5/30/15

O POVO NOVO DE NOVO

O Povo estreia amanhã sua inovadora edição dominical.Passa a se chamar OPovo.dom. A diretora executiva de Redação de O Povo, Ana Naddaf, diz que o novo projeto se baseou em três pilares: Revitalizar a grande reportagem;Investir no jornalismo analítico;“Seduzir o leitor” contando boas histórias. O Povo.dom tem uma divisão por eixos temáticos. 
O Vida&Arte está de volta aos domingos de O Povo.Os suplementos Esportes, Empregos, Ciência&Saúde, People e Buchicho permanecem com o mesmo formato. 

Fonte: Agência Fortaleza de Notícias


5/29/15

ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL

(Da redação)
O vereador de Fortaleza  Vaidon Oliveira e o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, estiveram presentes nesta sexta-feira (29), às 9h30, em evento para a assinatura da ordem de serviço para a construção de 23 Escolas de Tempo Integral (ETI) para o município. O vereador a teve a garantia do prefeito  que será construída uma ETI na Avenida Zezé Diogo, no Bairro do Porto, ao lado do Campo do Paulista / Creche Anexo e outra na Rua Antonio Bandeira, no bairro Praia do Futuro II.

5/26/15

DISCUTINDO A DEMOCRATIZAÇÃO DA COMUNICAÇÃO


O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce) realiza nesta terça-feira, 26 de maio, data do seu aniversário de 62 anos, a Tribuna Livre pela Democratização da Comunicação. O evento tem a parceria dos movimentos social e sindical e ocorrerá às 16 horas, na Praça da Imprensa (Av. Desembargador Moreira, S/N – Dionísio Torres). 

4/11/15

SHOW DO MICKEEY




CIA CEARENSE DE MOLECAGEM 
ENCENA SHOW DO MICKEY

O RATINHO MAIS FAMOSO DO MUNDO APRESENTA O SEU SHOW PREFERIDO.
MUSICAS LINDAS E DANÇAS VIBRANTES DARÃO O RITMO DE ALEGRIA A ENCENAÇÃO. UM SHOW QUE PROMETE SURPRESAS, ENCANTAMENTOS E ANIMAÇÃO. OS PERSONAGENS MAIS CONHECIDOS DO UNIVERSO INFANTIL SERÃO A ATRAÇÃO ESPECIAL NESSE SHOW DE ENCANTAMENTO.

TOY STORY, A PEQUENA SEREIA E ALADIM SÃO ALGUMAS DAS HISTORINHAS QUE DARÃO VIDA A ESSE ESPETÁCULO DE EMOÇÃO, BELEZA, CORES E LUZES. AS ENCENAÇÕES CICERONEADAS POR DONALD, MINIE, PATETA E O FAMOSO MICKEY VÃO LEVAR OS PAPAIS, MAMÃES E TODA A CRIANÇADA A UM UNIVERSO ONDE A IMAGINAÇÃÉ O CARRO CHEFE. UM INESQUECÍVEL SHOW COM DIREITO A INTERAÇÃO E ACIMA DE TUDO FELICIDADE.  


FICHA TÉCNICA DIREÇÃO – Carri Costa
CENOGRAFIA / FIGURINOS / ADEREÇOS – Oficina de Arte
PROGRAMAÇÃO VISUAL – Everardo Matos
PRODUÇÃO – Socorro Amarante / Carri Costa

3/30/15

FESFORT

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INSCRIÇÕES ABERTAS ATÉ 4 DE ABRIL DE 2015! 20 ESQUETES SURPREENDERÃO MAIS UMA VEZ O PÚBLICO CEARENSE. PARTICIPE, DO ÚNICO FESTIVAL DE TEATRO CEARENSE ININTERRUPTO DESDE A SUA CRIAÇÃO.

CONFIRA O REGULAMENTO E ENTRE EM CONTATO: (85) 3219-9493 - 85172301 - fesfort1@gmail.com .
Informações adicionais: Teatro da Praia: Rua José Avelino, 662 – Centro – Fortaleza/CE.(85) 8517 2301 E-mail: carricosta@hotmail.com.br
UM BREVE HISTÓRICO
Em 1997 no intuito de comemorar um ano da inauguração oficial do TEATRO DA PRAIA, a Cia. Cearense de Molecagem decide realizar um festival de teatro. Surge então sob a coordenação dos atores Carri Costa e Eddie Ferreira, o Festival de Esquetes de Fortaleza, o FESFORT. Para estimular os nossos artistas premiamos os destaques da primeira edição com o troféu TEATRO DA PRAIA, substituído nos anos seguintes pelo troféu GASPARINA GERMANO, uma justa homenagem a atriz cearense ícone das décadas de 30 e 40. A cada ano homenageamos um baluarte do fazer teatral e em 2015 teremos como agraciado o ator, diretor e dramaturgo ILCLEMAR NUNES.

REGULAMENTO

A CIA. CEARENSE DE MOLECAGEM em parceria com O TEATRO DA PRAIA e a APTECE - ASSOCIAÇÃO DE PRODUTORES TEATRAIS DO CEARÁ, objetivando criar espaço para que os teatreiros experimentem textos/roteiros, linguagens cênicas e produções com plena liberdade de criação, tornam público à abertura das inscrições do 19º 
FESFORT - Festival de Esquetes de Fortaleza.

O PERÍODO

·         O Festival acontecerá nos dias 05, 06, 07, 08, 09, e 10 de Maio de 2015 no Teatro Dragão do Mar. 

INFORMAÇÕES: (85) 32441934 - 85172301 - fesfort1@gmail.com 

INSCRIÇÕES

·         Os grupos interessados em participar deverão fazer suas inscrições de 04 de Fevereiro a 04 de Abril de 2015 enviando e-mail parafesfort1@gmail.com; anexando:


1 – Ficha de inscrição completa;

2 – Texto da encenação;

3 – Proposta de encenação do esquete (explicação sobre a concepção e meios utilizados pelo diretor para a montagem do esquete.

4 - Sinopse do esquete; resumo da história;

5 - Autorização de direitos autorais do texto. (Com assinatura)

6 - Comprovante de depósito da Taxa de Inscrição;


·         Será cobrada uma taxa de inscrição no valor de R$ 35,00 por texto/grupo. 



·         Poderão inscrever-se no Festival, grupos de teatro, atores e atrizes amadores e profissionais de todo o Brasil.  

·         Não podem inscrever-se grupos dos quais participem os jurados e os organizadores.

·         Cada grupo deverá ter seu representante responsável pela inscrição e comunicação com a Produção do Festival.

·          Cada grupo poderá se inscrever com quantas esquetes desejar, o que poderá ocasionar a seleção de mais de uma esquete por grupo.

·         A inscrição será efetivada quando for confirmado o depósito. A Produção enviará um e-mail ao responsável de cada grupo confirmando a efetivação de sua inscrição.

·         A  taxa não será devolvida caso o grupo não seja selecionado ou em caso de desistência.

·         O material enviado pelo grupo fará parte do acervo do Festival.

TEMAS
·         O tema é livre, portanto serão aceitos textos inéditos ou consagrados, incentivando assim a pesquisa sobre teatro e a divulgação de novos dramaturgos. Não há distinção em relação à linguagem cênica, podendo competir esquetes de qualquer estética.

A SELEÇÃO

·         Serão selecionados 20 (vinte) esquetes que se apresentarão entre os dias 05 e 09 de Maio (quatro grupos por dia)
·         Os grupos inscritos serão selecionados por uma comissão de 3 curadores de notório conhecimento da área teatral.
·         O resultado da classificação será anunciado no dia 11 de Abril
·         Todas as decisões dos selecionadores são soberanas e não caberá recurso.

APRESENTAÇÕES E BILHETERIA

·         Os espetáculos selecionados serão exibidos numa sessão única. 
·         A data, a ordem e o local de apresentação serão sorteadas em reunião no dia 13 de Abril, sendo indispensável à presença do(a) representante do grupo.
·         A comissão organizadora disporá de equipe de apoio técnico, sem, no entanto, responsabilizar-se por montagem e desmontagem dos cenários que deverá ocorrer logo após as apresentações.
·         A Renda da Bilheteria, caso tenha, será destinada ao custeamento de despesas do Festival
·         Cada grupo selecionado terá no máximo 20 (vinte) minutos para cada apresentação.
·         Os grupos deverão se adaptar às condições técnicas (som, luz e maquinaria) oferecidas pelo Festival. 
·         As datas das apresentações serão:

1º DIA: 05 de maio (segunda feira) - 4 grupos

2º DIA: 06 de maio (terça feira) - 4 grupos

3º DIA: 07 de maio (quarta feira) - 4 grupos

4º DIA: 08 de maio (quinta feira) - 4 grupos

5º DIA: 09 de maio (sexta feira) - 4 grupos

·         No momento da apresentação, deverá haver um membro do grupo na cabine de luz e som (caso necessário) para dar as orientações.

A PREMIAÇÃO

·         Acontecerá no dia 10 de Maio (domingo)

·         A Esquete vencedora do Júri Popular se apresentar no encerramento.

·         O Júri do 19º FESFORT reserva-se ao direito de não premiar quaisquer dos itens que julgar aquém das expectativas, bem como criar novos prêmios. Serão concedidos na noite de encerramento do Festival prêmios para:

o    ESQUETE (júri oficial) – troféu e R$ 2.000,00
o    ESQUETE (júri popular) - troféu  e R$ 1.000,00
o    DIREÇÃO - troféu e 500,00
o    ATOR - troféu – 500,00
o    ATOR COADJUVANTE - troféu
o    ATRIZ - troféu e R$ 500,00
o    ATRIZ COADJUVANTE - troféu
o    TEXTO ORIGINAL - troféu e R$ 500,00
o    TEXTO ADAPTADO - troféu
o    FIGURINO - troféu
o    MAQUIAGEM - troféu
o    CENÁRIO – troféu
o    ILUMINAÇÃO – troféu
o    SONOPLASTIA - troféu


A possibilidade de premiação em dinheiro ficará condicionada a recebimento de recursos provenientes de patrocínios concedidos bem como a retenção dos impostos devidos.
Informações adicionais: Teatro da Praia: Rua José Avelino, 662 – Centro – Fortaleza/CE.(85) 3219-9493 /  8517-2301. E-mail: carricosta@hotmail.com.br
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César A. Martín. 
Jornalista - Assessor de Imprensa. 
Agencia GPM - Comunicação e Imprensa.
Telefone: OI 
(85) 88577501/ 97023911 TIM /91644381 CLARO.
E-mail: agenciagpm@gmail.com  Skype: Parasiemprereves1
Twitter: @CesarAMartin  
Facebook/César A. Martín 

3/04/15

ECONOMIA NADA CRIATIVA




A Nota de esclarecimento do Ministério da Cultura (divulgada no site do Ministério em 03/03), ainda não esclarece, o suficiente, em relação ao suposto fim da Secretaria Nacional de Economia Criativa e limita-se a declarar que o ministro não demitiu o secretário e que este é que pediu para sair. Diante do impacto negativo da divulgação feita por Ancelmo Gois da demissão do secretário e da extinção da Secretaria, seria importante o Ministério da Cultura esclarecer melhor essa questão. Pois no comunicado, apenas diz que "O MinC está estudando o melhor arranjo institucional para contemplar os objetivos estratégicos da nova gestão. Eventuais alterações na estrutura serão anunciadas no devido tempo". Vale lembrar que a Secretaria é um órgão estruturado Institucional e conceitualmente, pensado estrategicamente e que contou com a participação, torcida, entusiasmo e colaboração de muita gente, usufruindo do capital intelectual e do empenho de intelectuais, produtores criativos, artistas, acadêmicos e pensadores que depositaram energia e esperança neste instrumento. E sendo assim, o destino da Secretaria Nacional de Economia Criativa: Seu fortalecimento, alterações nas suas atribuições e ou estrutura, ou ainda a sua extinção, não deveria ser protagonizado unilateralmente pelo poder público. A sociedade civil, as universidades e os empreendedores e produtores criativos que se aglutinam na sua base, deveriam ser consultados. E o ideal é que qualquer mudança pudesse ser realizada com a participação de todos. A Secretaria Nacional de Economia Criativa é um instrumento importante de fomento ao desenvolvimento sustentável a partir de um insumo que é inesgotável e democraticamente distribuído por todo o território nacional: A criatividade do povo brasileiro. Esperamos que o ministro Juca Oliveira que tem feito jus à uma imagem de homem democrático e altamente compromissado com a cultura do nosso País, envolva os setores organizados e atuantes da economia criativa brasileira neste debate e na busca pelas melhorias que as políticas públicas de Economia Criativa precisam para contribuir com o desenvolvimento sustentável do Brasil. Estamos todos atentos e colaborativos na defesa da Economia Criativa e da criatividade nacional e prontos para seguir avançando juntos! Rede Colaborativa E-Criativa.
Leia a nota do MINC: http://migre.me/oS8sk

Johson Sales.

Nota de esclarecimento sobre Secretaria de Economia Criativa

3.3.2015 - 18:36
 
Ao contrário do que afirma nota publicada nesta terça-feira (03/03) pelas colunas de Ancelmo Gois, o ministro da Cultura Juca Ferreira não demitiu o secretário de Economia Criativa, Marcos André Carvalho.
 
Carvalho solicitou desligamento do cargo para assumir, a convite do governo do Rio de Janeiro, a coordenação do programa de promoção da economia criativa nas Olimpíadas de 2016.
 
Dialogando com a agenda do Governo Federal, que tem a educação como prioridade, o Ministério da Cultura – MinC irá fortalecer a pauta da educação e da cultura. O ministério também vem discutindo a melhor maneira de dar transversalidade aos temas relacionados à economia da cultura e à economia criativa, também prioritários. Marcos André, que estava participando ativamente dessas discussões, continuará colaborando neste processo, a convite do Ministro Juca Ferreira.
 
O MinC está estudando o melhor arranjo institucional para contemplar os objetivos estratégicos da nova gestão. Eventuais alterações na estrutura serão anunciadas no devido tempo.
 
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura

3/03/15

CORTANDO GASTOS

Pagamento de passagem aérea para senadores exclui cônjuges, afirma Renan

Da Redação | 27/02/2015, 17h02
Foto:Eliane de Araújo/Agencia O Estado  
O Presidente do Senado, Renan Calheiros, perguntado nesta sexta-feira (27) se a Casa iria estender aos senadores o pagamento de passagens aéreas para cônjuges, negou que tal medida será adotada no Senado Federal.
— O Senado Federal tem feito um grande esforço nos últimos dois anos para reduzir seus custos sem afetar as rotinas da Casa. Vamos prosseguir neste rumo de cortar desperdícios, eliminar privilégios e abolir redundâncias — disse Renan.
Segundo o livro Contas Abertas, que é um relatório de gestão do biênio 2013-2014, o Senado Federal conseguiu reduzir em mais de 60% as despesas com passagens e diárias nos últimos anos.
Em 2010 os gastos com esse tipo de despesa chegou a R$ 16,2 milhões. Em 2013 essa rubrica consumiu R$ 5 milhões e, no ano passado, os gastos com diárias e passagens no Senado Federal caiu para R$ 2,8 milhões.
Renan Calheiros destacou ainda, durante a entrevista, que também houve redução de gastos em vários setores e ressaltou a economia registrada com a diminuição do pagamento de horas extras. Ainda de acordo com o livro Contas Abertas, em 2010 foram pagos R$ 63,7 milhões com horas extraordinárias e, agora em 2014, esse valor caiu para R$ 4,9 milhões. Uma redução de 61%.
Agência Senado

2/22/15

PREFEITO DE FORTALEZA ROBERTO CLÁUDIO VISITA ESTAÇÃO DE CARROS COMPARTILHADOS NA FRANÇA


Prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio em audiência na prefeitura de Paris
A Prefeitura de Fortaleza deve ampliar suas ações no programa de bicicletas compartilhadas tendo por base as experiências da cidade de Paris, que hoje tem no Velib um dos maiores e mais modernos programas de compartilhamento de bicicletas do mundo, um conjunto de conquistas significativas para a mobilidade da cidade.

Em audiência na Prefeitura de Paris sábado (21), onde foi recebido pelo vice-prefeito Jean-Louis Missika, que coordena os projetos de Urbanismo e Arquitetura da Grande Paris (o equivalente à Região Metropolitana de Fortaleza), o prefeito Roberto Claudio pode constatar os avanços que a capital francesa obteve desde que colocou a bicicleta como equipamento de transporte coletivo na cidade. Atualmente, o Velib, implantado em 2001, funciona com 1.800 estações e 26 mil bicicletas, o que permite que mais de dois milhões de pessoas utilizem o sistema todo mês.

COMPARTILHANDO EXPERIÊNCIAS

Segundo o prefeito Roberto Claudio, que também fez uma apresentação sobre o sistema de bicicletas compartilhadas de Fortaleza, “é possível pensar na ampliação do nosso modelo incorporando as experiências que Paris já tem nesse setor. A partir de agora, deveremos estreitar os laços, aproximando nossos técnicos da equipe francesa, para que possamos usufruir de todo o know how que Paris já detém”, afirmou o prefeito Roberto Claudio que também conheceu o Autolib, sistema de carros elétricos compartilhados que há três anos funciona em Paris.

Junto aos técnicos do sistema Autolib, o prefeito de Fortaleza visitou uma das 900 estações de carros compartilhados existentes na Grande Paris. O sistema francês conta, hoje, com 3.000 veículos elétricos e mais de 75 mil usuários cadastrados, realizando uma média de 15 mil viagens por dia, o que dá uma média de cinco viagens por veículo. A adesão ao sistema de carro compartilhado surpreendeu à própria Prefeitura que fez a concessão para a implantação do sistema e tem ajudado a retirar carros das ruas e a reduzir a poluição. A capital francesa considera a experiência um sucesso e já planeja expansão do serviço para outros municípios da Região metropolitana. Outras cidades do mundo estão aderindo ao mesmo sistema, como Londres e Indianápolis

“Creio ser possível pensarmos também na implantação desse sistema em Fortaleza, ajudando a retirar mais carros das ruas, visto que vamos poder ver o compartilhamento de um mesmo veículo por vários pessoas no mesmo dia, alem de ajudar a reduzir a emissão de carbono”, afirma o prefeito de Fortaleza que destaca a aceitação dessa modalidade de transporte público na Capital cearense, a partir da implantação do sistema de bicicleta compartilhada que está sendo expandido em Fortaleza. Inclusive já ficou acertada uma reunião técnica entre especialistas em mobilidade da Prefeitura e a equipe do Autolib.

Fonte: AFN

2/01/15

A HISTÓRIA DO MUCURIPE LEVA ESSE NOME:


AÍDA SANTOS E SILVA.
Um balaio de dedicação e amor ao próximo.


Aída Balaio nasceu em 1889 e faleceu a 19 de janeiro de 1970. Carinhosamente chamada de Aída Balaio, foi uma mulher simples que se dedicou ao ensino durante mais de 50 anos. Morando no Mucuripe, no tempo em que o Bairro era apenas um vilarejo de pescadores. Conseguiu alfabetizar e despertar o interesse pelo aprendizado em várias gerações de alunos. Ensinou no grupo Clovis Beviláqua  de 1922 a 1948. 
Quando se mudou definitivamente para o Mucuripe, Bairro que tinha mais de 350 afilhados.

Ao lado das atividades didáticas, seu interesse por filmes levou-a a participar da produção de Orson Welles no Ceará, intermediando o diálogo entre a equipe e a população local graças ao domínio da língua francesa que aprendera quando estudante do Colégio Imaculada Conceição. Profundamente religiosa, dirigia e orientava as festividades da Igreja do Mucuripe. O Padre José Nilson, então diretor espiritual da confraria Nossa Senhora de Fátima, uma das associações a que Aída fizera parte traduziu em palavras a grandiosa mulher que foi Aída Balaio: “Uma mulher, uma mãe, uma educadora, uma cristã autêntica”.

Ao conferir o nome de  Aida Santos e Silva ao CIES - Centro Integrado de Educação  e Saúde,  hoje,  Unidade Básica de Saúde – Aída Santos e Silva a Prefeitura  de Fortaleza  resgata a memória daquela  que  se constituiu  em  uma das mais notáveis personalidades do  Mucuripe.



    Uerbet Santos