9/17/21

PIONEIRISMO - Prefeitura de São Luís inaugura a primeira escola municipal integral para o ensino de pessoas surdas

A unidade atende 82 alunos com deficiência auditiva e oferece libras como língua materna e a  portuguesa, como segunda opção. As aulas  começam na segunda-feira (20).



O prefeito Eduardo Braide entregou, nesta quinta-feira (16), a primeira Escola Municipal Integral Bilíngue de São Luís, localizada no bairro Camboa. 

O novo prédio foi totalmente requalificado, por meio do programa Escola Nova e o espaço vai promover a inclusão e a melhoria do ensino-aprendizagem de crianças, jovens e adultos surdos. 

A unidade atende 82 alunos com deficiência auditiva e oferece libras como língua materna e a língua portuguesa, como segunda língua. 

“Um dia histórico para a nossa cidade. Estou muito feliz em entregar a primeira Escola Municipal Integral Bilíngue de São Luís, sendo que a língua principal é Libras e a segunda é português.

 Um espaço muito importante para a educação dos surdos, e saber que aqui nós não temos somente os surdos, mas também familiares que vem aprender essa língua tão importante. E isso faz com que a educação de São Luís seja verdadeiramente inclusiva”, destacou o prefeito Eduardo Braide.



O secretário municipal de Educação, Marco Moura, afirma que a escola é um reflexo da gestão inclusiva do prefeito Eduardo Braide e representa um avanço na educação de São Luís. 

“A gestão do prefeito Eduardo Braide é uma gestão para todos, principalmente com transparência e diálogo. A inauguração dessa escola representa um avanço no aspecto positivo, de levar, de fato, a todas as pessoas, o direito à educação”, disse Marco Moura. 

Para Carlivan Braga, secretário municipal da Pessoa com Deficiência, a inauguração é um marco na educação inclusiva de São Luís, que acontece durante o Setembro Verde, e reforça a acessibilidade e a inclusão da pessoa com deficiência. 

“É um marco, já que estamos entregando a escola bilíngue no Setembro Verde, o setembro da inclusão. É um dos presentes que a Prefeitura de São Luís tem entregado para o povo, principalmente para a comunidade surda”, afirmou. 

Também estiveram presentes na solenidade de entrega da escola, o vereador Raimundo Penha (PDT); o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, David Col Debella; o secretário municipal da Pessoa com Deficiência, Carlivan Braga; e o vice-presidente de Relações Institucionais e Expansão do Instituto Ayrton Senna, Roberto Campos Lima.



Escola Municipal Integral Bilíngue
Esta é a primeira vez, desde a sua fundação, em 2016, que a Escola Municipal Integral Bilíngue tem um espaço totalmente dedicado para o funcionamento das atividades voltadas para a comunidade surda.

Anteriormente, a unidade funcionou em quatro salas emprestadas e depois, migrou para um espaço na U.E.B Luís Viana, no bairro Alemanha. 

Para receber os alunos, o prédio onde agora funciona a Escola Municipal Integral Bilíngue, passou por intensa obra de requalificação da estrutura interna e externa, executada pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp). 

Foram feitos serviços de revisão do forro, da estrutura da cobertura, das esquadrias, instalação de novas portas, janelas, iluminação com a colocação de novas luminárias. 



Além disso, também foram trocadas as lâmpadas, instalada uma nova infraestrutura para o ar-condicionado e ganhou pintura interna, externa e da quadra de esportes.

O secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, David Col Debella, explicou que o principal objetivo da obra era garantir um espaço com condições adequadas para o ensino aprendizagem dos alunos. 

"É extremamente importante essa requalificação devido ao propósito dela, que é oferecer uma escola que atenda as pessoas surdas, e nós trabalhamos para entregar um ambiente totalmente restaurado, completamente revitalizado, para que eles possam ter qualidade de vida e de aprendizado. 

E o objetivo da gestão do prefeito Eduardo Braide é que nós possamos fazer essas requalificações em todas as escolas”, disse o secretário.



Aulas
As aulas no novo prédio começam na segunda-feira (20). O espaço conta com uma sala de Educação Infantil; seis salas para turmas do 1º ao 6º anos (uma sala de cada); uma sala de Educação de Jovens e Adultos (EJA); duas salas de recursos; brinquedoteca; biblioteca; e sala de informática com 10 computadores. 

A escola municipal conta com um ensino integral e todos os componentes curriculares são ministrados na língua de sinais, como língua materna e na língua portuguesa, escrita como segunda língua. 

Todos os professores são qualificados e habilitados para atender às necessidades dos alunos.



A gestora da escola, Erlene Régia Pires da Silva, externou sua satisfação com a entrega da escola que, para ela, representa a realização de um sonho para a comunidade surda de São Luís.

“Para a gente e para toda comunidade surda de São Luís é um momento ímpar, resultado de uma luta para que esse sonho fosse realizado. 

Finalmente, na gestão do prefeito Braide, ele está entregando essa escola que só tem a favorecer a educação dos nossos surdos, através da língua de sinais”, reforçou a gestora. 

Esbanjando felicidade, Lindanira dos Santos, mãe de Alan dos Santos, de 13 anos, afirmou que a escola vai enriquecer o aprendizado das pessoas com deficiência auditiva. 



“Estou muito feliz e agradecida e já era hora desses meninos terem um espaço deles. Eles vinham migrando de escola em escola, sem ter um espaço para eles. Eu estou muito emocionada e essa escola terá muita importância na vida deles, onde vai enriquecer o aprendizado deles”, finalizou.

Com informações da Agência São Luís de Notícias
Fotos: Divulgação/Secom

9/16/21

NOTA CULTURAL : Prazo para submissão de recurso prorrogado em 4 editais da Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural

São eles: Artezanato, Literatura, Games e Projetos.

A Secretaria de Estado da Cultura (Secma) informou na tarde desta quarta-feira(16), em nota no site oficial da instituição, que o prazo para submissão de recurso dos editais Conexão Artesanato, Conexão Literatura, Conexão Games e Conexão Projetos, foi prorrogado para até as 23h59 do dia 19 de setembro, próximo domingo.

Esses editais estão entre os 11 novos certames lançados pela Secma, da segunda fase da Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural (Lei n° 14.017/20) no estado do Maranhão. 

As informações completas sobre os editais e os recursos estão disponíveis para acesso público no site: leialdirblanc.secma.ma.gov.br

Foto: Divulgação 
Fonte Secma

CULTURA - Prorrogado o prazo de inscrição dos editais de Patrimônio e Fotografia

O prazo de  inscrição se extende  até às 23h59 do dia 19 de setembro, domingo.

A Secretaria de Estado da Cultura (Secma) informa que foi prorrogado o prazo de inscrições de dois editais da segunda fase da Lei Aldir Blanc no Maranhão. 

Os artistas interessados em participar dos editais Patrimônio e Fotografia, que se encerrariam nesta quarta-feira, 15, ganharam novo prazo para cadastro de propostas e agora podem efetivar inscrições até às 23h59 do dia 19 de setembro, domingo.

Esses editais estão entre os 11 novos certames lançados pela Secma, na segunda fase de aplicação de recursos da Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural (Lei n° 14.017/20) no estado.

A informações completas sobre os editais estão disponíveis para acesso público no site da Secma, onde constam todas as regras para participação.



As premiações vão de R$ 4.000,00 a R$ 5.000,00. As inscrições e cadastros podem ser feitos na plataforma leialdirblanc.secma.ma.gov.br.

Com informações da Secma
Foto:  Divulgação

9/04/21

CULTURA: Espetáculo “Cidade de Porcelana” será encenado na Rua Portugal em homenagem aos 409 anos de São Luís

Serão duas performances teatrais diárias, cada uma com 40 minutos de duração e com intervalo de 20 minutos entre as apresentações.



A partir deste domingo (5), até 11 de setembro, ludovicenses e turistas que estiverem passeando ou apenas transitando pela Rua Portugal, um dos principais cartões-postais do Centro Histórico de São Luís, poderão acompanhar gratuitamente as apresentações do espetáculo “Cidade de Porcelana – 409 anos de história”, peça teatral promovida pela Secretaria de Estado da Cultura (Secma), como parte da programação do Governo do Estado pelo aniversário da capital maranhense, celebrado no dia 8 de setembro.

O espetáculo será encenado nas janelas do casarão que já foi abrigo da antiga sede da Secma, localizado na esquina da Rua Portugal com a Rua da Estrela. Serão duas performances teatrais diárias, cada uma com 40 minutos de duração e com intervalo de 20 minutos entre as apresentações.

A primeira encenação começará às 19h e vai até às 19h40. Já a segunda performance terá início às 20h com término às 20h40.

Durante o espetáculo, seis personalidades do passado contarão como suas trajetórias se confundem com a história da cidade. São eles: Ana Jansen, Sotero dos Reis, Odorico Mendes, Apolônia Pinto, Arthur Azevedo e Gonçalves Dias.  

Espetáculo de luzes
O espetáculo “Cidade de Porcelana” contará ainda com uma ambientação especial. Globos espelhados serão instalados na Rua Portugal para compor a apresentação das personalidades, proporcionando efeito nos casarões e uma experiência única envolvendo luzes e artes cênicas.

Em todos os dias de apresentação, a ambientação será iniciada às 18h30, se estendendo até às 21h30.

Cidade de Porcelana
Quem assina a peça é o grupo Núcleo de Produção Teoria das Artes. A direção do espetáculo é de Lewdyson Clay, o texto é de Jaime Jota Júnior, com músicas Autorais de Ronildo José e Samuel Bandão, e sonoplastia de Fredson Ribeiro.

De acordo com o diretor Lewdyson Clay, o nome “Cidade de Porcelana” é uma alusão à “era de ouro da cidade de São Luís”, que entre os séculos XVIII e XIV, projetou grandes nomes para os cenários nacional e internacional.

“O espetáculo foi pensado e proposto para fazer uma homenagem aos 409 anos da cidade de São Luís, levando para a cena referências textuais que fazem uma reflexão ao patrimônio histórico, artístico e cultural da Ilha de Upaon-Açu, através de personalidades, a exemplo de Ana Jansen, Sotero dos Reis, Odorico Mendes, Artur Azevedo, a atriz Apolônia Pinto, Arthur Azevedo e Gonçalves Dias.

É a partir delas [das personalidades históricas] que toda a história é contada em forma de saraus, eventos nobres que aconteciam na cidade”, explica Lewdyson Clay.

No elenco, os atores Yasmin Lopes (Ana Jansen), Daniel Sousa (Sotero dos Reis), Adeil França (Odorico Mendes), Lediane Martins (Apolônia Pinto), Júnior Morgado (Arthur Azevedo) e Anderson Pytuyba (Gonçalves Dias), se revezam entre os dois atos do espetáculo, sendo que cada um desses momentos serão precedidos por um Arauto (mensageiro ou emissário).

“A peça será apresentada em dois atos, de 40 minutos cada, no primeiro o Arauto iniciará com a recitação de um poema, falando da cidade como um todo. No segundo ato, ainda guiado pelo Arauto, faremos uma homenagem a São Luís com personagens que se envolveram diretamente com a arte naquela época”, detalha Lewdyson Clay.

Durante as apresentações do espetáculo “Cidade de Porcelana”, será disponibilizado álcool em gel e o público deverá usar máscara e respeitar o distanciamento social em prevenção ao coronavírus.

SERVIÇO
O quê:
 Espetáculo “Cidade de Porcelana – 409 anos de história”.

Quando: De 5 a 11 de setembro, com duas apresentações diárias. Cada performance terá 40 minutos de duração (a primeira encenação vai de 19h às 19h40 e a segunda de 20h às 20h40).  

Onde: Antigo prédio da Secma, na Rua Portugal, nº 303 (esquina com a Rua da Estrela

Por Uerbet Santos, com informações da
Agencia de Noticias Maranhão de Todos

Foto da Rua Portugual no Centro Histórico de São Luis: Divulgação 

9/02/21

CULTURA - Divulgada a lista dos classificados no Ilha Bela Festival

Edital recebeu 140 inscrições dos mais variados estilos exaltando os encantos e a beleza de São Luís que completa 409 anos no dia 8 de setembro. 



A Secretaria de Estado da Cultura divulgou nesta quinta-feira, 31, a relação das 10 composições classificadas pela comissão de seleção para o edital Ilha Bela Festival, o primeiro festival de música especialmente dedicado à capital maranhense, que completa 409 anos no próximo dia 8. 

As 10 canções inéditas sobre a cidade de São Luís serão apresentadas em uma live transmitida diretamente do Teatro Arthur Azevedo, no dia 8, às 20h, pelo canal da Secma no Youtube.

As músicas classificadas são: “Cidade de Luz”, composição de  Gilvan Frazão;  “Francesinha”, de Allysson Ribeiro; “Tamboreiro!”, de Felipe Costa Cruz e Lara Moura; “Minha Bela Ilha”, de Brenda Mendes; “Ilha Encantada”, de Manuel Baião de Dois; “Ilha de Mar”, de Chico Nô; “São Luis Style”, de Emilio Sagaz; “Nossa Ilha”, de Augusto Bastos; “Imã”, de Josefran; e “Pérola Rara”, de Marcelo Chalvinsk.

Os autores das composições agora devem aguardar o contato da Secma para agendamento dos ensaios e o sorteio das apresentações para a live.

 As 10 canções que se apresentarem na live serão submetidas a uma votação popular que definirá quem serão os três primeiros colocados. 

O resultado da votação será revelado no dia 10 de setembro nos canais oficiais da Secretaria de Estado da Cultura.

 “A intenção do governo do Estado com esse festival é, além de homenagear São Luís, dar visibilidade também às composições maranhenses,  fomentar a produção autoral e contribuir financeiramente com o artista ludovicense, que assim como tantos outros, foi prejudicado por causa da pandemia da Covid-19. 

Então, ao mesmo tempo que exaltamos São Luís, suas belezas e seus encantos nesses 409 anos, celebramos também a produção musical ludovicense”, disse o secretário de Estado da Cultura, Anderson Lindoso.

As inscrições para o festival começaram no dia 16 de agosto e se encerraram no dia 27 passado. Ao todo, foram recebidas 140 inscrições e dessas, 10 composições chamaram a atenção da comissão pelas letras, melodias, harmonias, com toque de originalidade.
“Nós tentamos buscar músicas de estilos diferentes, mas que obviamente, falassem de São Luís, suas belezas, sua cultura. As músicas classificadas tem uma variedade de ritmos como reggae, samba, pop, rock, rap, ijexá”, disse Guilherme Junior,  idealizador do concurso,  músico e servidor da Secma, completando que foi difícil selecionar as músicas diante do rico material que foi recebido.

O festival foi idealizado para comemorar o aniversário de 409 anos da cidade de São Luís premiando composições musicais inéditas que utilizassem como tema as belezas e encantos da Ilha do Amor. Foram avaliados critérios como melodia, harmonia, originalidade e criatividade.

Premiação
Além de ter sua música difundida e divulgada em todo o estado, o primeiro lugar do Ilha Bela Festival vai receber o prêmio deR$ 10.000,00,  o segundo colocado R$ 7.000,00, e  o terceiro R$ 5.000,00. Do quarto ao décimo colocado, serão pagas as premiações de R$ 1.000,00.

Músicas selecionadas (em ordem alfabética)
Cidade de Luz – Gilvan Frazão
Francesinha – Allysson Ribeiro
Imã – Josefran
Ilha Encantada – Manuel Baião de Dois
Ilha de Mar – Chico Nô
Minha Bela Ilha –  Brenda Mendes
Nossa Ilha – Augusto Bastos
Pérola Rara –  Marcelo Chalvinsk
São Luis Style – Emilio Sagaz
Tamboreiro – Felipe Costa Cruz e Lara Moura

Fonte: Secma
Foto: Rodrigo Ribeiro

8/26/21

CULTURA: Prorrogado prazo de inscrição em quatro editais da segunda fase da Lei Aldir Blanc no Maranhão

Os editais são  Fomento a Projetos, Produção de Games, Literatura e Artesanato 



A Secretaria de Estado da Cultura (Secma) informou por meio do seu site oficil que foi prorrogado o prazo de inscrições de quatro editais da segunda fase da Lei Aldir Blanc no Maranhão.

Os artistas interessados em participar dos editais Fomento a Projetos, Produção de Games, Literatura e Artesanato – que teriam as inscrições encerradas nesta quinta-feira, 26 – ganharam novo prazo para cadastro de propostas e agora podem efetivar inscrições até às 23h59 do domingo, 29 de agosto.


Esses editais estão entre os 11 novos certames lançados pela Secma, na segunda fase de aplicação de recursos da Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural (Lei n° 14.017/20) no estado.


Os editais estão disponíveis para acesso público no site da Secma (cultura.ma.gov.br), onde constam todas as regras para participação. As premiações vão de R$ 3.000,00 a R$ 80.000,00. As inscrições e cadastros podem ser feitos na plataforma leialdirblanc.secma.ma.gov.br

Conheça um pouco sobre os quatro editais que tiveram inscrições prorrogadas:
Conexão Literatura
O edital tem como objeto a seleção de projetos literários inéditos de escritores maranhenses. Estão sendo disponibilizadas 40 vagas e o valor da premiação é de 15 mil reais.

Conexão Projetos
Esse edital visa produções artísticas inéditas para realização de eventos, com temáticas que tenham relações direta e imediata com a área da cultura.
Serão selecionados 100 projetos de eventos e a premiação é de até R$ 80 mil.

