4/20/16

Fila no IMP-Saúde aponta para a precariedade do serviço.

IPM-Saúde        
Fila do IPM-Sáude comparada às do SUS   - Foto:Blog do Eliomar

Quem passa, no primeiro dia útil de casa mês, na Avenida da Universidade em frente ao prédio do Instituto de Previdência do Estado do Ceará (IMP-Saúde), se depara com uma cena, só antes vista nos postos de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS), uma longa fila de servidores municipais que se forma a partir das 6h da manhã para solicitação de exames e consultas. Os usuários do serviço, passam por essa incômoda situação, devido, segundo relatos,existem alguns procedimentos, como exames e consultas, têm uma grande procura e logo atingem a cota disponibilizada pelo sistema.Cota esta que, na visão dos servidores, devia ser ampliada para atender a demanda.

Um dependente de uma servidora, que pediu para não ter seu nome divulgado, relatou a sua insatisfação: a “Fui ontem, dia 19, no IPM, solicitar autorização para um exame de Eletroneuromiografia MMII, que preciso fazer com urgência, mas o atendente me disse que a cota do mês foi atingida e que só ia ser liberada dia 2 de maio e que era pra eu chegar cedo para garantir meu exame. Eu respondi a ele que se eu tivesse vivo, iria lá”, desabafa, em tom de ironia, o usuário.

Segundo o médico traumatologista Charles Samuel Marques, credenciado pelo IPM-Saúde, depois que a empresa Haptech assumiu a cogestão do Instituto, a situação se agravou. “Até as cirurgias para autorizar estão demorando mais”. O traumatologista orientou ainda sobre a importância dos usuários denunciarem o problema para o Serviço de Atendimento do Consumidor (SAC) do IMP, para que eles tomem ciência da situação e, com isso, busquem soluções.

Vereador denuncia  PMF

Vereador João Alfredo denuncia irregularidades em licitação da PMF

A Haptech foi a vencedora da licitação realizada pela PMF par fazer a cogestão do sistema por cinco anos. Em sua página na internet, o vereador João Alfredo  acusou a PMF de direcionar a  licitação  para a Haptech.“O edital foi feito como uma foto 3×4. Estabelece um prazo de vigência de 60 meses e chega a um cálculo de patrimônio líquido que só a Haptech  teria condições de apresentar”, alerta o vereador.

João Alfredo afirmou também que a Haptec é uma empresa do grupo Hapvida. E por isso, não poderia participar de concorrências como essa, de acordo com a resolução da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS)  “O estranho é que este grupo poderoso, que tem um plano de saúde privado, vai gerir o plano público de saúde do município?”, questionou o vereador do PSOL.

A Ouvidoria do IMP informou, através da atendente Jamile Cristina, que que todo primeiro dia útil do mês são as cotas dos credenciados são disponibilizadas para os servidores, mas não soube dizer qual a quantidade ofertada. Sobre a fila que se forma na porta do IPM, a atendente disse a distribuição de senhas para o atendimento ao público começa às 7h da manhã e que as pessoas são orientas achegarem um pouco mais cedo para serem logo atendidas.

O fato é que, em meio a rumores, de uma possível privatização do IMP, descartada pelo prefeito Roberto Cláudio, os mais de 80 mil servidores que tem seu plano de saúde pública administrada pela Haptec, descontentes ou não com a prestação do serviço, penam com a demora para autorização de exames e cirurgias. Muitos usuários, já comparam o IMP-Saúde ao SUS e estão sem alternativa, em face dos planos privados disponíveis no mercado terem um custo muito elevado, enquanto o IMP desconta 2% do salário do funcionalismo municipal.

Automação do IMP agiliza atendimento


Em contrapartida ao descontentamento de usuários do IPM-Saúde a prefeitura argumenta que a Inauguração de nova sede, o agendamento via internet e a automatização do sistema para emissão de senhas, guias, relatório de acompanhamento e encerramento de produção, são as melhorias mais recentes realizadas no Instituto para agilizar e melhorar o atendimento dos servidores municipais.

A página do instituto na internet informa que consultas, exames laboratoriais, eletrocardiograma (ECG), mapa, holter, raios-x, ultrassonografia, mamografia, densitometria, endoscopia, mapeamento de retina, audiometria e atendimento de urgência e emergência nos hospitais são os de procedimentos que, agora, são autorizados direto no prestador (consultórios, clínicas e laboratórios). 

Menciona ainda, que   os procedimentos que  os usuários precisam comparecer ao IPM-Saúde,  que  necessitam de  exames anteriores para avaliação da auditoria sobre carências e indicações, são terapias (Fisioterapia, Psicologia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional), ressonância magnética, tomografia computadorizada, quimioterapia, radioterapia, qualquer tipo de cirurgia eletiva (as programadas), internamentos eletivos (os programados), ultrassom com doppler, colonoscopia; manometria e laringoscopia. 

Serviço:
Para entrar em contato com a Ouvidoria do IMP, ligue para 3254-7877 ou envie um email para ouvidoria@ipmfor.ce.gov.br. Quem preferir, pode procurar o setor pessoalmente, na Avenida da Universidade, 2056.



Uerbet Santos

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