8/14/21

Os amigos de Bamba realizam a IV edição da mistura que deu certo: “Forreggae”



O evento acontece neste sábado (14), data da canonização de São Maximiliano Koube, pioneiro na comunicação e devoto de Nossa Senhora.






"Reunir em um mesmo palco apresentações de forró e reggae. Tudo juntinho e misturado para dançar bem coladinho e com isso, fortalecer o cenário cultural popular maranhense ao valorizar os artistas e apreciadores destes gêneros musicais". 

 

Essa é a essência do “Forreggae”, realizado por um grupo de amigos do músico José Raimundo, o popular Bamba, idealizador do evento, com apoio da Malharia Fios & Pontos, Centro Internacional de Idiomas – CII, Vereador Marcial Lima, Potência Solar e Norrau.com Conexão Corporativa.

O IV Forregue acontece neste sábado (14), a partir das 17h, na Vila Gorete , no bairro Camboa. De acordo com Bamba, a edição 2021 do Forreggae está mais robusta.

 

“Em função das medidas de isolamento social, decorrente da Pandemia, a no passado fizemos virtualmente, mais agora, será presencial, seguindo todos os protocolos de segurança necessários”,


O diretor artístico do evento informou que a programação contará a participação de vários artistas maranhenses, entre eles, dos cantores de reggae Henrique Veras & Felipe Lisboa, . Eliésio do Acordeon, Dunna pra Cutucar, Robson Garcia, Mário Garcez, o Pianista Dom Renato, o violonista Ronico do Rancho, Cariru, Tadeu Cardoso, o cordelista  Paulinho Nó Cego e Bamba e convidados

Artes Plásticas







O artista plástico Fernando Almeida (foto) também participa do evento. Quem passar pelo Viaduto  da Camboa pode apreciar sua arte viva e vibrante , com representações de embarcações à beira-mar e os casarios ao fundo.


O IV Forreggae homenageia o santo Maximiliano Kolbe, pioneiro da comunicação e devoto de Nossa Senhora


O Produtor cultural Bamba revelou que a data escolhida para a realização do evento (14 de agosto) é uma homenagem a Raimundo Kolbe, santo canonizado nessa data, concidentemente, a mesma data de nascimento do músico maranhense.

De origem polonesa, Kolbe nasceu em 1894. É considerado empreendedor na área de comunicação. Foi ordenado padre adotou o nome de Maximiliano Kolbe, teve a sua trajetória marcada pela devoção a Nossa Senhora e a missão de evangelizar por meio da comunicação escrita e também pelo rádio.

Bamba. O operário da arte


A experiência musical de Bamba é vasta. Em sua bagagem musical inclui parcerias com Oberdan Oliveira, Eliesio do Acordeon, Augusto Bastos, Uilmar Cavalcante, os saudosos Gerson da Conceição e Godô (seu irmão), Nonato Souza, Timba entre outros.

“Eu não me considero um artista e sim um operário dessa arte e a minha modesta pretensão é levar essa arte para as periferias e fazer os jovens se interessarem para terem uma nova visão da vida”, pontuou Bamba, que atualmente integra o grupo de forró pé de serra Baião do Mara, no qual toca triangulo e vocal, com Robson Garcia (violão e voz), Gegê do Acordeon e Altemir Baia (Zabumba}


Trajetória artística


Em sua trajetória artística, constam músicas de sua autoria gravadas pelos amigos: Carlinhos Veloz, Negra Jane,Tony Soubler, Carlos Bergue e Eliesio do Acordeon. Este por exemplo, gravou um dos sucessos de Bamba, a música “Vida de aventureiro”, que apresentara em sua participação no IV Forreggae.

Um exemplo da sua diversidade musical está no CD gravado em 2016, “ Miolo de Pote”, onde exercita sua poética em hilariantes marchinhas de carnaval que caíram no gosto popular, disponível no YouTube: 

A mistura começa pra valer, quando subir ao palco o cantor e compositor de reggae Henrique Veras em parceria com Felipe Lisboa. Os regueiros vão brindar o público presente na Vila Gorete com seu leque musical de “pedras” influenciados pelos internacionais Jimmy Cliff, Jacob Miller, Bob Marley e Peter Tosh e também inspirado nos cantores e bandas da terra, como "Santa Cruz", "Tribo de Jah", o saudoso Gerson da Conceição, "Mystical Roots", entre outros.



Serviço:

Evento: IV Forreggae.

Local: Vila Gorete - Camboa

Horário: a partir das 17h

Endereço: Próximo ao Viaduto da Camboa

Entrada franca:


Por Uerbet Santos

Banner: Norrau.com

Fotos: Divulgação/ Forreggae

Nenhum comentário: