8/10/10

AS REDES SOCIAIS NAS CAMPANHAS POLÍTICAS

Caricatura de barak  Obama 


 A Internet tornou-se uma poderosa ferramenta de comunicação nos pleitos políticos. A eleição presidencial dos Estados Unidos é o melhor exemplo desse poder. O candidato republicano Barak Obama através de uma estratégia inovadora utilizou massivamente as redes sociais, especialmente o Twitter, para se comunicar com seus eleitores. Não deu outra: foi eleito presidente dos Estados Unidos.
No Brasil, as mídias digitais serão utilizadas pela primeira vez, de forma ordenada, com regras, nas eleições 2010. As redes sociais são o “boom” do momento. A bola da vez. Uma comunicação rápida e direta. Tiro certo no alvo: o eleitor. Contra os altos custos das campanhas políticas, soluções de mídias alternativas, como a utilização das redes sociais, são para os “marqueteiros”, uma estratégia eficaz para minimizar custos e maximizar resultados. 
Deputado Federal Eunício Oliveira, PMDB Ceará
Um dos  fatores fundamentais para essas redes ganharem força no Brasil, principalmente, nas camadas de baixa renda foi o Plano Nacional de Inclusão Digital deflagrado pelo então, Ministro das Comunicações, Eunício Oliveira. Considerado o maior da América latina, possibilitou o acesso à Internet aos brasileiros menos favorecidos. É uma espécie de “Fome Zero da Internet”. 
Desfilam como os filões das redes sociais o Orkut, Face Book, twitter, Flickr e YouTube  cada qual com suas características próprias. Fotos, vídeos, textos, áudios, comentários, tudo em tempo real. A informação no instante que ela acontece.
Porém, existe uma mídia digital gratuita que reúne todos os atributos das redes sociais: o Blog. Desde seu lançamento em 1999, os blogs redesenharam a Web, dinamizaram a política, sacudiram a imprensa e deram voz a milhões de pessoas.

O blog, hoje, é mais que um diário pessoal.  É uma tribuna diária. Um espaço interativo. Um local para discussões políticas. Um canal com as últimas  notícias.Um  conjunto de links. Suas ideias e Mensagens conectadas com o mundo. Um mine-site  repleto de conteúdo e interatividade.  O ingrediente que faltava para dar ainda mais  brilho às campanhas dos candidatos nas Eleições 2010