3/30/15

FESFORT

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INSCRIÇÕES ABERTAS ATÉ 4 DE ABRIL DE 2015! 20 ESQUETES SURPREENDERÃO MAIS UMA VEZ O PÚBLICO CEARENSE. PARTICIPE, DO ÚNICO FESTIVAL DE TEATRO CEARENSE ININTERRUPTO DESDE A SUA CRIAÇÃO.

CONFIRA O REGULAMENTO E ENTRE EM CONTATO: (85) 3219-9493 - 85172301 - fesfort1@gmail.com .
Informações adicionais: Teatro da Praia: Rua José Avelino, 662 – Centro – Fortaleza/CE.(85) 8517 2301 E-mail: carricosta@hotmail.com.br
UM BREVE HISTÓRICO
Em 1997 no intuito de comemorar um ano da inauguração oficial do TEATRO DA PRAIA, a Cia. Cearense de Molecagem decide realizar um festival de teatro. Surge então sob a coordenação dos atores Carri Costa e Eddie Ferreira, o Festival de Esquetes de Fortaleza, o FESFORT. Para estimular os nossos artistas premiamos os destaques da primeira edição com o troféu TEATRO DA PRAIA, substituído nos anos seguintes pelo troféu GASPARINA GERMANO, uma justa homenagem a atriz cearense ícone das décadas de 30 e 40. A cada ano homenageamos um baluarte do fazer teatral e em 2015 teremos como agraciado o ator, diretor e dramaturgo ILCLEMAR NUNES.

REGULAMENTO

A CIA. CEARENSE DE MOLECAGEM em parceria com O TEATRO DA PRAIA e a APTECE - ASSOCIAÇÃO DE PRODUTORES TEATRAIS DO CEARÁ, objetivando criar espaço para que os teatreiros experimentem textos/roteiros, linguagens cênicas e produções com plena liberdade de criação, tornam público à abertura das inscrições do 19º 
FESFORT - Festival de Esquetes de Fortaleza.

O PERÍODO

·         O Festival acontecerá nos dias 05, 06, 07, 08, 09, e 10 de Maio de 2015 no Teatro Dragão do Mar. 

INFORMAÇÕES: (85) 32441934 - 85172301 - fesfort1@gmail.com 

INSCRIÇÕES

·         Os grupos interessados em participar deverão fazer suas inscrições de 04 de Fevereiro a 04 de Abril de 2015 enviando e-mail parafesfort1@gmail.com; anexando:


1 – Ficha de inscrição completa;

2 – Texto da encenação;

3 – Proposta de encenação do esquete (explicação sobre a concepção e meios utilizados pelo diretor para a montagem do esquete.

4 - Sinopse do esquete; resumo da história;

5 - Autorização de direitos autorais do texto. (Com assinatura)

6 - Comprovante de depósito da Taxa de Inscrição;


·         Será cobrada uma taxa de inscrição no valor de R$ 35,00 por texto/grupo. 



·         Poderão inscrever-se no Festival, grupos de teatro, atores e atrizes amadores e profissionais de todo o Brasil.  

·         Não podem inscrever-se grupos dos quais participem os jurados e os organizadores.

·         Cada grupo deverá ter seu representante responsável pela inscrição e comunicação com a Produção do Festival.

·          Cada grupo poderá se inscrever com quantas esquetes desejar, o que poderá ocasionar a seleção de mais de uma esquete por grupo.

·         A inscrição será efetivada quando for confirmado o depósito. A Produção enviará um e-mail ao responsável de cada grupo confirmando a efetivação de sua inscrição.

·         A  taxa não será devolvida caso o grupo não seja selecionado ou em caso de desistência.

·         O material enviado pelo grupo fará parte do acervo do Festival.

TEMAS
·         O tema é livre, portanto serão aceitos textos inéditos ou consagrados, incentivando assim a pesquisa sobre teatro e a divulgação de novos dramaturgos. Não há distinção em relação à linguagem cênica, podendo competir esquetes de qualquer estética.

A SELEÇÃO

·         Serão selecionados 20 (vinte) esquetes que se apresentarão entre os dias 05 e 09 de Maio (quatro grupos por dia)
·         Os grupos inscritos serão selecionados por uma comissão de 3 curadores de notório conhecimento da área teatral.
·         O resultado da classificação será anunciado no dia 11 de Abril
·         Todas as decisões dos selecionadores são soberanas e não caberá recurso.

APRESENTAÇÕES E BILHETERIA

·         Os espetáculos selecionados serão exibidos numa sessão única. 
·         A data, a ordem e o local de apresentação serão sorteadas em reunião no dia 13 de Abril, sendo indispensável à presença do(a) representante do grupo.
·         A comissão organizadora disporá de equipe de apoio técnico, sem, no entanto, responsabilizar-se por montagem e desmontagem dos cenários que deverá ocorrer logo após as apresentações.
·         A Renda da Bilheteria, caso tenha, será destinada ao custeamento de despesas do Festival
·         Cada grupo selecionado terá no máximo 20 (vinte) minutos para cada apresentação.
·         Os grupos deverão se adaptar às condições técnicas (som, luz e maquinaria) oferecidas pelo Festival. 
·         As datas das apresentações serão:

1º DIA: 05 de maio (segunda feira) - 4 grupos

2º DIA: 06 de maio (terça feira) - 4 grupos

3º DIA: 07 de maio (quarta feira) - 4 grupos

4º DIA: 08 de maio (quinta feira) - 4 grupos

5º DIA: 09 de maio (sexta feira) - 4 grupos

·         No momento da apresentação, deverá haver um membro do grupo na cabine de luz e som (caso necessário) para dar as orientações.

A PREMIAÇÃO

·         Acontecerá no dia 10 de Maio (domingo)

·         A Esquete vencedora do Júri Popular se apresentar no encerramento.

·         O Júri do 19º FESFORT reserva-se ao direito de não premiar quaisquer dos itens que julgar aquém das expectativas, bem como criar novos prêmios. Serão concedidos na noite de encerramento do Festival prêmios para:

o    ESQUETE (júri oficial) – troféu e R$ 2.000,00
o    ESQUETE (júri popular) - troféu  e R$ 1.000,00
o    DIREÇÃO - troféu e 500,00
o    ATOR - troféu – 500,00
o    ATOR COADJUVANTE - troféu
o    ATRIZ - troféu e R$ 500,00
o    ATRIZ COADJUVANTE - troféu
o    TEXTO ORIGINAL - troféu e R$ 500,00
o    TEXTO ADAPTADO - troféu
o    FIGURINO - troféu
o    MAQUIAGEM - troféu
o    CENÁRIO – troféu
o    ILUMINAÇÃO – troféu
o    SONOPLASTIA - troféu


A possibilidade de premiação em dinheiro ficará condicionada a recebimento de recursos provenientes de patrocínios concedidos bem como a retenção dos impostos devidos.
Informações adicionais: Teatro da Praia: Rua José Avelino, 662 – Centro – Fortaleza/CE.(85) 3219-9493 /  8517-2301. E-mail: carricosta@hotmail.com.br
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César A. Martín. 
Jornalista - Assessor de Imprensa. 
Agencia GPM - Comunicação e Imprensa.
Telefone: OI 
(85) 88577501/ 97023911 TIM /91644381 CLARO.
E-mail: agenciagpm@gmail.com  Skype: Parasiemprereves1
Twitter: @CesarAMartin  
Facebook/César A. Martín 

3/04/15

ECONOMIA NADA CRIATIVA




A Nota de esclarecimento do Ministério da Cultura (divulgada no site do Ministério em 03/03), ainda não esclarece, o suficiente, em relação ao suposto fim da Secretaria Nacional de Economia Criativa e limita-se a declarar que o ministro não demitiu o secretário e que este é que pediu para sair. Diante do impacto negativo da divulgação feita por Ancelmo Gois da demissão do secretário e da extinção da Secretaria, seria importante o Ministério da Cultura esclarecer melhor essa questão. Pois no comunicado, apenas diz que "O MinC está estudando o melhor arranjo institucional para contemplar os objetivos estratégicos da nova gestão. Eventuais alterações na estrutura serão anunciadas no devido tempo". Vale lembrar que a Secretaria é um órgão estruturado Institucional e conceitualmente, pensado estrategicamente e que contou com a participação, torcida, entusiasmo e colaboração de muita gente, usufruindo do capital intelectual e do empenho de intelectuais, produtores criativos, artistas, acadêmicos e pensadores que depositaram energia e esperança neste instrumento. E sendo assim, o destino da Secretaria Nacional de Economia Criativa: Seu fortalecimento, alterações nas suas atribuições e ou estrutura, ou ainda a sua extinção, não deveria ser protagonizado unilateralmente pelo poder público. A sociedade civil, as universidades e os empreendedores e produtores criativos que se aglutinam na sua base, deveriam ser consultados. E o ideal é que qualquer mudança pudesse ser realizada com a participação de todos. A Secretaria Nacional de Economia Criativa é um instrumento importante de fomento ao desenvolvimento sustentável a partir de um insumo que é inesgotável e democraticamente distribuído por todo o território nacional: A criatividade do povo brasileiro. Esperamos que o ministro Juca Oliveira que tem feito jus à uma imagem de homem democrático e altamente compromissado com a cultura do nosso País, envolva os setores organizados e atuantes da economia criativa brasileira neste debate e na busca pelas melhorias que as políticas públicas de Economia Criativa precisam para contribuir com o desenvolvimento sustentável do Brasil. Estamos todos atentos e colaborativos na defesa da Economia Criativa e da criatividade nacional e prontos para seguir avançando juntos! Rede Colaborativa E-Criativa.
Leia a nota do MINC: http://migre.me/oS8sk

Johson Sales.

Nota de esclarecimento sobre Secretaria de Economia Criativa

3.3.2015 - 18:36
 
Ao contrário do que afirma nota publicada nesta terça-feira (03/03) pelas colunas de Ancelmo Gois, o ministro da Cultura Juca Ferreira não demitiu o secretário de Economia Criativa, Marcos André Carvalho.
 
Carvalho solicitou desligamento do cargo para assumir, a convite do governo do Rio de Janeiro, a coordenação do programa de promoção da economia criativa nas Olimpíadas de 2016.
 
Dialogando com a agenda do Governo Federal, que tem a educação como prioridade, o Ministério da Cultura – MinC irá fortalecer a pauta da educação e da cultura. O ministério também vem discutindo a melhor maneira de dar transversalidade aos temas relacionados à economia da cultura e à economia criativa, também prioritários. Marcos André, que estava participando ativamente dessas discussões, continuará colaborando neste processo, a convite do Ministro Juca Ferreira.
 
O MinC está estudando o melhor arranjo institucional para contemplar os objetivos estratégicos da nova gestão. Eventuais alterações na estrutura serão anunciadas no devido tempo.
 
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura

3/03/15

CORTANDO GASTOS

Pagamento de passagem aérea para senadores exclui cônjuges, afirma Renan

Da Redação | 27/02/2015, 17h02
Foto:Eliane de Araújo/Agencia O Estado  
O Presidente do Senado, Renan Calheiros, perguntado nesta sexta-feira (27) se a Casa iria estender aos senadores o pagamento de passagens aéreas para cônjuges, negou que tal medida será adotada no Senado Federal.
— O Senado Federal tem feito um grande esforço nos últimos dois anos para reduzir seus custos sem afetar as rotinas da Casa. Vamos prosseguir neste rumo de cortar desperdícios, eliminar privilégios e abolir redundâncias — disse Renan.
Segundo o livro Contas Abertas, que é um relatório de gestão do biênio 2013-2014, o Senado Federal conseguiu reduzir em mais de 60% as despesas com passagens e diárias nos últimos anos.
Em 2010 os gastos com esse tipo de despesa chegou a R$ 16,2 milhões. Em 2013 essa rubrica consumiu R$ 5 milhões e, no ano passado, os gastos com diárias e passagens no Senado Federal caiu para R$ 2,8 milhões.
Renan Calheiros destacou ainda, durante a entrevista, que também houve redução de gastos em vários setores e ressaltou a economia registrada com a diminuição do pagamento de horas extras. Ainda de acordo com o livro Contas Abertas, em 2010 foram pagos R$ 63,7 milhões com horas extraordinárias e, agora em 2014, esse valor caiu para R$ 4,9 milhões. Uma redução de 61%.
Agência Senado

2/22/15

PREFEITO DE FORTALEZA ROBERTO CLÁUDIO VISITA ESTAÇÃO DE CARROS COMPARTILHADOS NA FRANÇA


Prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio em audiência na prefeitura de Paris
A Prefeitura de Fortaleza deve ampliar suas ações no programa de bicicletas compartilhadas tendo por base as experiências da cidade de Paris, que hoje tem no Velib um dos maiores e mais modernos programas de compartilhamento de bicicletas do mundo, um conjunto de conquistas significativas para a mobilidade da cidade.

Em audiência na Prefeitura de Paris sábado (21), onde foi recebido pelo vice-prefeito Jean-Louis Missika, que coordena os projetos de Urbanismo e Arquitetura da Grande Paris (o equivalente à Região Metropolitana de Fortaleza), o prefeito Roberto Claudio pode constatar os avanços que a capital francesa obteve desde que colocou a bicicleta como equipamento de transporte coletivo na cidade. Atualmente, o Velib, implantado em 2001, funciona com 1.800 estações e 26 mil bicicletas, o que permite que mais de dois milhões de pessoas utilizem o sistema todo mês.

COMPARTILHANDO EXPERIÊNCIAS

Segundo o prefeito Roberto Claudio, que também fez uma apresentação sobre o sistema de bicicletas compartilhadas de Fortaleza, “é possível pensar na ampliação do nosso modelo incorporando as experiências que Paris já tem nesse setor. A partir de agora, deveremos estreitar os laços, aproximando nossos técnicos da equipe francesa, para que possamos usufruir de todo o know how que Paris já detém”, afirmou o prefeito Roberto Claudio que também conheceu o Autolib, sistema de carros elétricos compartilhados que há três anos funciona em Paris.

Junto aos técnicos do sistema Autolib, o prefeito de Fortaleza visitou uma das 900 estações de carros compartilhados existentes na Grande Paris. O sistema francês conta, hoje, com 3.000 veículos elétricos e mais de 75 mil usuários cadastrados, realizando uma média de 15 mil viagens por dia, o que dá uma média de cinco viagens por veículo. A adesão ao sistema de carro compartilhado surpreendeu à própria Prefeitura que fez a concessão para a implantação do sistema e tem ajudado a retirar carros das ruas e a reduzir a poluição. A capital francesa considera a experiência um sucesso e já planeja expansão do serviço para outros municípios da Região metropolitana. Outras cidades do mundo estão aderindo ao mesmo sistema, como Londres e Indianápolis

“Creio ser possível pensarmos também na implantação desse sistema em Fortaleza, ajudando a retirar mais carros das ruas, visto que vamos poder ver o compartilhamento de um mesmo veículo por vários pessoas no mesmo dia, alem de ajudar a reduzir a emissão de carbono”, afirma o prefeito de Fortaleza que destaca a aceitação dessa modalidade de transporte público na Capital cearense, a partir da implantação do sistema de bicicleta compartilhada que está sendo expandido em Fortaleza. Inclusive já ficou acertada uma reunião técnica entre especialistas em mobilidade da Prefeitura e a equipe do Autolib.

Fonte: AFN

2/01/15

A HISTÓRIA DO MUCURIPE LEVA ESSE NOME:


AÍDA SANTOS E SILVA.
Um balaio de dedicação e amor ao próximo.


Aída Balaio nasceu em 1889 e faleceu a 19 de janeiro de 1970. Carinhosamente chamada de Aída Balaio, foi uma mulher simples que se dedicou ao ensino durante mais de 50 anos. Morando no Mucuripe, no tempo em que o Bairro era apenas um vilarejo de pescadores. Conseguiu alfabetizar e despertar o interesse pelo aprendizado em várias gerações de alunos. Ensinou no grupo Clovis Beviláqua  de 1922 a 1948. 
Quando se mudou definitivamente para o Mucuripe, Bairro que tinha mais de 350 afilhados.

Ao lado das atividades didáticas, seu interesse por filmes levou-a a participar da produção de Orson Welles no Ceará, intermediando o diálogo entre a equipe e a população local graças ao domínio da língua francesa que aprendera quando estudante do Colégio Imaculada Conceição. Profundamente religiosa, dirigia e orientava as festividades da Igreja do Mucuripe. O Padre José Nilson, então diretor espiritual da confraria Nossa Senhora de Fátima, uma das associações a que Aída fizera parte traduziu em palavras a grandiosa mulher que foi Aída Balaio: “Uma mulher, uma mãe, uma educadora, uma cristã autêntica”.

Ao conferir o nome de  Aida Santos e Silva ao CIES - Centro Integrado de Educação  e Saúde,  hoje,  Unidade Básica de Saúde – Aída Santos e Silva a Prefeitura  de Fortaleza  resgata a memória daquela  que  se constituiu  em  uma das mais notáveis personalidades do  Mucuripe.



    Uerbet Santos                                                                                                                                                                     

1/28/15

QUEM É JORNALISTA VESTE A CAMISA


Nesta quarta(28/01), dia em que todas as centrais sindicais do Brasil saem às ruas para protestar contra as Medidas Provisórias 664 e 665, os jornalistas do Ceará somam-se às batalhas dos trabalhadores e realizam o Dia Estadual de Luta Unificada dos Profissionais de Mídia Impressa e Eletrônica. O objetivo é protestar contra a intransigência dos donos de jornais, rádios e TVs do Estado, que negaram todas as reivindicações da Campanha Salarial Unificada da categoria.
E para marcar o Dia de Luta, os jornalistas vestirão as camisas da Campanha Salarial da categoria, que estão sendo distribuídas nas principais redações de Fortaleza pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Ceará (Sindjorce). “Quem ainda não tiver a camisa, poderá vestir roupa branca para marcar a data”, orienta a presidente do Sindjorce, Samira de Castro.

Protestos iniciam pela manhã na SRTE

A agenda de protestos inicia às 9 horas, na sede da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), onde as centrais sindicais realizam um grande ato público contra as MPs que reduzem direitos e dificultam o acesso dos trabalhadores a benefícios sociais como seguro-desemprego, abono salarial (PIS-PASEP), seguro-defeso, auxílio-reclusão, pensões e auxílio-doença.

De lá, os jornalistas seguem até o Sistema Verdes Mares para mobilizar, a partir das 11 horas, as redações do jornal Diário do Nordeste, TV Diário, TV Verdes Mares e rádio Verdes Mares. A mobilização no maior grupo de comunicação do Estado, onde funciona a repetidora da Rede Globo, antecederá a segunda rodada de negociação da Campanha Salarial 2014/2015 dos Jornalistas Empregados em Jornais e Revistas, agendada para às 13h30, na SRTE.

“Vamos externar a nossa indignação com a vergonhosa postura das empresas, que enrolam os trabalhadores desde setembro do ano passado, deixando clara a completa falta de respeito dos donos da mídia com toda a categoria. A hora é de reagir!”, convoca Samira de Castro.

“Isso é só o começo!”

Às 16 horas, após a segunda rodada de negociação salarial, os dirigentes do Sindjorce seguem direto para o Grupo O Povo de Comunicação, onde darão os informes sobre o resultado da reunião com os patrões nas redações do jornal, revista, TV e rádio. De lá, a comissão de negociação dos jornalistas se dirigirá, às 17 horas, para o jornal O Estado, onde encerrá a agenda de mobilizações do Dia Estadual de Luta Unificada dos Jornalistas.

“Serão oito horas ininterruptas de intensa mobilização nos nove maiores veículos de comunicação da Capital e também no Interior do Estado, onde já temos assegurada a adesão dos jornalistas da Região do Cariri. E isso é só o começo”, avisa a presidente do Sindjorce.

Confira a agenda do Dia de Luta Unificada dos Jornalistas de Mídia Impressa e Eletrônica

9:00 – Manifestação na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE)

11:00 – Mobilização no Sistema Verdes Mares de Comunicação

13h30 – 2ª rodada de negociação da Campanha Salarial dos Jornalistas Empregados em Jornais e Revistas

16:00 – Mobilização no Grupo O Povo de Comunicação

17:00 – Mobilização no jornal O Estado  

Fonte:AFN