Conexão Games
O edital Conexão Cultural Games vai selecionar e apoiar financeiramente projetos que tenham por objeto a produção de games e produção de conteúdo em AR (Realidade Aumentada) e/ou VR (Realidade Virtual) no Maranhão. Há 10 vagas para esse edital e o valor da premiação é de até R$ 50 mil.

Conexão Artesanato
O Conexão Cultural –Oficina Artesã vai premiar 1.000 propostas de oficinas artísticas inéditas, a serem realizadas por artesãos(ãs), voltadas para o artesanato maranhense, O valor da premiação é de R$ 3 mil.


Da redação 

Fonte: Secma 

Foto: Divulgação/Secma


8/25/21

INCENTIVO - Paratletas de basquete do Maranhão recebem novas cadeiras de rodas; Enquanto isso, Brasil não participa dos Jogos Paraolímpicos de Tóquio na modalidade




A ação esportiva é patrocinada pela Equatorial/MA por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Estado do Maranhão, via Sedel.



Projeto Equipando Guerreiros Aspama recebe doação de cadeiras de rodas


Os Jogos Paralímpicos de Tóquio começaram. A abertura ocorreu nesta terça-feira (24), no Estádio Nacional do Japão, com mensagens de crença na capacidade humana e sobre a necessidade de uma sociedade mais inclusiva.


O Brasil é um dos 162 países que disputam medalhas no evento representado por 236 atletas titulares que vão competir em 20 modalidades. O evento esportivo segue até o dia 5 de setembro.

Os atletas brasileiros participam de 20 das 22 modalidades dos Jogos Paralímpicos de Tóquio. Em 15 delas, 100% deles recebem o Bolsa Atleta. O Brasil só não tem participantes no basquete em cadeira de rodas e no rúgbi em cadeira de rodas. O basquete foi também a grande ausência das Olimpíadas de Tóquio 2020

Na contramão dessa desse jejum esportivo do Basquete em Olimpíadas, a Associação Paradesportiva do Maranhão – ASPAMA, receberá na tarde desta quarta-feira (25) novas cadeiras de rodas adaptadas e padronizadas pelas regras da Federação Internacional de Basquete em Cadeira de Rodas (IWBF), para seus atletas.

A ação esportiva integra o projeto Equipando Guerreiros Aspama, patrocinada pela Equatorial/MA por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Estado do Maranhão, é esportiva fomentado pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, representada pelo Sr. Secretario Estadual Rogerio Cafeteira.

A entrega das cadeiras e da equipagem 2021 aos atletas da equipe Aspama será no Centro Educacional e Social São José Operário CESJO, na avenida 203, nº 100ª, na Cidade Operária , onde ocorrerá uma partida de apresentação.

De acordo com o presidente da Aspama André Goulart Coelho
“o projeto requereu condições para aquisição de cadeira de rodas adaptadas e padronizadas pelas regras da Federação Internacional de Basquete em Cadeira de Rodas (IWBF), a fim de levar esses atletas às várias competições existentes no Brasil, elevando o nível de rendimento e dando-lhes assim, uma melhor condição de participação com equidade”


Momento de confraternização dos paratletas da Aspama 


Sobre a Aspama

A Associação Paradesportiva Maranhão nasceu em outubro de 2013. Fundada por um grupo de vinte atletas, focados em fomentar o esporte em cadeira de rodas no Maranhão, onde a grande maioria desses atletas já praticavam o basquete em cadeira de rodas.

A Aapama é uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos, que atende pessoas com deficiência física e trabalha o paradesporto, nas modalidades de Atletismo, basquete em cadeira de rodas e dança (em implantação).

Atualmente a Aspama também tem a modalidade paratletismo (ambas em plena atividade), tendo cada vez mais êxito em suas participações nas mais diversas competições em nível regional e nacional.

Em seu histórico recente, na modalidade basquete em cadeira de rodas, destacou-se como vice-campeão regional em 2017, realizado na cidade de Teresina-PI, conquista essa que lhe credenciou com o Acesso ao Campeonato Brasileiro da 3ª divisão.

Em seguida, já na 3ª divisão, participou em setembro de 2018, na cidade de Belém-PA, do campeonato brasileiro de basquete em cadeira de rodas, ficando entre os cinco primeiros colocados, garantindo assim, a sua permanência na 3ª divisão.

Ainda no ano de 2018, participou também da II Copa Interestadual de Basquete em Cadeira de Rodas, realizada na cidade Imperatriz - MA, onde foi vice-campeão.

“Vale ressaltar ainda que, apesar das adversidades, a Aspama consegue se destacar nas competições em âmbito nacional e regional, exatamente pelo respeito mútuo e o trabalho em equipe desenvolvido por seus integrantes”, concluiu o presidente da Aspama

Fique por dentro do Basquete em Cadeira de Rodas

Como é disputado?

A cada dois toques de um atleta na cadeira, o jogador deve quicar, arremessar ou passar a bola para um companheiro. São disputados quatro tempos de 10 minutos cada.

Nem todos os atletas usam cadeiras de rodas em seu dia-a-dia, podendo a modalidade ser praticada por atletas andantes, mas que obrigatoriamente jogam sentados. As cadeiras utilizadas em competição costumam ser diferentes das cadeiras usadas no dia a dia.

Na classificação funcional, os atletas são avaliados conforme o comprometimento físico-motor em uma escala de 1 a 4,5. Quanto maior a deficiência, menor a classe. A soma desses números na equipe de cinco pessoas não pode ultrapassar 14.

Na comparação com o basquete olímpico, as dimensões das quadras, altura da cesta e marcações das linhas das quadras são iguais aos adotados nas competições da FIBA.

Quem pode praticar?

Amputados, paralisados cerebrais, lesados medulares, entre outras deficiências físicas.


A modalidade no Brasil?

O basquete em cadeira de rodas é gerido nacionalmente pela Confederação Brasileira de Basquete em Cadeira de Rodas.

Mais informações em www.cbbc.org.br.


Serviço:

Entrega das cadeiras de rodas aos atletas da Aspama.

Data: 25/08/2021

Local: Centro Educacional e Social São José Operário. Cesjo -

Endereço: Av. 203, número 100A - Cidade Operária -


Horário: 16h às 17h30.


Por Uerbet Santos

Fotos: Face book/Aspama



8/20/21

Começa hoje à noite a V Copa AABB Basquete Master




O evento mobilizara cerca de 250 atletas, de 9 agremiações, distribuídos em 28 equipes, por 7 categorias: 5  masculinas 2 femiminas                                                                                                                    


Acontece na noite desta sexta-feira (20), a partir das 19h e se estende até dia 28 de do próximo mês, no ginásio da sede de veraneio da Associação Atlética Banco do Brasil, no Calhau, a abertura oficial da V Copa AABB de Basquete Master.


O evento vai mobilizar cerca de 250 atletas da comunidade máster, conta com a participação de 11 agremiações (AABB, APCEF, AVAB-MA, Batista, BBC Fênix, Escola Técnica, Mab, Moto Clube e Turma), distribuídas por 28 equipes ( 22 do masculino e seis no feminino) em sete categorias: cinco masculinas (35+, 40+, 45+, 50+ e 55+) e duas femininas (35+ e 40+). A arbitragem é de responsabilidade da Liga de Basquete Maranhense – LBM.

Os jogos acontecem sempre as sextas, sábados e domingos. Na rodada inaugural terá dois jogos. Na partida inicial, as 19hm a AVAB-MA joga contra a APCEF. Encerrando o primeiro dia de competição, o Batista 50+, campeão da última edição da Copa em 2019, enfrenta a Escola Técnica Federal do Maranhão.

De acordo com o presidente da AABB, Antônio Félix Sousa Pinto, essa edição da Copa será diferenciada. Pois o evento, terá rígido controle sanitário, dentro e fora das quadras.


“Para seguir as determinações das autoridades sanitárias do Estado do Maranhão em conformidade com Decreto Nº 36.871, de 20/07/2021, do Governo do Estado do Maranhão, criamos nosso protocolo sanitário que deve nortear toda a competição e ser seguido por todos os atletas, profissionais e o público em geral presente ao evento”, disse Felix.
Entre as medias adotadas pela coordenação da V Copa AABB de Basquete Master estão,  "a limitação de plateia de até 100 pessoas, a obrigatoriedade do uso de mascaram durante o período de permanecia nas dependências do Clube (aos jogadores em quadra o uso de máscara é facultativo), distanciamento de segurança mínima de 1,5 m entre o público que estiver acompanhando os jogos, os atletas, antes de entrarem em quadra, devem sempre lavar as mãos ou passar álcool gel, desinfetar o tênis no tapete e não compartilhar objetos de uso pessoal, como: garrafas de água, toalhas, etc. além do cumprimento aos companheiros e adversários que serão feitos com antebraço e punho, entre outras medidas”, detalhou o presidente da AABB.

Basquete máster em alta

Sobre a competição, o coordenador do masculino, Mariano Rangel, destacou que mesmo em meio a pandemia, que ainda assola São Luís, a V Copa AABB já se configura como uma dos principais eventos Master do Maranhão e a maior competição organizada pela AABB em todos os tempo. “Conseguimos mobilizar grande parte da comunidade do basquete máster, do 35+ ao 55+, cerca de 250 atletas. Serão 65 jogos em 7 finais de semanas”, comemorou.


Outro ponto destacado por Mariano, que também é atleta máster, foi o fato de pela primeira vez foram realizadas reuniões remotas com os coordenadores das equipes, a arbitragem, além do congresso técnico, onde foram debatidos os pormenores da competição.

”Vamos fazer o que gostamos, jogar basquete de forma segura, divertida, porém com responsabilidade”, pois desde abriu de 2021 nossa categoria vem realizando competições da melhor maneira possível, valorizando os atletas maranhenses, tanto do masculino quando no feminino e sobretudo fortalecer os laços de amizades e as novas amizades”, conclui a coordenadora do feminino, Carmem Veras.


A rodada deste fim de semana da V Copa AABB de Basquete Master prossegue neste sábado (21) e domingo (22). 
Confira o calendário de jogos!

                                                          


Por Uerbet Santos
Banner e infográfico: Divulgação/AABB
















8/19/21

CULTURA - Prefeitura de São Luís vai recuperar a Fonte do Ribeirão, no Centro Histórico

Os serviços estão programados para serem concluídos em 20 dias. Investimentos como a requalificação da Rua do Giz e as obras do programa Centro Acessível também são realizados na região 




O  prefeito de São Luís, Eduardo Braide, anunciou mais uma obra para potencializar o Centro Histórico da capital maranhense e assinou ordem de serviço para a recuperação da Fonte do Ribeirão. 


Com os serviços, programados para serem concluídos em 20 dias, o importante monumento que faz parte da história da cidade terá toda a sua beleza revitalizada e integra o conjunto de ações que estão sendo realizadas na região para preservar o patrimônio. 

“É uma felicidade muito grande estar assinando esta ordem de serviço hoje, quando é comemorado o Dia Nacional do Patrimônio Cultural. 

A Fonte do Ribeirão guarda boa parte da história da nossa cidade e logo será entregue totalmente recuperada. 

A recuperação da fonte não é uma ação isolada. Estamos com diversos investimentos na região como a requalificação da Rua do Giz e as obras do programa Centro Acessível. 

Também já sorteamos 22 habitações sociais nas ruas do Giz e da Palma, beneficiando mais de 60 pessoas. 

E muitas outras ações serão executadas para preservar nosso Centro Histórico”, assegurou o prefeito Eduardo Braide. 

A ordem de serviço também foi assinada pelos secretários municipais de Urbanismo e Habitação, Bruno Costa; Cultura, Marco Duailibe; e pela presidente da Fundação do Patrimônio Histórico (Fumph), Kátia Bogéa. Participou do ato, o secretário-adjunto de Comunicação, Igor Almeida.



Recuperação
Deteriorada pela ação do tempo e a ausência de cuidados para sua manutenção, atualmente a Fonte do Ribeirão já não apresenta sua beleza por completo. Orçados em, aproximadamente, R$ 80 mil, os serviços de restauro irão transformar esta realidade.

“Faremos a restauração total da fonte com diversos serviços como a pintura, limpeza, recuperação das avarias causadas pela ação do tempo e pelo vandalismo. 

A previsão é que os serviços sejam concluídos em 20 dias e que sejam entregues durante as comemorações de aniversário da nossa cidade”, informou Bruno Costa, titular da Semurh. 

Será feito o preenchimento dos rejuntes danificados das pedras de lioz do piso da fonte e das escadas, que também terão os espelhos dos seus degraus refeitos por causa do avanço das raízes.

Também será feita a pintura de todas as paredes e das carrancas. 
A réplica da estátua de Netuno, no topo da fonte, passará por novo resinamento para manter o aspecto natural, melhorando o aspecto visual e preservando sua integridade. 

A estátua original fica guardada na sede da Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Maranhão (Iphan) no Maranhão, na Rua do Giz. 

Os serviços se estendem também ao entorno da fonte, que receberá melhorias nas calçadas e trocas do meio-fio para alinhamento correto das calçadas. Também serão feitas ações de paisagismo, recomposição dos paralelepípedos e nova iluminação. 

As obras serão executadas pela Semurh em parceria com a Secult e da Fumph, que elaborou o projeto de recuperação.

“A Fonte do Ribeirão tem importância fundamental para a identidade cultural de São Luís e graças à sensibilidade do prefeito Eduardo Braide e ao empenho de toda a gestão passará por obras de recuperação. 

O poder público está fazendo sua parte. Agora a população precisa fazer a sua, se apropriando deste patrimônio e preservando sua história”, comentou Kátia Bogéa, presidente da Fumph.




Fonte do Ribeirão
A Fonte do Ribeirão fica localizada no antigo Sítio do Ribeirão, bairro popular, e era famosa pelas vendedoras de peixe frito com farinha d'água. 

O monumento data do ano 1796 e foi construído pelo tenente-coronel português Dom Fernando Antônio de Noronha, do Conselho de Sua Majestade, que governou o Maranhão entre 1792 e 1798.

 Foi erguida pela necessidade de saneamento e melhoria do serviço de abastecimento de água à população de São Luís. 

Conta-se que suas largas galerias seriam túneis que ligavam as igrejas locais e faziam parte de um labirinto escavado pelos jesuítas, para contrabando de escravos. 

Considerada um dos principais cartões postais de São Luís, a Fonte do Ribeirão é um importante exemplar da arquitetura colonial presente na capital. 

Sua construção, datada do século XVIII, é composta por pedras de cantaria, paredões e biqueiras em bronze que chamam atenção de quem passa pelo local, características que fizeram da estrutura um espaço tombado pelo Iphan desde 1950.

Da redação
Fonte: Secom/Secult
Fotos: Divulgação

8/17/21

CULTURA - Secma abre inscrições para quatro editais da Lei Aldir Blanc


As premiações terão valores que vão de R$ 3,5 mil a R$ 80 mil reais.





Estão abertas desde quinta-feira (12), as inscrições para quatro editais artísticos da segunda fase da Lei Aldir Blanc (Lei n° 14.017/20). Os interessados em serem selecionados nos editais Conexão Projetos, Conexão Games, Conexão Literatura e Conexão Artesanato, terão até o dia 26 de agosto para inscreverem suas propostas.  

Nesta segunda fase da aplicação dos recursos da Lei Aldir Blanc no Maranhão, serão investidos cerca de R$ 27 milhões de reais. Os 11 editais ficaram definidos como Conexão Música; Conexão Culturas Populares e Tradicionais; Conexão Teatro e Circo; Conexão Dança; Conexão Artes Plásticas; Conexão Literatura; Conexão Fotografia; Conexão Projetos; Conexão Games; Conexão Audiovisual e Conexão Artesanato


Elaine Dutra, presidente do ConsecMA, comentou que além de fomentar a cultura, os novos editais visam a preservação da cultura maranhense.

“O setor cultural foi muito danificado com a pandemia e o lançamento destes editais significa, além do apoio aos fazedores de cultura, a preservação, manutenção da nossa cultura”, disse.


Já o secretário de Estado da Cultura, Anderson Lindoso, reforçou que o alinhamento e o trabalho em conjunto com o Fórum e o Conselho de Cultura foram essenciais para que houvessem novos editais, para mais vertentes culturais e que abrangessem todo o estado.

“Nosso objetivo é que os editais não fiquem somente restritos à São Luís, trabalhamos para deixá-los cada vez mais acessíveis. Por isso unimos este trabalho ao ConsecMA e ao Forum, que representa a sociedade civil. 

Temos a certeza que, se não fossem os fazedores de cultura, pressionando pela continuidade da aplicação dos recursos em Brasília, não estaríamos aqui hoje lançando estes editais tão essenciais para a classe artística maranhense”.

Os editais podem ser consultados no site cultura.ma.gov.br. As premiações dos editais terão valores que vão de R$ 3,5 mil a R$ 80 mil reais.

CLIQUE AQUI E CONHEÇA OS EDITAIS DA 2ª FASE DA LEI ALDIR BLANC

Veja o número de vagas e o valor de premiação em cada edital:


Conexão Música: Seleção proposta de produção musical em vídeo

1500 vagas

Valor da premiação: R$ 3.500,00

Conexão Culturas Populares e Tradicionais: seleção de proposta de produção artística em vídeo.

1000 vagas

Valor da premiação: R$ 4.000,00

Conexão Teatro e Circo: seleção de proposta de apresentação teatral e circense.

100 vagas

Valor da premiação: R$ 8.000,00

Conexão Dança: seleção de propostas de apresentação.

100 vagas

Valor da premiação: R$ 8.000,00

Conexão Artes Plásticas: seleção de proposta de produção artística artística voltada à exibição em ambiente virtual.

100 vagas

Valor da premiação: R$ 8.000,00

Conexão Literatura: Seleção de produções literárias inéditas para publicação.

40 vagas

Valor da premiação: R$ 15.000,00

Conexão Fotografia: seleção de conjuntos fotográficos

100 vagas

Valor da premiação: R$ 5.000,00

Conexão Projetos: seleção de projetos de eventos

100 vagas

Valor da premiação: R$ 80.000,00

Conexão Games: seleção de projetos de produção de Games

10 vagas

Valor da premiação: R$ 50.000,00

Conexão Audiovisual: seleção de projetos audiovisuais

80 vagas

Valor da premiação: R$ 10.000,00

Conexão Artesanato: seleção de propostas de oficinas de artesanato

1000 vagas

Valor da premiação: R$ 3.000,00




Da redação

Fonte: Secma

Foto: Divulgação/Secma








CULTURA - Estão abertas até 27 de agosto as inscrições para o Ilha Bela Festival; Edital vai premiar músicas inéditas sobre a cidade de São Luís


Os compositores selecionados receberam prêmios em dinheiro que vão de R$ 1 mil até R$ 10 mil







Para comemorar o aniversário de 409 anos da cidade de São Luís, celebrado no próximo dia 8 de setembro, a Secretaria de Estado da Cultura (Secma) vai realizar o primeiro festival de música especialmente dedicado à capital maranhense. 

Na última quinta-feira (12), foi lançado o edital do Ilha Bela Festival, concurso artístico que vai premiar composições musicais inéditas que tenham como tema as belezas e encantos da ‘Ilha do Amor’.

Serão selecionadas e premiadas 10 canções autorais originais que celebrem em suas letras detalhes da riqueza cultural que fizeram da São Luís quadricentenária, cidade patrimônio da humanidade.

Podem participar qualquer pessoa física, maior de 14 anos, que mantenha residência ou domicílio no município de São Luís do Maranhão. As inscrições serão gratuitas e poderão ser realizadas de 16 a 27 de agosto de 2021, exclusivamente via e-mail no endereço ilhabelafestival@secma.ma.gov.br.

BAIXE AQUI O FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

BAIXE AQUI O FORMULÁRIO DE RECURSO

Os compositores selecionados receberam prêmios em dinheiro que vão de R$ 1 mil até R$ 10 mil – do 10º ao 4º colocado serão pagos prêmios em dinheiro no valor de R$ 1 mil; o terceiro recebe R$ 5 mil; o segundo colocado R$ 7mil e ao vencedor será pago a quantia de R$ 10 mil.

Serão aceitas composições em qualquer gênero ou estilo musical, desde que as criações musicais ainda não tenham sido objeto de comunicação ou transmissão ao público e que as letras estejam escritas no idioma português e obrigatoriamente falem sobre São Luís.

Só será permitida uma inscrição por proponente, mas o autor da música poderá indicar um intérprete para apresentar sua criação.

Inscrição e seleção


Para participar, os interessados deverão apresentar comprovante de residência dos últimos três meses e preencher Formulário de Inscrição onde deverão constar: o link da música no YouTube (exclusivo para o Ilha Bela Festival, o link deverá ser mantido ativo e em modo ‘Não Listado’), a Letra da Música (nos formatos PDF ou JPG) e declaração de música autoral (no caso de composição em parceria, anexar declaração conjunta de todos os compositores).

Os candidatos menores de 18 anos também deverão anexar declaração de autorização dos pais ou responsáveis.

Serão avaliados critérios como melodia, harmonia, originalidade e criatividade. A primeira etapa consiste na seleção das 10 melhores canções inéditas.

Os autores das dez canções selecionadas pela comissão de seleção deverão apresentar suas músicas em uma live a ser realizada no Teatro Arthur Azevedo, no dia 8 de agosto, data da fundação de São Luís.

As 10 canções que se apresentarem na live serão submetidas à votação popular, que definirá quem serão os três primeiros colocados.



O Teatro Arthur Azevedo será o palco da live 
das 10 músicas selecionadas no edital Ilha Bela Festival



Novos ‘clássicos’


Estratégia que integra o conjunto de ações do Governo do Maranhão em comemoração ao 409º aniversário de São Luís, o Ilha Bela Festival também engloba o conjunto de iniciativas estaduais que visam mitigar os impactos econômicos e sociais da pandemia de Covid-19 entre a classe artística.

Mas de acordo com o idealizador do concurso, o músico e servidor da Secma, Guilherme Júnior, o Ilha Bela Festival tem ainda outra missão: revelar obras que passem a fazer parte do cancioneiro popular ludovicense.

“São Luís tem grandes atrativos culturais e um belo patrimônio histórico, então é muito fácil trazê-la em versos e canções, tanto que já existem muitas canções que retratam a nossa cidade. Uma delas é “Ilha Bela”, do pernambucano Carlinho Veloz, que adotou São Luís como lar. A intenção desse projeto é trazer mais canções com as quais as pessoas também possam se identificar com a Ilha e com a música local, que é muito forte e diversificada. Cada vez que se possa cantar São Luís por meio de versos e poesias, o ludovicense vai agradecer e se identificar cada vez mais com a sua cidade”, sublinha Guilherme Júnior.


CONFIRA AQUI A ÍNTEGRA DO EDITAL



Da redação

Fonte: Secma

Fotos: Divulgação/Secma

8/16/21

Implantação de QR Code nos monumentos públicos é um dos desafios da diretoria eleita do IHGM



O historiador Euges Lima é eleito pela 3ª vez presidente do Instituto.



Nova diretoria do IHGM. Novos desafios 
 Foto: Divulgação/IHGM


Foi eleita na última quinta-feira (12), a nova diretoria Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM) para o biênio 2021/2023. o IHGM é uma das Instituições mais tradicionais do estado do Maranhão no campo cultural, fundado em 1925, por Antônio Lopes (patrono da chapa vencedora) e uma plêiade de notáveis. Quase centenário, o Instituto completará 96 anos de fundação em 20 de novembro próximo.


A eleição transcorreu num clima de normalidade. Além da votação presencial, sendo cumpridos todos os protocolos sanitários contra a Covid-19, os membros do IHGM, também tiveram a oportunidade de votar à distância, por meios de dispositivos eletrônicos, a exemplo de e-mail e WhatsApp.

Logo após a apuração dos resultados às 18 horas, o presidente da Assembleia Geral, o historiador Jhonatan Almada, proclamou o resultado dos eleitos, sendo vencedora a Chapa 1 (Antônio Lopes), encabeçada pelos membros efetivos, o historiador Euges Lima (candidato à presidente) e o pesquisador Washington Cantanhede (candidato à vice). A Chapa 1 obteve a maioria dos votos válidos.

Após a proclamação dos resultados, o administrador temporário e membro efetivo do IHGM, professor Dr. Natalino Salgado Filho, empossou os membros da nova diretoria, encerrando-se assim o processo eleitoral.

Esta é a terceira vez que o historiador Euges Lima é eleito para presidir o IHGM, foi presidente anteriormente nas gestões 2014/2016 e 2016/2018 e à época, imprimiu um ritmo dinâmico e arrojado na administração da entidade, projetando o Instituto Histórico.

“Vamos para mais essa missão à frente do nosso querido IHGM, estou mais experiente, e acreditamos que podemos fazer muito mais pelo Instituto. Estamos com uma diretoria muito competente e com muitas propostas e projetos interessantes”, destacou o novo presidente do Instituto Histórico.

Propostas e projetos


Entre as propostas apresentados pela diretoria eleita do IHGM para o biênio 2021/2023, destaque para o projeto de "QR Code nos monumentos públicos". Cidades turísticas como Rio de Janeiro-RJ e Salvador-BA, já utilizam dessa ferramenta tecnológica, que por meio de celular que permite a leitura das informações históricas sobre os monumentos públicos.

A nova direção da IHGM pretende também, dar continuidade ao projeto “Códices de Alcântara”, iniciado em 2017 com a restauração de três livros dos séculos 18 e 19. Nessa nova fase, os documentos serão transcritos e publicados.

“Nosso desafio agora é pôr em prática nossos projetos e propostas tanto para os membros do IHGM quanto para sociedade maranhense, até porque o IHGM é uma instituição de utilidade pública estadual e municipal com forte tradição no estudo e pesquisa da história e geografia do Maranhão, bem como na defesa e proteção do patrimônio histórico estadual”, pontuou Euges Lima.


Confira como ficou composta a nova diretoria e Conselho Fiscal da Gestão Antônio Lopes (2021/2022)


Presidente: Euges Lima

Vice-Presidente: Washington Cantanhede

1º. Secretário: Jadson Gonçalves

2º. Secretário: Raimundo Costa

1º. Tesoureiro: Josiel Ferreira

2º. Tesoureiro: Antônio Guimarães de Oliveira

Diretor de Patrimônio: Clores Holanda S

Diretor de Divulgação: José Almeida

Conselho Fiscal:

Efetivos:

Ronald dos Santos

Raul Eduardo de Canedo Vieira da Silva

Ruy Palhano

Suplentes

José Márcio Leite

Francisco Roberto Brandão Ferreira

Joseh Carlos de Araújo



Por Uerbet Santos

Foto: Divulgação/IHGM

8/14/21

Os amigos de Bamba realizam a IV edição da mistura que deu certo: “Forreggae”



O evento acontece neste sábado (14), data da canonização de São Maximiliano Koube, pioneiro na comunicação e devoto de Nossa Senhora.






"Reunir em um mesmo palco apresentações de forró e reggae. Tudo juntinho e misturado para dançar bem coladinho e com isso, fortalecer o cenário cultural popular maranhense ao valorizar os artistas e apreciadores destes gêneros musicais". 

 

Essa é a essência do “Forreggae”, realizado por um grupo de amigos do músico José Raimundo, o popular Bamba, idealizador do evento, com apoio da Malharia Fios & Pontos, Centro Internacional de Idiomas – CII, Vereador Marcial Lima, Potência Solar e Norrau.com Conexão Corporativa.

O IV Forregue acontece neste sábado (14), a partir das 17h, na Vila Gorete , no bairro Camboa. De acordo com Bamba, a edição 2021 do Forreggae está mais robusta.

 

“Em função das medidas de isolamento social, decorrente da Pandemia, a no passado fizemos virtualmente, mais agora, será presencial, seguindo todos os protocolos de segurança necessários”,


O diretor artístico do evento informou que a programação contará a participação de vários artistas maranhenses, entre eles, dos cantores de reggae Henrique Veras & Felipe Lisboa, . Eliésio do Acordeon, Dunna pra Cutucar, Robson Garcia, Mário Garcez, o Pianista Dom Renato, o violonista Ronico do Rancho, Cariru, Tadeu Cardoso, o cordelista  Paulinho Nó Cego e Bamba e convidados

Artes Plásticas







O artista plástico Fernando Almeida (foto) também participa do evento. Quem passar pelo Viaduto  da Camboa pode apreciar sua arte viva e vibrante , com representações de embarcações à beira-mar e os casarios ao fundo.


O IV Forreggae homenageia o santo Maximiliano Kolbe, pioneiro da comunicação e devoto de Nossa Senhora


O Produtor cultural Bamba revelou que a data escolhida para a realização do evento (14 de agosto) é uma homenagem a Raimundo Kolbe, santo canonizado nessa data, concidentemente, a mesma data de nascimento do músico maranhense.

De origem polonesa, Kolbe nasceu em 1894. É considerado empreendedor na área de comunicação. Foi ordenado padre adotou o nome de Maximiliano Kolbe, teve a sua trajetória marcada pela devoção a Nossa Senhora e a missão de evangelizar por meio da comunicação escrita e também pelo rádio.

Bamba. O operário da arte


A experiência musical de Bamba é vasta. Em sua bagagem musical inclui parcerias com Oberdan Oliveira, Eliesio do Acordeon, Augusto Bastos, Uilmar Cavalcante, os saudosos Gerson da Conceição e Godô (seu irmão), Nonato Souza, Timba entre outros.

“Eu não me considero um artista e sim um operário dessa arte e a minha modesta pretensão é levar essa arte para as periferias e fazer os jovens se interessarem para terem uma nova visão da vida”, pontuou Bamba, que atualmente integra o grupo de forró pé de serra Baião do Mara, no qual toca triangulo e vocal, com Robson Garcia (violão e voz), Gegê do Acordeon e Altemir Baia (Zabumba}


Trajetória artística


Em sua trajetória artística, constam músicas de sua autoria gravadas pelos amigos: Carlinhos Veloz, Negra Jane,Tony Soubler, Carlos Bergue e Eliesio do Acordeon. Este por exemplo, gravou um dos sucessos de Bamba, a música “Vida de aventureiro”, que apresentara em sua participação no IV Forreggae.

Um exemplo da sua diversidade musical está no CD gravado em 2016, “ Miolo de Pote”, onde exercita sua poética em hilariantes marchinhas de carnaval que caíram no gosto popular, disponível no YouTube: 

A mistura começa pra valer, quando subir ao palco o cantor e compositor de reggae Henrique Veras em parceria com Felipe Lisboa. Os regueiros vão brindar o público presente na Vila Gorete com seu leque musical de “pedras” influenciados pelos internacionais Jimmy Cliff, Jacob Miller, Bob Marley e Peter Tosh e também inspirado nos cantores e bandas da terra, como "Santa Cruz", "Tribo de Jah", o saudoso Gerson da Conceição, "Mystical Roots", entre outros.



Serviço:

Evento: IV Forreggae.

Local: Vila Gorete - Camboa

Horário: a partir das 17h

Endereço: Próximo ao Viaduto da Camboa

Entrada franca:


Por Uerbet Santos

Banner: Norrau.com

Fotos: Divulgação/ Forreggae

8/09/21

FINAIS LBF - Com 22 pontos de Vitória, catarinenses vencem Sampaio Basquete na prorrogação e garantem vaga inédita na decisão

KTO/Blumenau e Ituano Basquete disputam o título da Liga.



Decisão inédita na LBF 2021! Neste domingo (8), no ginásio Costa Rodrigues, em São Luís do Maranhão,   o KTO/Blumenau derrotou o Sampaio Basquete por 84 a 79, na prorrogação (70 a 70 no tempo regulamentar), fechou a série semifinal em 2 a 0 e garantiu a vaga inédita para a decisão – vai enfrentar o Ituano Basquete pelo título.

Ambas as equipes disputam pela primeira vez uma final de LBF. As catarinenses ,  passaran por muitas  dificuldades na sua trajetória rumo à final. Perderam  duas partidas  por WO, devido suas atletas testarem positivo para a Covid-19.

Mas as  comandadas de João Camargo deram a volta por cima e no jogo contra as maranhenses, contaram com uma atuação imponente de Vitória Marcelino, autora de 22 pontos, com 83% de aproveitamento geral nos arremessos – vencedora do troféu GOL Linhas Aéreas de Melhor Jogadora da Partida.



Estou extremamente feliz pela classificação na final. Nosso time foi muito guerreiro, somos merecedoras. O time do Sampaio está de parabéns pelo campeonato, foi uma série dura e sabíamos disso”, disse a MVP da partida, campeã da LBF, em 2019, pela Bolívia Querida.

Mariana Camargo e Leila fizeram 12 pontos cada para o KTO/Blumenau, que também teve 10 assistências de Cacá.

Para o Sampaio, a norte-americana Katrina Pardee foi a cestinha do jogo com 25 pontos.




Tati Pacheco adicionou outros 13 e Débora encerrou a temporada com um duplo-duplo de 10 pontos e 10 assistências.

Após a derrota, pelo Twitter oficial  do clube, a diretoria do Tubarão anunciou o fim de temporada para o Sampaio Basquete, agradeceu a torcida e parabenizou as catarinenses pela campanha.



"No esporte se ganha e se perde. Hoje perdemos. Faz parte. Agradecemos a todos pela torcida e parabenizamos a bela equipe do @BlumenauBFB pela ótima temporada. Boa sorte na finais da @LBF_Oficial. Nos vemos na próxima temporada!", concluiu o tweet

"Agora é continuar trabalhando e focar na próxima série, vai ser uma bela final!”,  concluiu Vitória Marcelino.

Decisão sem equipes do Nordeste

Pela primeira vez, entre 2013 e 2019, o Nordeste não terá um representante na final da LBF. A região  já têm  três  títulos conquistados: Sporte Recife-PE (2013) e Sampaio Basquete (2015/16 e 2019);; Quatro vice-campeonatos: Sporte Recife-PE (2013/14), América-PE ( 2014/15); Uninasssu (2016/17) e Sampaio Basquete (2018).

A decisão inédita começa no próximo domingo,15, às 14 horas, com transmissão ao vivo da TV Cultura e Raio X da partida neste canal. 

O playoff pode ter até cinco partidaa. O Ituano Basquete , como primeiro classificado,  será  o mandante nos dois primeiros jogos  e fará um.possível 5º jogo também em casa.

A tabela completa dos jogos será divulgada nesta segunda-feira (9).

Parciais (Sampaio X Blumenau)
1ºQ: 16 X 13
2ºQ:  18 X 19
3ºQ:  21 X 14
4ºQ:  15 X 24
Placar no tempo normal: 70 X 70

P1:  9 X 14

Placar Final: 79 X 84

Por Uerbet Santos
Fonte: Assessoria LBF
Fotos: Ronald Felipe/Sampaio Basquete

8/08/21

Olimpíada: nervosismo atrapalha, Brasil perde para os EUA e fica com a prata no vôlei feminino

As norte-americanas  ganham título inédito 


A prata  teve gosto de ouro para a seleção brasileira feminina de vôlei. A equipe perdeu para as favoritas dos Estados Unidos por 3 sets a 0 (parciais de 25/21, 25/20 e 25/14) na decisão dos Jogos Olímpicos de Tóquio, na  madrugada de sábado para domingo, na Ariake Arena, e ficou com a prata.

Nervoso, o time de José Roberto Guimarães, desfalcado de uma oposta, já que Tandara foi desligada da equipe por flagra em exame anti-doping, errou muito na partida e viu as norte-americanas em grande noite dominarem o jogo de ponta a ponta.

Mesmo com a prata, as meninas brasileiras terminam como a única equipe de vôlei do Brasil a subir no pódio no Japão. 

Na véspera, a seleção masculina perdeu a partida que valia o bronze para a Argentina. Esse é o primeiro ouro olímpico da equipe dos Estados Unidos, a atual número um do mundo.

Nas duas últimas vezes que foram a finais olímpicas, as norte-americanas foram derrotadas justamente pelas brasileiras, em Pequim-2008 e Londres-2012. 

Neste ano, a equipe vinha com o status de time a ser batido. Já haviam derrotado as brasileiras na final da Liga das Nações e eliminaram a poderosa Sérvia — que ficou com o bronze — para chegar na decisão.

Desde o início, a seleção brasileira mostrou nervosismo. Errou muitas bolas, inclusive saques não forçados e tempos de bola de levantamentos.

 Rosamaria, que havia sido destaque nos dois jogos anteriores, foi bem marcada e não obteve o mesmo desempenho. 

Gabi foi a responsáveis pelos principais ataques brasileiros na partida, mas não foi suficiente para mudar o momento do jogo.

Entre os principais problemas brasileiros estavam a defesa norte-americana — o bloqueio, em especial — e as dificuldades no passe. 

Com todo o esforço de Rosamaria, Garay e Gabi, a equipe dos Estados Unidos buscavam bolas incríveis e promoviam grandes rallys.

Nos dois últimos sets, Zé Roberto tentou lançar mão da capitã Natália, que vinha sendo inserida no time aos poucos ao longo dos Jogos, quando ainda se recuperava de lesão. 

A experiente jogadora conseguiu explorar bloqueios e virar algumas bolas, mas a superioridade norte-americana era nítida. Medalha de ouro inédita e merecida para as atuais  líderes do volei mundial.

Da redação 
Fonte: Extra 
Foto: Reprodução /SporTV 

8/07/21

Olimpíadas: Brasil vence a Espanha na prorrogação com gol de Malcom e é bicampeão


O Brasil é bicampeão olímpico no futebol masculino. 



Jogando no Estádio Internacional de Yokohama, a 'casa do futebol brasileiro' no Japão, a seleção olímpica bateu a Espanha por 2 a 1 na prorrogação com gol decisivo de Malcom e conquistou a medalha de ouro na Olimpíada de Tóquio.

Superada na decisão, a Fúria ficou com a prata, e o bronze da modalidade ficou com o México. Os gols brasileiros foram marcados por Matheus Cunha e Malcom. Oyarzabal fez o espanhol.


Da redação 
Foto/montagem: SporTV

Atleta do Flamengo, Isaquias Queiroz é ouro na canoagem de velocidade

Baiano venceu prova do C1 1000 m na Olimpíada de Tóquio



Isaquias Queiroz fez história na noite desta sexta-feira (6) no Canal Sea Forest. O baiano faturou a medalha de ouro na prova do C1 1000 metros (m) da canoagem de velocidade na Olimpíada de Tóquio (Japão).

4min04s408. O chinês Hao Liu ficou com a medalha de prata com 4min05s724. O bronze foi para Serghei Tarnovschi, da República da Moldavia, com o tempo de 4min06s069.

Essa é a 4ª medalha do atleta baiano na história das Olimpíadas. Nos Jogos de 2016 (Rio de Janeiro), ele já havia faturado duas pratas, no C1 1000 m e no C2 1000 m, e o bronze no C1 200 m. 

Agora o baiano se iguala ao líbero Serginho e ao nadador Gustavo Borges, dupla que também tem quatro medalhas olímpicas na carreira.

Confira os momentos finais da vitória dourada na canoagem de Isaquias Queiroz 


Da redação
Foto/Video : Reprodução SporTV

É OOOUROOOO!

Hebert Conceição aplica nocaute salvador espetacular no 3º round e vence medalha de ouro de forma épica no boxe 

8/02/21

ARTIGO – Nauro Machado: a Nau e o Machado da poesia maranhense



Se vivo fora, o poeta Nauro Machado completaria, nesta segunda-feira (2/8), 86 anos. O poeta morreu em 28 de novembro de 2015, após realizar uma cirurgia no intestino, mas sua poesia continua latente, densa, tirando a machadadas, lascas da alma humana e do seu eu com sua visão poética, critica e questionadora do mundo.








No acervo da sua nau, navegam 37 livros publicados., ora na calmaria do seu lirismo, ora no mar revolto dos seus aforismas em sonetos que revelam no horizonte do seu pensar, o amargo tom crepuscular dos poetas malditos.

Entre suas publicações, destaques para “A Travessia do Ródano” (1997); “Túnica de Ecos” (1999); “Jardim de Infância” (2000); “Nau de Urano” (2002); e “A Rocha e Rosca" (2003). O livro de 2002 é também uma antologia que reúne mais de 800 sonetos.

De acordo com o então presidente da Academia Maranhense de Letras Benedito Buzar, Nauro relutava em ser um imortal da Academia. A última dessas recusas de Nauro, foi para ocupar a cadeira pertencente ao poeta José Chagas. 

Essa aversão a imortalidade é reflexo de como o escritor tratava a morte, enquanto tema de sua poética. Para ele, sua poesia era imortal, ele não.

No poema Fim de linha”, publicado no livro intitulado “Opus da Agonia”, em 1986, pela editora Record-Ricarte (RJ), deixa claro sua relação consciente com a morte:


“Eu quisera morrer eternamente,

sentindo o sopro de invisível vento.

Viver o mundo na palavra ausente.

Morrer na eternidade o seu momento".


*Confira no final do artigo o poema “Fim de Linha”, na Íntegra.


Segundo o amigo de décadas, o também poeta José Maria do Nascimento, Nauro tratava a morte com humor no seu dia a dia e isso refletia na tranquilidade e leveza com que ele abordava essa temática na sua obra.

“Quando eu morava em Recife, Nauro foi me visitar. Pegamos o elevador, eu morava no nono andar, e quando chegamos no meu apartamento ele olhou para a janela e disse que ela era ideal para um suicídio (risos)”, disse.



Na visão do pesquisador maranhense e membro da Associação Nacional de Escritores, Antônio Lisboa Carvalho de Miranda, alguns trechos do livro “A Rocha e a Rosca” (2003), deixam latentes a reflexão metafísica do poeta [Nauro Machado] acerca da consciência da morte. Uma espécie de digressão sobre a morte anunciada, num tom pessimista: "de uma alma que é enfim ninguém" (p. 33).

Antônio Miranda relata ainda que o poeta não se detém da confissão mais áspera: "Vendo um morto, eu me vejo!" (p. 37).



Nesta segunda (2 ),é celebrado  o nascimento de Nauro Machado. Cá estivesse, talvez não ficasse eufórico com as festividades em seu entorno. Essa amarga alegoria, está presente no poema “Aniversário”, que integra o livro “Canções de roda nos pés da noite”, de 2016, uma coletânea de poemas infantis, onde o poeta demostra a falta de alegria e a solidão nos finais das festas de aniversário.

“Nenhuma alegria resta
ou sequer nenhuma queixa:
estou sozinho na festa
onde ninguém mais festeja.

Nada espero de ninguém,
pois nada me faltará:
já abri a porta e disse amém
para a infância que é o meu lar.

Do silencio como um rato
roedor dos próprios restos,
nenhuma vida mais resta
no vazio desses quartos.

Sequer a luz pelas frestas
das suas cegas vidraças
acende as velas sem festa
na tranca escura das traças“.

Esse sentimento de vazio pela falta da alegria na festa, descrito por Nauro, remete a elegância filosófica de um dos heterônimos de Fernando Pessoa (Álvaro Campos), presente no poema “No tempo em que festejavam o dia dos meus anos”, quando o poeta português, em contraponto ao poema de Nauro, tira da algibeira uma felicidade presente da sua infância, mas ausente na sua vida adulta:

“No tempo em que festejavam o dia dos meus anos,

Eu era feliz e ninguém estava morto.

Na casa antiga, até eu fazer anos era uma tradição de há séculos,

E a alegria de todos, e a minha, estava certa com uma religião qualquer”.


Confira aqui o vídeo com a integra do poema de Fernando Pessoa!




Ao navegarmos pela vida e obra de Nauro Machado, nos deparamos com seus delírios poéticos que retratam bem sua inquietude ao mirar-se no espelho do seu eu. 

Dono de um lirismo vigoroso, Nauro é atento observador do espetáculo do mundo. 

E, como todo bom poeta, não se deixa enredar nas cordas da ilusão. Quem sabe por isso, o poeta e ensaísta Ricardo Leão entenda que na obra singular desse maranhense existem "traços de reflexão existencial angustiada e violenta que encontra poucas comparações na lírica de língua portuguesa".

Essa reflexão existencial de Nauro está presente, figurada nas ladainhas, no poema “Prece à Boca da Minh'Alma", do livro “Eterno Indeferido” (1971), onde ele expõe a metamorfose da alma.


“Não te transformes em bicho,
ó forma incorpórea minha,
só porque animal capricho
perdeu o humano que eu tinha.

Guarda, do animal, o alheio
esquecimento. E somente.
Mas lembra aquele outro seio
que te nutriu a boca e a mente.

E recorda, sobretudo,
que não babas ou engatinhas,
a não ser quando te escuto
pelos becos, dentre as vinhas.

Vive como um homem morre:
em solidão e na esperança.
guardando a fé que socorre
em mim, sem velho, a criança.

Mas não te tornes em bicho,
nem percas o ser humano,
só porque a tara (ou o capricho)
deu-me este existir insano”.



No universo “Nauroniano”, a busca por respostas é uma constante. Seu clamor poético é inebriado por trocas de posturas, que desembocam em um emaranhado de verdades que sempre são ditas nas  linhas e entrelinhas dos seus sonetos. 

Ele parece fazer um tratado comercial consigo e com todos os entes que o cercam. Tal desconstrução narrativa, é nítida no poema “Balança Comercial”, do livro “O Signo das Tetas” (1984).


“Troco sóis pelas naus,
os sãos pelos loucos troco,
na embriaguez com que soco
minha fúria no meu caos.

Tudo é uma questão de troca:
noves fora, restam nove,
até que outro alguém nos prove
que Deus é um dente sem broca,

que Deus é um maxilar
independente do alvéolo
tal como independente é o
ser do seu próprio estar.

Onde estamos não nos cabe,
onde estamos não comporta
a nossa alma que é uma morta
que do corpo nada sabe.

Ó desejo para fora
a romper-nos desde o dentro!
Ah, sairmos do nosso centro
para sempre e desde agora!

Abandonarmos casca e ovo,
abandonarmos a casca,
é um desejo que nos lasca
para quebrar-nos de novo.

Sermos gema, sem ser clara!
Sermos o Ser que É, não o que é
uma coisa chã e qualquer
nesta cara, a mesma cara!

Termos olhos, que são dois,
termos olhos, só dois a esmo:
troco tudo por uns bois
e até a alma comigo mesmo!

Troco tudo, como troco,
se trocar eu me pudera,
esta verdade quimera
do sonho com que me soco”.


Nauro e sua Obra

Autodidata em artes e filosofia, Nauro Machado se dedicou à poesia de questionamento sobre a essência do ser humano e seu destino, sua produção revelou lirismo e reflexões existenciais de elementos em sua volta. 

Já teve obras traduzidas para o inglês, francês e alemão e recebeu vários prêmios, inclusive da Academia Brasileira de Letras e da União Brasileira de Escritores. Recebeu ainda o título honorífico Doutor Honoris Causa, da Universidade Federal do Maranhão-UFMA.


A boêmia é parte do quotidiano de Nauro, como de muitos de nossos poetas. Na realidade ela faz parte de uma angústia, de sua necessidade do divino — como revela no título do seu último livro publicado em vida, “O Baldio som de Deus”. A busca por Deus é uma constante que atravessa sua obra.

O livro foi lançado no dia 25 de setembro de 2015, na casa onde ele morou cerca de 30 anos, na Rua dos Prazeres, no centro da cidade. 

Na obra, o poeta maranhense traz 240 poemas ilustrados por desenhos de João Sanches e falam sobre a solidão e a morte; a cidade, o povo pobre e a multiplicidade de Zeus.

Durante o lançamento, em entrevista ao O Estado, o poeta comentou que o livro (O baldio som de Deus) seria o último que lançaria em vida e revelou que  tinha cinco livros inéditos - um deles com mais de 5 mil versos escritos. 

“Aos 80 anos, eu prefiro ficar recluso na solidão que sempre amei e a quem há muitos anos chamo de mãe. Estas obras inéditas, depois que eu morrer, talvez alguém se interesse e lance”, Declarou Nauro.



Para a esposa, Arlete Nogueira da Cruz, e seu filho, Frederico Machado,Nauro Machado espalhou na terra uma vida de significados e isso sim, é a eternidade”.



*FIM DE LINHA

Desdobrando o cadáver que me abjeta

do nascimento à podre morte minha,

linha sem reta, pois que dupla reta

me faz e refaz de uma mesma linha,



tomando após a forma de uma ausência

feita e acrescida dos meus próprios braços,

fazer-me posso em lúcida demência,

cérebro enfim do tempo e dos espaços.



Fazer-me posso na amêndoa em trevo

da hora pública em que sou levado

e em que a dizer-me tanto ainda devo

para alcançar-me, longe do meu nado:



"eu quisera morrer eternamente,

sentindo o sopro de invisível vento.

Viver o mundo na palavra ausente.

Morrer na eternidade o seu momento."




Por Uerbet Santos

Foto: Divulgação/Internet







8/01/21

LBF 2021 - Em jogo decidido no segundo final, KTO/Blumenau leva a melhor contra o Sampaio Basquete e abre 1 a 0 na semifinal melhor de três

Jogando em casa na noite deste sábado (31), o KTO/Blumenau venceu o Sampaio Basquete por 65 a 63 e saiu na frente na série semifinal da LBF 2021. 



O triunfo no ginásio Galegão, em Blumenau (SC) foi o primeiro da equipe em semifinais na história da LBF e a primeira vez que vence o Sampaio Basquete em dez confrontos.

E o principal destaque do jogo foi Cacá. A armadora foi a cestinha da noite – ao lado de Gil, do Sampaio -, com 17 pontos, mas também teve 8 assistências, 6 rebotes, 4 roubos de bola e 26 de eficiência para levar o troféu GOL Linhas Aéreas de Melhor Jogadora da Partida.

Outros nomes do jogo foram Vitória Marcelino, com 13 pontos para o time local; Tati Pacheco, com 13 pontos e 8 rebotes para o Sampaio; e Débora Costa, que esteve muito próxima de um triplo-duplo, com 11 pontos, 9 rebotes e 9 assistências.

Parciais
KTO/Blumenau x Sampaio Basquete
1ºQ 18 X 22
2ºQ 15 X 13
3ºQ 20 X 17
4ºQ 12 X 11

Próximo jogo
No próximo domingo (8), a série vai para São Luís, onde os times jogam no ginásio Costa Rodrigues às 14 horas, com transmissão ao vivo da TV Cultura e Raio X da psrtida neste canal.

Outra Semi
Já neste domingo (1), Vera Cruz Campinas e Ituano Basquete abrem a outra semifinal em Campinas, às 14 horas, com transmissão ao vivo da TV Cultura.

Da redação 
Foto: Vitor Bett/KTO Blumenau
Fonte; LBF

7/21/21

Finais da NBA: Bucks vencem Suns com 50 pontos de Antetokounmpo e são campeões; Grego dedicou o título às crianças


O grego teve 50 pontos, 14 rebotes e cinco tocos na vitória por 105 a 98, que culminou com título dos Bucks, fechando a série  melhor de 7 em 4 a 2  após sair perdendo por 2 a 0.




A "aberração grega", levou o troféu de MVP das finai e se tornou o primeiro atleta da história com esses números em uma partida das Finais.

Em entrevista após a partida, Giannis dedicou a conquista às crianças que precisam acreditar em seus sonhos, além de dar uma cutucada em quem não acreditou em sua capacidade.


“Isso deve fazer cada criança acreditar em seus sonhos. Não deixe ninguém dizer que você não consegue fazer algo. As pessoas disseram que eu não conseguia acertar os lances livres. E eu acertei meus lances livres hoje”, disse, brincando em sequência.

“Eu estou só brincando. Na verdade, eu não estou. Eu sou o campeão”, finalizou o astro.



Ao longo da partida,
Antetokounmpo acertou 17 dos 19 lances livres que chutou, com seus erros ocorrendo somente no último quarto.

Giannis, que ganhou o prêmio de forma unânime nesta terça, se torna apenas o terceiro estrangeiro em toda a história da NBA a ser eleito o MVP de uma série das Finais.

Os outros dois foram Tony Parker, do San Antonio Spurs, que conseguiu o feito na decisão de 2007 com o título diante dos Cavaliers de LeBron James, e Dirk Nowitzki, em 2011, pelos Mavs contra o Miami Heat.


Veja como foi a atuação antológica de 50 pontos do grego no Jogo 6 das Finais. Bucks venceram por 105 a 98 e conquistaram o título da NBA


Fonte: ESPN
Foto: Antetokounmpo celebra título da NBA por Joe Murphy/NBAE via Getty Images