tema do personagem Tião Galinha, interpretado pelo ator Osmar Prado.A nova versão foi musicada por Fernando Filizola e interpretado por Zeca Baleiro. Confira aqui o poema na íntegra:

Se o que nos consome fosse apenas fome.
Cantaria o o pão.
Como o que sugere a fome.
Como o que sugere a fala.
Para quem cala.
Como o que sugere a tinta.
Cmo o que sugere a cama.
Para quem ama.

Palavra quando acesa.
Não queima em vão.
Deixa uma beleza posta em seu carvão.
E se não lhe atinge como uma espada.
Peço não me condene oh minha  amada.
Pois as palavras foram pra ti amada

Por Uerbet Santos

Fonte: Encarte do CD A Palavra Acessa de José Chagas - Saravá Discos. 
Fotos: Sayonara Balaio








10/03/13

DISQUE MIQUÉIAS BOM DIA!



As quadrilhas usam mulheres bonitas para aliciar  servidores
 de prefeituras e governos estaduais como a bela modelo
Luciane  Hoepers, de 33 anos. 

O Departamento de Policia Federal além de se notabilizar por exercer com abnegação a  segurança pública para a preservação da ordem pública e da segurança das pessoas  dos bens e interesses da União  enquanto polícia judiciária da União, se destaca também por  “batizar” as operações que realiza no território nacional  com nomes criativos e bem adequados  à operação.

O exemplo mais recente dessa avalanche de criatividade (digno de aplausos, dos profissionais de criação publicitária)  e a Operação Miquéias  que investiga duas organizações criminosas: uma envolvida em lavagem de dinheiro e a outra acusada de má gestão de recursos de entidades previdenciárias. Foram cumpridos 27 mandatos de prisão e 75 de busca e apreensão  no Distrito Federal (onde ficavam os líderes das quadrilhas), e em nove estados do país: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Maranhão, Amazonas e Rondônia.


                 QUEM FOI  MIQUÉIAS?
Ilustração do Profeta Miquéias  escrevendo seu Livro, 


A PF foi buscar  inspiração para o título da sua operação em um personagem  bíblico do Século VIII A.C o Profeta Miquéias que empunhava seu cajado e denunciava os governantes, chefes e ricos das cidades de Jerusalém e Samaria que roubava o povo através da língua enganosa, com armadilhas, exigiam presentes e subornos. Miquéias também denunciou em seu livro escrito há quase 2700 anos a cobiça, os ganhos imorais, a maldade planejada, a balança desonesta e o crime organizado.
Qualquer semelhança das ações dos governantes e lobistas de outrora com os dos dias atuais não é mera coincidência.

TUDO COMEÇOU COM OS MILITARES.


Segundo informações colhidas no site da UOL, A prática de batizar as ações teve início com os militares (a Operação Condor, de perseguição e morte de políticos de esquerda nos anos 70, é a de mais triste lembrança). E desde que o DPF  foi criado, em 1944, o batismo existe na corporação para padronizar uma investigação e facilitar a organização das centenas de réus, investigados, empresas ou órgãos públicos envolvidos nos casos, e que devem prestar contas à Justiça. 


BOOM DE CRIATIVIDADE

A Jornalista  Ana Luisa Bartholomeu disse na matéria  do UOL On Line que “ a inspiração pode vir da mitologia: Zeus, Têmis, Vênus, Netuno ou Morpheu. Da Bíblia: Sodoma, Iscariotes ou Zaqueu. Da geografia: Veneza, Roterdã ou Alasca. Do zoológico mais próximo: Rapina, Hiena, Lacraia, Zebra ou Camaleão. Ou até mesmo de um dicionário de inglês: Hurricane, Game Over, Wood Stock, Pen Drive ou Firewall”. 

DISQUE MIQUÉIAS

Portanto, se para formar a maioria dos nomes das operações da Polícia Federal, o uso de metáforas é liberado, que tal  pegarmos carona na esfera criativa da PF  e criarmos o Disque Miquéias? Seria oportuno e uma boa forma de  repreensão  ao desvio de recursos público  Brasil à fora.  

Por Uerbet Santos



9/10/13

HOMENAGEM A FERREIRA GULLAR

Ha exatos 83 anos, (10.09.1930) nascia em São Luís do Maranhão, o maior poeta brasileiro vivo: Ferreira Gullar. Um ferreiro das palavras que limou os cascos da ditadura com suas bolinhas de escrever e sua gula pela poesia..
Aqui uma amostra do seu talento: TRADUZIR-SE





Uma parte de mim
é todo mundo:
outra parte é ninguém:
fundo sem fundo.

uma parte de mim
é multidão:
outra parte estranheza
e solidão.

Uma parte de mim
pesa, pondera:
outra parte
delira.

Uma parte de mim
é permanente:
outra parte
se sabe de repente.

Uma parte de mim
é só vertigem:
outra parte,
linguagem.

Traduzir-se uma parte
na outra parte
- que é uma questão
de vida ou morte -
será arte?

Ferreira Gullar

5/21/13

O BOATO NOSSO DE CADA DIA.


QUANDO UM SIMPLES BOATO  VIRA UMA AVALANCHE 

 O recente boato de que o Programa Bolsa Família do Governo Federal iria acabar gerou uma verdadeira peregrinação de 900 mil beneficiários às agencias da Caixa para sacar aquele que seria o último recebimento do Bolsa.  Representantes da  Caixa e a  assessoria da presidência em nota e em entrevistas na grande mídia,  trataram de desmentir rapidamente a falsa informação, mas o estrago já estava feito. Em vários estados brasileiros as cenas de tumulto nas agencias, confusões  e quebra-quebra se multiplicaram rapidamente. O boato ainda ganhou desdobramentos, uma nova versão afirmava que o Programa Bolsa Família não iria acabar e sim que seria dado um bônus, referente ao Dia das Mães.
Boataria desfeita, a Presidenta Dilma informou que a Policia Federal vai apurar os fatos para saber a origem desse boato.  Mas, para o antropólogo José Guilherme Cantor Magnani, da USP que pesquisa o assunto, rastrear a origem de um boato  não  é uma  tarefa fácil , “só numa pequena cidade do interior, onde a rede de relações é quase transparente, um boato pode ser rapidamente checado: é possível saber sua fonte e restabelecer sua cadeia de transmissão, pois todos se conhecem”.

ORIGEM DO BOATO


               O boato é a forma de comunicação mais antiga e popular que se tem conhecimento. Vem do latim boatus, significando “mugido, grito agudo”. Na Antiga Roma, os imperadores, cientes de que a plebe gostava tanto de um rumor quanto de uma luta de gladiadores, nomearam os delatores (do latim delatio, que significa contar, referir), cujo trabalho era circular pelas ruas e levar ao imperador a vox populi. Caso os boatos fossem prejudiciais à imagem do imperador, os delatores, como agentes desse verdadeiro serviço nacional de informações, versados nas artes da guerra psicológica adversa, lançavam boatos em sentido contrário. Daí o boato de que Nero colocou  fogo em Roma, cujo incêndio ,na verdade, foi gerado por uma minoria cristã descontente e atribuído ao imperador devido a sua impopularidade.

BOATO NO  BRASIL


O Brasil é um campo fértil para boatos com exemplos históricos. Quem não  lembra da polêmica  em torno da doença do Presidente Tancredo Neves, cujo os rumores apontavam para uma cirurgia de urgência ,não por doença, mas pelo fato dele ter sofrido um atentado a tiros? A jornalista Gloria Maria também contribuiu involuntariamente para que os rumores sobre o atentado contra o presidente Tancredo ganhasse força, ao deixar de fazer algumas aparições em rede nacional divulgando os boletins médicos sobre o estado de saúde do Presidente, comentários davam conta de que a jornalista teria sido também alvo de tiros durante a investida contra Tancredo Neves.



TODO BOATO TEM UM FUNDO DE VERDADE.

