9/02/17

Cearense estreia neste domingo (3) no Brasileiro de Paracanoagem


Por erro da organização do evento, Wercley não participou dos 500m neste sábado (02)




O campeonato Brasileiro de Velocidade Canoagem 2017 que acontece até este domingo (3) em Curitiba-PR, contempla também a Paracanoagem. As provas são disputadas em duas modalidades: Caiaque e Canoa de Velocidade nas categorias masculino e feminino.

A expectativa era grande, tanto da torcida quanto de Wercley para sua estreia no Brasileiro neste sábado (2). O paracanoistae se mostrou muito confiante para participar dessa prova eliminatória. 

“São 13 escritos no caiaque, apesar de vários atletas do caiaque migrarem para a canoa, a concorrência é 'pesada'. Já na canoa são apenas três concorrentes, pelo menos. o bronze é certo”, declarou.

Mas, pouco antes do início da prova, KL2 Caiaque 500m, alertamos que seu nome não constava no check list dos atletas escalados. depois de conversar com seu instrutor, o próprio Wercley informou a nossa reportagem que “por um erro da comissão organizadora não participaria da prova”.

No momento, o paratleta está treinando para as provas deste domingo (3) amanhã. Seu nome está conformado no check list de competidores, tanto no caiaque, quanto na canoa 200m KL2.


Duplo erro


Apuramos com o paratleta cearense que o erro ocorrido foi duplo. "Da CBCa, que não validou nossa inscrição no site do evento e do responsável pela inscrição da nossa equipe, que não percebeu o erro a tempo de consertá-lo", detalhou Wercley.

O paracanoista disse, "estar tranquilo", que o incidente " não abala sua concentração". Ele comentou que "de certo modo, foi bom não ter participado dos 500m", pois, segundo ele, "não gosta da prova". O disse ainda que "vai aposta todas as suas fichas, neste domingo (3), na raia oito, onde compete na primeira eliminatória dos 200m".

Confira os horários e categorias que o cearense vai competir neste domingo:

Caiaque 200m: 9h16, 9h40 e 13h28.
Canoa 200m: 14h12


O evento é transmitido ao vivo pelo canal do Youtube da CBCa.

https://www.youtube.com/watch?v=D5Qi5fo3Cgs

Para enterder a paracanoagem

A diferença é que no caiaque, o remo tem duas pás, remadas dos dois lados e o paratleta vai sentado. Já na canoa, o remo tem uma pá e a remada é feita apenas de um lado da embarcação e paratleta fica de joelhos, aumentando o grau de dificuldade do paracanoista no equilíbrio do equipamento.

O sistema de classificação dos paratletas é de acordo com a utilização dos troncos, braços e pernas na remada. KL1 (Usa só os braços), KL2 (usa troncos e braços) e KL3 (usa braços, tronco e pernas).

O paracanoista cearense Wercley Carneiro, se enquadra na categoria KL2. Ele não utiliza as pernas na remada, só o tronco e os braços.

Ele, ao nascer, foi diagnosticado com deformação dos membros inferiores, em decorrência da sua mãe ter usado a Talidomida durante os primeiros meses de gestação para combater os sintomas do enjoo matinal, sem saber dos efeitos nocivos que a droga causava nos fetos.


Uerbet Santos (da redação)
Foto: arquivo pessoal de Werclay Carneiro

Nenhum comentário: