1/10/16

FOLHA DE SÃO PAULO DESTACA QUE "O GOVERNO ELEVARÁ CRÉDITO VIA BANCO PÚBLICO"

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DOMINGO, 10 DE JANEIRO DE 2016
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Eduardo Anizelli/Folhapress
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        12/07/15

        NOVO FILME DA FRIBOI ONDE TONY RAMOS ESTÁ COM O VISUAL DO ZÉ MARIA VIRA MEME NA INTERNET


        Opinião
        Propaganda e Marketing


        A Friboi tem exibido nas redes de tevês abertas e fechadas mais uma filme protagonizado por Tony Ramos, onde o ator aparece no supermercado orientando consumidores sobre a escolha do marca Friboi que, segundo a afirmação do garoto propaganda, é sinônimo de confiança. “Friboi. Carne confiável tem nome”. Até aí tudo bem.  O que causa estranheza é o ator global aparecer no comercial com a barba e cabelos cumpridos, características marcantes de seu personagem Zé Maria, na novela a Regra do Jogo que possui um perfil nada confiável. Na dramaturgia ele integra uma facção criminosa e esta envolvido com lavagem de dinheiro, subversão e outras mazelas do submundo do crime incorporadas ao seu perfil no imaginário novelesco.

        Não há como dissociar a imagem do ator com barba e cabelo cumprido do personagem que faz na novela  global das nove. Ao contrário de Tony ,que assim como o produto que representa é sinônimo de confiança, Zé Maria é exemplo de desconfiança. É seu oposto. O outro lado da moeda.

        Pelo visto a agencia Lew’LaraTBWA, que atende a Friboi, não atentou para esse detalhe, que já virou meme na internet. Em 2014, as campanhas publicitárias da Friboi também foram alvo de comentários e posts jocosos na web ao exibir um comercial com o cantor Roberto Carlos que é vegetariano, comendo carne de gado. Diante dessa saia justa, a agencia reformulou a comunicação é buscou nos testemunhais com Tony Ramos a saída para posicionar a marca Friboi alcançando índices expressivos na lembrança do consumidor quando o assunto é carne de qualidade. 
        Aguardem os próximos capítulos, quem sabe os autores da novela mudem, literalmente, a regra do jogo, e mostrem um Zé Maria do bem, de confiança. Caso isso não ocorra, o jeito é fazer a barba, o cabelo e o bigode do ator, sobe pena, da vaca da preferência do consumidor pelo produto nas gondolas, ir pro brejo.


        O jornalista Uerbet Santos é Publicitário é Roteirista


        11/04/15

        JORNALISTAS DEBATEM O MERCADO DE NOTÍCIAS.

        Cine debate Semacom

        Poster do Filme O mercado de Notícias
        O Mercado de Notícias. Esse é o título documentário exibido no cine debate realizado nesta terça-feira, dia 4, no auditório do Centro Universitário Estácio, unidade Via Corpvs em Fortaleza. O evento integra a Semana de Comunicação da instituição, SEMACOM 2015, que até sexta-feira, dia 6, contará com uma vasta programação e este ano aborda o tema “Falar é fácil, comunicar é complexo”.   O roteiro do filme foi inspirado a peça do mesmo nome do dramaturgo inglês Ben Jonson (1572- 1637), encenada pela primeira vez em 1626, em Londres que faz uma crítica bem humorada a uma atividade à época criada e novidade em Londres: o jornalismo.

        A tradução brasileira da obra foi a primeira feita para a língua portuguesa, escrita pelo cineasta  gaúcho, Jorge Furtado que também assina a direção e pela professora Liziane Kugland. Na versão brasileira, o longa, de 54m, relata depoimentos de 13 jornalistas brasileiros por diferentes temas como ética, erros de apuração, liberdade de imprensa, a publicidade governamental em contra ponto a narrativa teatral onde atores com faças de época encenam o surgimento do jornalismo.

        Entre as histórias jornalísticas contadas no filme, destaque para o caso do “Picasso do INSS”, fato que teve repercussão em vários jornais, revistas e sites, no Brasil e no exterior, publicado na capa de sua edição de domingo pelo  jornal Folha de São Paulo em 7 de março de 2004, sob o título “Decoração burocrata”, uma reportagem informando que um valioso “desenho do pintor espanhol ”Pablo Picasso “passa os dias debaixo de luzes fluorescentes e em meio à papelada de uma repartição do governo federal”, dividindo sua “moldura com restos de inseto”. Na foto, além da reprodução do supostamente valioso desenho, um retrato do Presidente Lula.

        Mas logo, leitores atentos, descobriram que o tal desenho de Picasso era , na verdade, de uma reprodução fotográfica, sem nenhum valor. O que na linguagem jornalística é conhecida como “barrigada”, ou seja, um erro de apuração de informação.

        Josué Carlos e Alesander Lima mediadores do cine debate
        O estudante do 5º semestre de jornalismo, Josué Carlos se posicionou sobre a polêmica. “Esse jornalismo declaratório é muito perigoso, nossa função é checar a fonte e sair desse chamado achismo”.
        Já o publicitário e roteirista Uerbet Santos fez dele as palavras de um  dos jornalistas do filme, para definir seu ponto de vista sobre como um pôster de 20 dólares vira notícia. “Isso é fazer jornalismo como os astrônomos falam dos astros, de longe. Temos que ir aonde a notícia está".

        Verbas governamentais

        Outro assunto tratado no filme e debatido no evento foi sobre o investimento do verbas publicitarias do governo nos jornais “É muito difícil os jornais serem imparciais com o dinheiro injetado pelo governo, via anúncios. O donos dos jornais tem seus interesses e defendem os interesses do seu anunciante, no caso o governo”, declarou um dos mediadores do cine debate e estudante do  4ª semestre de jornalismo. Alexsander Lima.

        Para entender o caso do “Picasso de 20 dólares que virou notícia”.

        Depois que leitores mais atentos descobriram que o quadro era uma réplica sem valor,  os jornais são alertados de seu erro, mas nenhum desmente a informação. Em dezembro de 2005, o “Picasso do INSS” está outra vez na capa da Folha de São Paulo (29.12.2005) e também na do Estado de S. Paulo: um incêndio destruiu parte do prédio do INSS mas, para alívio de todos e apesar do descaso dos órgãos públicos, o “valioso” Picasso foi salvo das chamas. Mais uma vez os jornais são alertados por leitores de que se trata de uma reprodução sem valor, mas nada noticiam. As reportagens que tentam esclarecer os fatos só fazem aumentar a confusão. Detalhe: o supostamente valioso desenho de Picasso foi dado ao INSS como pagamento de uma dívida. Em quanto foi avaliado? E por quem?

        Credenciamento

        Os interessados em participar do evento poderão fazer o credenciamento até 10 minutos antes do início da programação diária, obedecendo aos seguintes horários:
        Manhã: 7h30 ​à​s 8h30
        Noite: 18 horas ​à​s 18h50

        Serviço

        XIV Semana da Comunicação
        3 a 6 de novembro (turnos manhã, tarde e noite)
        Centro Universitário Estácio do Ceará – Unidade Via Corpvs

        Rua Eliseu Uchoa Becco, 600 – Água Fria.

        Uerbet Santos
        Fotos: Tebreu e Divulgação 
        Fonte: http://www.omercadodenoticias.com.br/casos-jornalisticos/#picasso-do-inss

        10/13/15

        JORNALISTAS ESCREVEM CARTA DE FORTALEZA

        Carta de Fortaleza
        A presidente do Sindjorce Samira de Castro,ao lado do  Presidente da Fenaj,
        Celso Shroder e o Assessor especial  do Governo do Ceará, Acrísio Sena
        Nós, jornalistas brasileiros em assessoria de imprensa, reunidos na cidade de Fortaleza na realização do XX Encontro Nacional de Jornalistas em Assessoria de Imprensa durante os dias 1, 2 e 3 de outubro de 2015, alertamos à população sobre o atual momento de instabilidade econômica e política.
        Sem desconhecer a gravidade conjuntural enfrentada pelo país, repudiamos a forma como os grandes veículos de comunicação superdimensionam a desaceleração econômica, tanto em profundidade quanto em alcance, com o objetivo de desestabilizar politicamente o governo.
        Por outro lado, ao apostar mais uma vez na conciliação política com setores conservadores, o Governo Dilma insiste na adoção de medidas que empurram a conta do enfraquecimento econômico para os trabalhadores.
        As recentes demissões de centenas de jornalistas em todo o país e a crescente precarização das relações de trabalho demonstram a insegurança do mercado de comunicação e reforçam a necessidade de regulamentação de um setor marcado pela concentração e pela falta de controle público.
        Mesmo com graves consequências para os profissionais do setor, o avanço do processo de democratização da mídia é uma responsabilidade da sociedade brasileira como um todo.
        Apesar da construção da primeira Conferência Nacional de Comunicação, é preciso intensificar a pressão para que o governo proponha leis que constituam um Marco Regulatório para o setor no Brasil.
        Em um cenário de crescente convergência de mídias, rearticulação dos meios de comunicação e queda da credibilidade da informação, o XX ENJAI ressalta a importância do trabalho do assessor de imprensa como atividade jornalística pautada pelos fundamentos éticos da profissão e pelo interesse público.
        Os jornalistas em assessoria de imprensa reafirmam que a constituição do Conselho Federal de Jornalistas e o resgate da exigência do diploma como critério de acesso à profissão são essenciais ao direito da população à informação jornalística de qualidade.
        Nesse sentido, reivindicamos a imediata votação na Câmara Federal do Projeto de Emenda Constitucional 206/2012 e a rejeição do Projeto de Lei 4330, o PL da terceirização, que ameaça os jornalistas e demais trabalhadores brasileiros.
        Reiteramos o desastre que representa a ratificação por parte do Congresso Nacional das Medidas Provisórias que alteram para pior a legislação previdenciária no Brasil.
        Registramos, ainda, a importância das novas diretrizes curriculares que já resultam no aumento das cadeiras ligadas à assessoria de imprensa nas grades dos cursos de jornalismo, fortalecendo ainda mais a formação e valorização do diploma.
        Inspirados pelo Dragão do Mar, como ficou conhecido o jangadeiro Francisco José do Nascimento, o maior herói popular da história abolicionista do Ceará, os jornalistas reunidos neste encontro acreditam que somente a unidade dos trabalhadores será capaz de conquistar estas garantias democráticas que representam um avanço não só para os profissionais da comunicação, mas para todo o povo brasileiro.

        Foto: Uerbet Santos
        Fonte : XX ENJAI