          Podemos afirmar que todo boato tem alguma verdade a ensinar sobre o comportamento das pessoas e o funcionamento das sociedades em que elas vivem? Na visão do sociólogo francês Jean-Noël Kapferer, sim! E por acreditar nessa crença ele catalogou mais de 10 mil boatos e com esses dados escreveu o livro  Rumeurs (Rumores)  onde  o “Caça Boatos”,  como é conhecido,  tenta explicar como eles nascem, crescem e sobrevivem. Para o controverso  sociólogo nem todo boato é falso e nem toda notícia é verdadeira. “O boato”, escreve ele, “recria o  processo do ouvi dizer, de forma acelerada, de modo a torná-la perceptível”. E você: checa uma informação ou acredita piamente que ela é verdadeira? Eu, tenho cá minhas dúvidas sobre o “ouvi dizer”... 



Artigo por Uerbet Santos

Fonte de pesquisa: Revista Super interessante

3/09/13

MARKETING. QUE DIABO É ISSO?



O  MARKETING AO LONGO DA HISTÓRIA

Henry Ford ao lado de sua galinha dos ovos de ouro.
Lendo a série de artigos  retratando as cinco décadas do Marketing, percebe-se claramente que o Marketing, até chegar aos conceitos de hoje, passou por profundas fases e transformações. Nos anos 50, por exemplo, o foco era a produção, O exemplo maior dessa fase foram os carros  da marca Ford pretos vendidos por Henry Ford  a 500 dólares. Sobre o assunto Theodore Levitt (que em 1960, publicou A Miopia do Marketing, um artigo que revolucionou o modo de pensar os negócios), disse “Henry Ford  em um certo sentido, foi ao mesmo tempo o mais brilhante e o mais insensato homem de marketing da história americana. Ele foi insensato porque se recusou a oferecer ao consumidor outra coisa que não um carro preto. Ele foi brilhante porque forjou um sistema de produção desenhado para atender às necessidades de mercado. Nós habitualmente celebramos Ford pela razão errada: sua genialidade em produção. Sua real genialidade era em marketing.- Nós pensamos que ele foi capaz de cortar seu preço de venda e em consequência vender milhões de carros de 500 dólares porque sua invenção da linha de montagem tinha reduzido os custos. Na verdade, ele inventou a linha de montagem porque concluiu que a 500 dólares ele poderia vender milhões de carros. Produção em massa foi a consequência, e não a causa, de seus preços baixos".
Aí nascia o conceito de marketing, onde o foco estava no consumidor e suas necessidades e não na matéria prima.  Então eu poderia afirmar que o foco estava errado ao invés de priorizar o produto ou o vendedor como ponto básico para o sucesso da empresa, o norte seria se voltar ao consumidor alvo: o cliente. Fidelizá-lo, satisfazê-lo, entendê-lo, perceber seus anseios e desejos. Joseph O'Leary, sócio da Andersen Consulting acredita que o cominho do futuro nas relações de mercado é fazer o cliente sorrir.

O  Marketing passou de quantitativo para qualitativo
Regis McKenna,  autor do livro
M
arketing de Relacionamento,

Regis McKenna,  autor do livro Marketing de Relacionamento, por sua vez, deixa claro que, embora muitos continuem insistindo nos velhos esquemas de comercialização, a realidade é outra e o antigo modelo já não serve.”O marketing passou a ser qualitativo em vez de quantitativo, insistindo na necessidade de estabelecer um diálogo interativo com o cliente. Nenhuma agência de publicidade ou de relações públicas pode incumbir-se deste processo - ele deve estar sob a responsabilidade da alta administração. Num mercado baseado na diferenciação, os gerentes passam a comportar-se como autênticos empreendedores, aceitando o desafio de gerar novas ideias”.  De onde deduzo  que Marketing significa comunicar a personalidade de uma empresa, a fim de criar uma presença única e torná-la perfeitamente visível.
Outra visão revolucionária engrossa a fileira do foco no cliente. “Mais cedo ou mais tarde, as empresas descobrirão que lucratividade não se mede por produto e sim por cliente”. Quem afirma é a especialista em marketing personalizado Martha Rogers, uma das criadoras do conceito de marketing um a um. Marta, ao ser indagada sobre qual produto é melhor ou pior para ser personalizado, disse, “qualquer coisa que tenha a informação como componente é provavelmente muito fácil de personalizar, ou deveria ser.” E estendeu seu conceito a comunicação  personalizada com o cliente,   “E, ainda que o produto em si não possa ser personalizado, a empresa pode personalizar a comunicação com o cliente”, conclui.

 Marca. O maior patrimônio da sua empresa.
Coca Cola. A marca mais valiosa do mundo

O Conceito de foco no cliente faz da marca o maior patrimônio da empresa, ao longo dos tempos varias empresa nacionais e multi nacionais foram negociadas por somas vultosas, tendo como elemento de principal valor agregado a sua marca.  Segundo especialistas o poder de uma marca é reconhecido pelos reflexos de sua imagem. São as percepções de qualidade, status, conforto, beleza etc. E como calcular esse valor que não é palpável?  A consultoria internacional Interbrand pontua sete requisitos na sua avaliação sobre a marca que aliados aos resultados financeiros gerados pela marca (levantamento dos números relacionados às vendas atuais e futuras, margens de lucro, investimentos em publicidade e impostos, entre outros indicadores) chega-se finalmente ao valor final da marca.

Dentre os sete pontos de valorização de uma marca, os de maior relevância são a liderança e a internacionalização da marca. Na sequencia dessa escala de pontuação  vem longevidade, mercado, tendências, suporte e proteção legal.  A  lnterbrand e a revista Financial World a estimaram que a marca mais valiosa do mundo vale cerca de 48 bilhões de dólares. Sobre a pergunta, executivos da Coca Cola responderam num relatório anual  da diretoria "0 que nós sabemos é isto: se nossa companhia queimar até o chão não teremos problemas em emprestar dinheiro dos bancos e reconstruí-la com base apenas na força de nossa marca.". Portanto concluo que  marketing é isso ai, uma Coca colai: “ a construção de produtos e serviços que se tornem marcas registradas na memória e no desejo do consumidor”.  E parafraseando a Bayer : “Se é  Marketing é bom”.

Artigo por Uerbet Santos

2/24/13

PAULO SARASATE É REINAUGURADO EM GRANDE ESTILO.



Mais de nove mil pessoas lotaram o Paulo Sarasate para assistir a vitória do Flamengo sobre o Basquete Cearense. (84 a 101)

O Flamengo, Clube da maior torcida do Brasil, também mostrou que é popular no Basquete, Os rubro-negros foram em massa ver a vitória do sexteto carioca sobre o Sky Cearense pelo placar centenário (84 a 101). Partida que marcou a reinauguração do Ginásio Paulo Sarasate.

  Torcedor exibe tatuagens do Flamengo seu time do coração
Com uma "cravada" sensacional no início do jogo do ala/pivô Felipe cravou também seu nome na história do Paulo Sarasate como o jogador que fez a primeira cesta depois da reinauguração do Ginásio. Mas, mesmo com os 22 pontos que fez na partida  e os 14 rebotes que lhe rendeu o 1º lugar como reboteiro da temporada, com média de 9,23 por jogo, não foram suficientes para evitar a derrota do Sky frente ao Flamengo. O Jogo foi relativamente fácil para o Flamengo, que mesmo vindo de duas derrotas consecutivas, deu a volta por cima e com a vitória continua líder absoluto do NBB.
O ala Marquinho (16 pontos) e o armador Benite (29 pontos) foram os atletas que mais pontuaram pelo Flamengo, contribuindo para o rubro-negro voltar a vencer, depois de duas derrotas (para Franca e Brasília). “Vamos aproveitar essa semana do Jogo das Estrelas para descansar e recuperar os jogadores lesionados. Estamos em duas competições simultâneas, o NBB e a Liga das Américas, por isso foi importante vencermos aqui”, declarou Marquinhos.  Ele também elogiou a equipe cearense comandada por Alberto Bial, “O Sky é uma equipe nova e guerreira. É muito bonito ver o trabalho que eles estão realizando aqui com ginásio lotado, empurrados pela torcida é um motivador a mais para o espetáculo do basquete”, comentou.

GONY ARRUDA ENTRE SUAS DUAS PAIXÕES:
O FLAMENGO E O BASQUETE  CEARENSE
Mascote do Sky Cearense animou a galera

     Momentos antes do início da partida, o secretário de Esportes do Estado do Ceará, Gony Arruda falou sobre a sua expectativa do jogo histórico entre Sky e o seu time do coração, o Flamengo: “ O Coração hoje é do Sky Basquete Cearense. A situação é muito difícil, mas quando a mãe vê o marido e o filho brigando, a mãe, evidentemente, fica do lado do filho. E esse filho (Sky) representa o Governo Cid Gomes e é filho de todos os cearenses”.
Gony Arruda não esconde sua paixão pelo futebol e pelo Flamengo, mas disse que o basquetebol é um esporte envolvente, mais até que o futebol, e com a parceria entre o Governo do Estado e a iniciativa privada, o basquete cearense vai crescer. “Eu amo futebol, mais o basquete é um esporte muito mais emocionante, é lá e cá todo tempo. A emoção aflora a cada segundo. Então eu não tenho dúvidas que hoje nós consolidamos esse projeto no Ceará, fruto da parceria do Governador Cida Gomes através da Secretaria de Esportes e da Sky que acreditou em nosso projeto”.

BASQUETE CEARENSE VIVE UM MOMENTO HISTÓRICO
Staf do Sky Basquete Cearense  se confraternizam após o jogo.

     O Basquete Cearense é a primeira equipe do Norte/Nordeste a disputar uma Liga Nacional, o que na visão do secretário de Esportes é motivo de orgulho. “Estamos fazendo história. Cada cearense, cada desportista e cada amante pode se orgulhar. Nós estamos mudando a geografia do Basquete, antes só tínhamos jogos no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e quando muito em Brasília, agora o Nordeste está sendo contemplado e o nosso Ceará está tremulando essa bandeira. Bandeira representada pelo Estádio Castelão que vai ser palco da Copa das Confederações e da Copa do Mundo e também por participar da elite do basquetebol nacional e de tantas outras iniciativas do Governador Cid Gomes”.

RUMO ÁS OITAVAS DE FINAL

Ao final da 26º rodada o sexteto cearense está em 10 º lugar na classificação geral, entre as 12 equipes que se classificam para as oitavas de final, a expectativa de Gony Arruda é passar para as oitavas e presentear o público com outros grandes jogos no Paulo Sarasate. Ele falou ainda que mesmo perdendo para o Flamengo, o basquete deu um passo fundamental para se consolidar junto ao público local e disse que o projeto maior é incentivar jovens talentos, “O objetivo desse projeto é além de fazermos uma equipe de ponta na elite do basquetebol nacional, é despertar nossos jovens, crianças e adolescentes para essa prática verdadeiramente empolgante que é o Basquete”.

O Prefeito Roberto Cláudio na foto ao lado de Uerbet Santos,
marcou presença  na reinauguração do  Paulo Sarasate
.
PREFEITO PRESTIGIA EVENTO

     O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio e o vice-prefeito, Gaudencio Lucena também prestigiaram o evento. Após o final da partida, o prefeito fez uma avaliação positivo desse novo momento do basquete cearense ”Estamos muito felizes com o espetáculo proporcionado pelas duas equipes. Hoje perdemos, mas ainda estamos dentro da zona de classificação e o mais importante é a volta do basquete para o centro das atenções do povo do Ceará”.  Destacou ainda a contribuição da prefeitura em parceria com o Governo do Estado para a promoção do Basquete.  “O governador Cid Gomes apostou nessa ideia e o nosso papel foi preparar o Ginásio Paulo Sarasate para entregá-lo de volta à população de Fortaleza nesse evento. Temos em mente o projeto para recuperá-lo integralmente, mas o primeiro passo foi deixá-lo em condições de receber grandes eventos esportivos como esse que presenciamos aqui”, concluiu. 

Por Uerbet Santos