5/26/21

DENÚNCIA - Direção nacional da Central dos Trabalhadores suspende o mandato do secretário geral no Maranhão, Júlio Guterres

CTB alega que o sindicalista é também assessor especial do Governo do Estado do Maranhão; Guterres disse que já pediu o seu afastamento da Central Sindical.



A Direção Nacional da Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), expediu na segunda-feira (17), um documento  assinado pelo seu secretário geral, Wagner Gomes, no qual suspende o mandato do secretário geral da CTB no Maranhão, Júlio Guterres.

No documento, a direção  nacional do movimento sindical informa que o motivo da suspensão é pelo fato do 
veterano no trabalho sindical, acumular oa cargos  de secretário geral da CTB/MA e de assessor especial do Governo do Estado do Maranhão junto à Secretaria de Articulação Política.

De acordo com a cúpula do CTB,  esse acúmulo de funções em órgãos que tem conflitos de interesses é "antiético e descabido".

O documento  destaca ainda que 
"esse tipo de manobra é vedada pelo estatuto da Central dos Trabalhafores, pois há nesse caso um gritante conflito de interesses,  haja vista que a CTB representa vários sindicatos do segmento dos trabalhadores do serviço público estadual e municipal, os quais o Governo do Estado realiza  negociações coletivas de trabalho".

Outro trecho do documento deixa claro que Guterres “não pode servir a dois senhores, servindo simultaneamente o Governo do Estado e as entidades sindicais com as quais negocia".


Procurado por nossa reportagem, Júlio Guterres, que já presidio o Sindicato dos Metalúrgicos- Sindmetal, e foi tesoureiro do Sindicato dos Professores da Rede Pública Estadual e Municipal  - Sinproesemma,  confirmou ao Blog  que estava exercendo as duas funções, mas informou que "o problema estava sanado", pois já  havia pedido o seu afastamento  da secretaria geral da CTB-MA.

O Blog solicitou ao, agora, apenas secretário especial do Governo do Estado do Maranhão, lotado na Secretaria de Articulação Política, um documento que comprovasse o seu pedido de afastamento da Central dos Trabalhadores, mas, até o fechamento e publicação desta matéria não tivemos resposta.

O Blog apurou junto a direção da Central que não recebeu nenhum documento formal do pedido de afastamento do secretário geral do CBT, seção Maranhão.

Diante disso, a CTB ratificou o teor do documento, em atenção a Julio Guterres, no qual se vale do Artigo 29, inciso V, do seu estatuto, que veda a aceitação de cargos em governos por parte de seus dirigentes no exercício do mandato. 

O secretário geral da CBT Nacional, Wagner Gomes disse no documento que "Júlio Guterres está suspenso de suas funções como secretário geral da CTB-MA, enquanto ocupar cargo público conflitante".

"Por consequência, não poderá  praticar quaisquer atos em nome da CTB-MA, enquanto durar a suspensão do mandato, sendo-lhe vedado também, exercer quaisquer prerrogativas inerentes ao cargo de secretário geral da CTB-MA", concluiu a nota.

Por Uerbet Santos
Fotos:  Reprodução/Internet 

Nenhum comentário: