Djavan é um dos 18 atletas em preparação com camp de treinos visando a AmeriCup Sub-16.
A Confederação Brasileira de Basquete - CBB, anunciou no 1° dia deste mês, a lista dos 18 atletas convocados para a Seleção Brasileira masculina Sub-16 que vai iniciar a preparação para a AmeriCup da categoria, torneio que garante quatro vagas para a Copa do Mundo Sub-17 de 2026.
Entre eles, o ludovicence Djavan Lima, de 1,92m, ala/armador do Minas Tênis Clube de Belo Horizonte - MG.
De acordo com seu pai, o também atleta de basquete (na categoria master), Beethoven Lima, "o convite para Djavan atuar no clube mineiro aconteceu em 2024, quando participou pela Escola Upaon-Açu de São Luis do Maranhão, enquanto atleta bolsista, dos Jogos Escolares Brasileiros - JEBs, categoria Bronze, e foi campeão da competição".
Em um ano de Minas, o ala/armador aprimorou seu talento e o transformou em conquistas. Foi vice-campeão do Campeonato Brasileiro 3X3 Sub-15; vice-campeão da Liberty Cup Sub-15 (competição na qual foi escolhido MVP); vice-campeão da etapa classificatória para o Campeonato Brasileiro Interclubes - CBI Sub-15; 4° lugar na etapa final do CBI Sub-15; campeão Metropolitano de BH Sub-15 e campeão estadual Sub-15.
Em reconhecimento ao seu desempenho durante a temporada 2024 no Minas, foi eleito Atleta Revelação Sub-15. Daí para a Seleção Brasileira foi um pulo.
"Tô muito feliz. Eu treinei e treino muito. Abri mão de ficar com a minha família pra ir atrás do meu sonho. Não foi nada fácil", disse o jovem talento maranhense da bola laranja.
Trajetória de conquistas no Maranhão
O filho do casal de professores Sidilene e Beethoven Lima aprendeu desde cedo a fazer o dever de casa no esporte.
Aos nove, começou a jogar basquete no projeto social "Basquete para todos", na cidade de Bacabal. O primeiro técnico que o reconheceu como um diamante bruto para ser lapidado foi Marcelo Barbosa, do Bequimão Basquete Clube - BBC.
"Em 2020 organizei uma competição em Miranda do Norte chamada Copa RV - Rua Velha, [rua daquela cidade] e convidei Beethoven com seus dois filhos para participarem [ Djavan e Davi]. Naquela época época Djavan ja tinha muita habilidade com a bola, controle do corpo, dribles com as duas mãos, visão de jogo e uma estatura acima dos demais", pontuou Marcelão.
Em seguida, foi convidado para jogar no Sampaio Basquete pelo técnico Daniel, onde sagrou-se campeão maranhense na categoria Sub-15 com apenas 12 anos.
Com o retorno da família à São Luís, Djavan é inscrito no projeto social "Instituto Iziane Castro", onde jogou e foi campeão maranhense Sub-13.
Foi convocado com 13 anos para compor a seleção Maranhense Sub 15 para jogar o Campeonato Brasileiro de seleções em Macapá, onde foi vice-campeão e escolhido para compor a Seleção ideal da competição.
Em seguida ganhou bolsa integral da escola Upaon-Açu, na qual foi campeão do Jel's, JEm's e campeão dos Jogos Escolas Brasileiro da fase Bronze.
Foi nesta competição, em 2024, que ele foi visto por um olheiro e convidado pra jogar pelo Minas Tênis Clube de BH.
A escolha pelo Minas
O pai de Djavan informou que antes de optar pelo Minas Tênis, Djavan participou do camp de Guy Santos e o agente do mesmo, gostou do desempenho do garoto e iria apresentá-lo para times de São Paulo. Inclusive, o menino prodígio fez o exame de maturidade óssea , que entre outras funções, ajuda a prever atrasos ou avanços no crescimento.
Beethoven falou ainda que no mesmo período, acertou com um clube mineiro ( Ginástico de Belo Horizonte), para também apresentá-lo a equipe
Nesse meio tempo, um olheiro do Minas Tênis Clube, em busca de jovens talentos que participavam do JEBs de 2023, em Brasília, gostou do jogo de Djavan e o convidou e a família para conhecerem a estrutura do clube em Minas.
"Fizeram uma propoata irrecusável, ajuda de custo, plano de saúde, escola, moradia e uma mega-estrutura esportiva. Optamos na hora por ele ficar no Minas", explicou o professor Beethoven.
Treinamento na Seleção
O Brasil começou a preparação com um camp inicial de treinos exclusivo para 18 atletas que atuam no país. No período seguinte, atletas que atuam no exterior integrarão a lista.
A primeira fase do treinamento acontece no Centro de Treinamento Sportville, em Barueri, deste o último sábado (12) e vai até ate neste sábado (19 ).
O treinador é Pablo Costa, que comandou a Seleção Brasileira masculina Sub-15 em 2024 e garantiu a vaga para a Copa América deste ano.
Gabriel Millian compõe o comando técnico como treinador assistente, além de Demétrius Ferraciú, coordenador da base masculina.
A comissão técnica também tem como assistente o treinador João Victor, do Instituto Viva Vida/Cetaf, do Espírito Santo.
"Nestas duas etapas de preparação estamos analisando mais atletas e com isso montar um grupo forte para a Copa América. Vamos monitorar cada vez mais jogadores em evolução aqui no país para que cheguem todos bem preparados para os períodos de treinos, tornando a equipe mais competitiva. Mesmo com apenas atletas do Brasil na etapa inicial, estaremos mantendo o contato e monitoramento com os jogadores do exterior, contando com alguns deles para a segunda etapa. É o nosso planejamento em busca de uma vaga na Copa do Mundo Sub-17" - disse Pablo Costa, treinador da Seleção Brasileira masculina Sub-16.
Através do Sul-Americano, em 2024, a Seleção Brasileira masculina Sub-15 se classificou para a AmeriCup Sub-16, finalizando o torneio com a medalha de prata.
A FIBA definirá em breve o local da competição, que está programada para ser realizada entre 2 a 8 de junho.
"Essa etapa inicial de treinamentos é super importante. A comissão técnica está reavaliando os jogadores que estiveram com a Seleção e avalia outros novos, que evoluíram desde o Sul-Americano. Estamos analisando as características de cada um pensando em somar para a próxima fase de treinamentos, assim teremos uma noção mais clara dos jogadores que irão disputar a Copa América. Nessa primeira fase, apenas os atletas que atuam no Brasil participam, mas todos estão animados para buscar uma vaga no Mundial" - completou Demétrius Ferraciú, coordenador da base masculina.
Lista Camp de Treinos
Bruno Bonatti - Pinheiros-SP
Matheus Mellim - Sesi Franca-SP
Vithor Dornelles - Sesi Franca-SP
Victor Santos - Paulistano-SP
Eduardo Santos - Corinthians-SP
Augusto Zanin - São Paulo-SP
Matheus Megda de Oliveira - Sesi-Franca-SP
Samuel Lúcio - Corinthians-SP
Davi Padovani - Mogi Basquete-SP
Djavan Lima - Minas TC-MG
Luca Reno - Paulistano-SP
Lucas Moutinho - Palmeiras-SP
Victor Chaves - Palmeiras-SP
Ruan Kennedy - SESI Franca-SP
Natan Nascimento - Pinheiros-SP
Pedro Steffens - São José-SP
Mateus Chiebuka - Palmeiras-SP
João Acácio - Recreio da Juventude-RS
Por Uerbet Santos/com informações da Assessoria CBB
Fotos: Divulgação/Internet