1/10/16
12/07/15
NOVO FILME DA FRIBOI ONDE TONY RAMOS ESTÁ COM O VISUAL DO ZÉ MARIA VIRA MEME NA INTERNET
Opinião
Propaganda e Marketing
A Friboi tem exibido nas redes de tevês abertas e fechadas
mais uma filme protagonizado por Tony Ramos, onde o ator aparece no
supermercado orientando consumidores sobre a escolha do marca Friboi que,
segundo a afirmação do garoto propaganda, é sinônimo de confiança. “Friboi.
Carne confiável tem nome”. Até aí tudo bem.
O que causa estranheza é o ator global aparecer no comercial com a barba
e cabelos cumpridos, características marcantes de seu personagem Zé Maria, na
novela a Regra do Jogo que possui um perfil nada confiável. Na dramaturgia ele integra uma
facção criminosa e esta envolvido com lavagem de dinheiro, subversão e outras
mazelas do submundo do crime incorporadas ao seu perfil no imaginário novelesco.
Não há como dissociar a imagem do ator com barba e cabelo
cumprido do personagem que faz na novela global das nove. Ao contrário de Tony ,que assim
como o produto que representa é sinônimo de confiança, Zé Maria é exemplo de
desconfiança. É seu oposto. O outro lado da moeda.
Pelo visto a agencia Lew’LaraTBWA, que atende a Friboi, não
atentou para esse detalhe, que já virou meme na internet. Em 2014, as campanhas
publicitárias da Friboi também foram alvo de comentários e posts jocosos na web
ao exibir um comercial com o cantor Roberto Carlos que é vegetariano, comendo
carne de gado. Diante dessa saia justa, a agencia reformulou a comunicação é buscou nos
testemunhais com Tony Ramos a saída para posicionar a marca Friboi alcançando
índices expressivos na lembrança do consumidor quando o assunto é
carne de qualidade.
Aguardem os próximos capítulos, quem sabe os autores da
novela mudem, literalmente, a regra do jogo, e mostrem um Zé Maria do bem, de
confiança. Caso isso não ocorra, o jeito é fazer a barba, o cabelo e o bigode
do ator, sobe pena, da vaca da preferência do consumidor pelo produto nas gondolas, ir pro brejo.
O jornalista Uerbet Santos é Publicitário é Roteirista
11/04/15
JORNALISTAS DEBATEM O MERCADO DE NOTÍCIAS.
Cine debate Semacom
Poster do Filme O mercado de Notícias |
O Mercado de Notícias. Esse é o título documentário exibido
no cine debate realizado nesta terça-feira, dia 4, no auditório do Centro
Universitário Estácio, unidade Via Corpvs em Fortaleza. O evento integra a
Semana de Comunicação da instituição, SEMACOM 2015, que até sexta-feira, dia 6,
contará com uma vasta programação e este ano aborda o tema “Falar é fácil,
comunicar é complexo”. O roteiro do filme foi inspirado a peça do
mesmo nome do dramaturgo inglês Ben Jonson (1572- 1637), encenada pela primeira
vez em 1626, em Londres que faz uma crítica bem humorada a uma atividade à época criada e novidade em Londres: o jornalismo.
A tradução brasileira da obra foi a primeira feita para a
língua portuguesa, escrita pelo cineasta gaúcho, Jorge Furtado que também assina a direção
e pela professora Liziane Kugland. Na versão brasileira, o longa, de 54m, relata
depoimentos de 13 jornalistas brasileiros por diferentes temas como ética,
erros de apuração, liberdade de imprensa, a publicidade governamental em contra
ponto a narrativa teatral onde atores com faças de época encenam o surgimento
do jornalismo.
Entre as histórias jornalísticas contadas no filme, destaque
para o caso do “Picasso do INSS”, fato que teve repercussão em vários jornais,
revistas e sites, no Brasil e no exterior, publicado na capa de sua edição de domingo pelo
jornal Folha de São Paulo em 7 de março
de 2004, sob o título “Decoração burocrata”, uma reportagem informando que um
valioso “desenho do pintor espanhol ”Pablo Picasso “passa os dias debaixo de
luzes fluorescentes e em meio à papelada de uma repartição do governo federal”,
dividindo sua “moldura com restos de inseto”. Na foto, além da reprodução do
supostamente valioso desenho, um retrato do Presidente Lula.
Mas logo, leitores atentos, descobriram que o tal desenho de
Picasso era , na verdade, de uma reprodução fotográfica, sem nenhum valor. O
que na linguagem jornalística é conhecida como “barrigada”, ou seja, um erro de
apuração de informação.
Josué Carlos e Alesander Lima mediadores do cine debate |
O estudante do 5º semestre de jornalismo, Josué Carlos se
posicionou sobre a polêmica. “Esse jornalismo declaratório é muito perigoso, nossa
função é checar a fonte e sair desse chamado achismo”.
Já o publicitário e roteirista Uerbet Santos fez dele as
palavras de um dos jornalistas do filme, para definir seu ponto de vista sobre como um pôster de 20 dólares vira
notícia. “Isso é fazer jornalismo como os astrônomos falam dos astros, de
longe. Temos que ir aonde a notícia está".
Verbas governamentais
Outro assunto tratado no filme e debatido no evento foi sobre
o investimento do verbas publicitarias do governo nos jornais “É muito difícil os jornais
serem imparciais com o dinheiro injetado pelo governo, via anúncios. O donos dos jornais tem seus interesses e defendem os interesses do seu anunciante, no caso o
governo”, declarou um dos mediadores do cine debate e estudante do 4ª semestre de jornalismo. Alexsander Lima.
Para entender o caso do “Picasso de 20 dólares que virou
notícia”.
Depois que leitores mais atentos descobriram que o quadro
era uma réplica sem valor, os jornais
são alertados de seu erro, mas nenhum desmente a informação. Em dezembro de
2005, o “Picasso do INSS” está outra vez na capa da Folha de São Paulo
(29.12.2005) e também na do Estado de S. Paulo: um incêndio destruiu parte do
prédio do INSS mas, para alívio de todos e apesar do descaso dos órgãos
públicos, o “valioso” Picasso foi salvo das chamas. Mais uma vez os jornais são
alertados por leitores de que se trata de uma reprodução sem valor, mas nada
noticiam. As reportagens que tentam esclarecer os fatos só fazem aumentar a
confusão. Detalhe: o supostamente valioso desenho de Picasso foi dado ao INSS
como pagamento de uma dívida. Em quanto foi avaliado? E por quem?
Credenciamento
Os interessados em participar do evento poderão fazer o credenciamento até 10 minutos antes do início da programação diária, obedecendo aos seguintes horários:
Manhã: 7h30 às 8h30
Noite: 18 horas às 18h50
Serviço
XIV Semana da Comunicação
3 a 6 de novembro (turnos manhã, tarde e noite)
Centro Universitário Estácio do Ceará – Unidade Via Corpvs
Rua Eliseu Uchoa Becco, 600 – Água Fria.
Uerbet Santos
Fotos: Tebreu e Divulgação
Fonte: http://www.omercadodenoticias.com.br/casos-jornalisticos/#picasso-do-inss10/13/15
JORNALISTAS ESCREVEM CARTA DE FORTALEZA
Carta de Fortaleza
A presidente do Sindjorce Samira de Castro,ao lado do Presidente da Fenaj, Celso Shroder e o Assessor especial do Governo do Ceará, Acrísio Sena |
Nós, jornalistas
brasileiros em assessoria de imprensa, reunidos na cidade de Fortaleza na
realização do XX Encontro Nacional de Jornalistas em Assessoria de Imprensa
durante os dias 1, 2 e 3 de outubro de 2015, alertamos à população sobre o
atual momento de instabilidade econômica e política.
Sem desconhecer a
gravidade conjuntural enfrentada pelo país, repudiamos a forma como os grandes
veículos de comunicação superdimensionam a desaceleração econômica, tanto em
profundidade quanto em alcance, com o objetivo de desestabilizar politicamente
o governo.
Por outro lado, ao
apostar mais uma vez na conciliação política com setores conservadores, o
Governo Dilma insiste na adoção de medidas que empurram a conta do
enfraquecimento econômico para os trabalhadores.
As recentes
demissões de centenas de jornalistas em todo o país e a crescente precarização
das relações de trabalho demonstram a insegurança do mercado de comunicação e
reforçam a necessidade de regulamentação de um setor marcado pela concentração
e pela falta de controle público.
Mesmo com graves
consequências para os profissionais do setor, o avanço do processo de
democratização da mídia é uma responsabilidade da sociedade brasileira como um
todo.
Apesar da
construção da primeira Conferência Nacional de Comunicação, é preciso
intensificar a pressão para que o governo proponha leis que constituam um Marco
Regulatório para o setor no Brasil.
Em um cenário de
crescente convergência de mídias, rearticulação dos meios de comunicação e queda
da credibilidade da informação, o XX ENJAI ressalta a importância do trabalho
do assessor de imprensa como atividade jornalística pautada pelos fundamentos
éticos da profissão e pelo interesse público.
Os jornalistas em
assessoria de imprensa reafirmam que a constituição do Conselho Federal de
Jornalistas e o resgate da exigência do diploma como critério de acesso à
profissão são essenciais ao direito da população à informação jornalística de
qualidade.
Nesse sentido,
reivindicamos a imediata votação na Câmara Federal do Projeto de Emenda
Constitucional 206/2012 e a rejeição do Projeto de Lei 4330, o PL da
terceirização, que ameaça os jornalistas e demais trabalhadores brasileiros.
Reiteramos o
desastre que representa a ratificação por parte do Congresso Nacional das
Medidas Provisórias que alteram para pior a legislação previdenciária no
Brasil.
Registramos, ainda,
a importância das novas diretrizes curriculares que já resultam no aumento das
cadeiras ligadas à assessoria de imprensa nas grades dos cursos de jornalismo,
fortalecendo ainda mais a formação e valorização do diploma.
Inspirados pelo
Dragão do Mar, como ficou conhecido o jangadeiro Francisco José do Nascimento,
o maior herói popular da história abolicionista do Ceará, os jornalistas
reunidos neste encontro acreditam que somente a unidade dos trabalhadores será
capaz de conquistar estas garantias democráticas que representam um avanço não
só para os profissionais da comunicação, mas para todo o povo brasileiro.
Foto: Uerbet Santos
Fonte : XX ENJAI
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