6/30/18

PASSOS DA FÉ - O pagador de promessas


Em meio ao sobe e desce de fiéis e boieiros, índias e caboclos de penas; embalado pelo som inebriante de matracas e pandeirões, orquestras e zabumbas; encorajado pela urro dos puxadores dos bois que entoavam diferentes sotaques e guiado pela fé e devoção à São Pedro, o aposentado José de Ribamar (58), comemorava, como um gol em final de campeonato, cada degrau galgado da escadaria da Capela de São Pedro,no bairro da Madre deus, em São luis do Maranha, que subiu de joelhos para pagar uma promessa, no amanhecer de sexta-feira (29), onde todos os anos é comemorado o Dia do Padroeiro dos Pescadores: São Pedro.



Comemoração do Dia de São Pedro na Madre Deus

Sua filha, a estudante Maria José, (24) disse que o pai tinha dois bons motivos para comemorar.

Um deles, sua conquista pessoal, em superar a dor na coluna, causada por um hérnia de disco mal curada e encarar o desafio de subir os 46 degraus da escadaria até o alto da Capela de São Pedro.

O outro, e mais importante, a graça alcançada. Sua esposa, a dona de casa Maria das Graças (55), estava hospitalizada, com uma doença grave. Vendo a dificuldade da mulher com risco de vida, José, se apegou ao Santo das causas difíceis: São Pedro.

Segundo, a filha, graças ao Santo, a sua mãe já saiu do hospital e está curada da enfermidade.

A reportagem acompanhou os momentos finais da escalada de José ao salão da Capela, que mais parecia a via crucies de Jesus ao Calvário, tamanha a dificuldade que o aposentado tinha de ficar de joelhos.

Ele praticamente se arrastava, degrau a degrau. E quando a filha ou outro fiel tentava ajudá-lo, recusava. Pois para José, aquela era uma missão dele. A comoção tomou conta de todos à sua volta.

Uma hora depois de iniciar a subida, com os joelhos ensanguentados e muito cansado, finalmente o aposentado chega ao topo da escada e, ainda de joelhos, foi ao altar e agradeceu com orações à São Pedro, o restabelecimento da companheira, Maria das Graças.

Confira a sequência fotográfica, que ilustra o drama vivido e vencido com força e fé pelo aposentado José de Ribamar, no último lance de 10 degraus dos 46, até chegar ao topo da escadaria.


Acompanhado de perto pela filha e fieis, José praticamente se arrastou pelos degraus


Depois de muito sofrimento, o alívio, pela promessa cumprida


Confira a matéria especial realizada pelo repórter Uerbet Santos para o web-programa "Arte Para Qualquer Parte", exibido em seu canal no Youtube

O jornalista registrou o martírio de José para pagar sua promessa, além das atrações que passaram pelo Largo de São Pedro, na Madre Deus, em 29 de Junho, dia do Santo protetor dos pescadores e das causas impossíveis: São Pedro.


Da redação
Fotomontagem e edição de imagens: norrau.com

Nenhum comentário: