9/29/21

MMA: Lutador maranhense Caio Borralho vence o canadense Aaron Jeffery por decisão unânime no octógono do Contender Series

Outro maranhense, Edivan 'Pé de Sapo' Santos foi notalteado pelo russo Rizvan Kuniev no 3º round na categoria peso pesado 



O Brasil contou com três representantes nas quatro lutas disputadas no octógono do Contender Series na noite desta terça-feira (28). Dois deles naranhenses: 
O peso-médio Caio ' The Natural' Borralho e o peso-pesado Edivan 'Pé de Sapo' Santos

 E em um carrossel de emoções, com apenas uma vitória anotada, nenhum contrato do UFC foi entregue por Dana Whites,  presidente  da principal organização de Artes marciais mistas do mundo, para os  representantes brasileiros no quinto episódio da temporada 2021 do programa que vai ao ar todas as terças, às 21h, com transmissão exclusiva no canal Combate.

O destaque ficou com Caio Borralho, peso-médio (84 kg) que mostrou boa técnica e estratégia para garantir a vitória.

Além dele, Lucas Almeida, que foi derrotado por Daniel Zellhuber, e Edivan 'Pé de Sapo', que foi nocauteado por Rizvan Kuniev, completam a lista dos brasileiros em ação.

Dentre os contratados, apenas dois nomes: o mexicano Daniel Zellhuber e Ihor Potieria, que nocauteou Lukasz Sudolski no primeiro assalto.

Vitória maranhense 
Caio Borralho foi o único brasileiro a vencer na noite desta terça-feira (28). Diante de Aaron Jeffery, o atleta deu show de precisão e estratégia. 

Melhor no primeiro assalto, o jovem de 28 anos não se importou em ceder o domínio territorial para o oponente e trabalhar de forma veloz para encontrar os momentos certos de atacar sem se colocar em risco. Caio 10 x 9 Aaron.

Na etapa seguinte, o cenário se repetiu. Embora o americano tenha conseguido pressionar mais e clinchar, equilibrando a disputa, a queda e a maior potência dos ataques do brasileiro garantiram nova vantagem. Caio 20 x 18 Aaron.

No último assalto, Caio mostrou tranquilidade para trabalhar no erro do adversário. Com joelhadas voadoras, diretos de encontro e uma queda, o brasileiro convenceu os jurados de que havia feito o suficiente para ter seu braço erguido no octógono. Caio 30 x 27 Aaron.

"Minha hora chegou. Foram 10 anos de luta. Do Maranhão para Las Vegas", declarou o lutador, feliz  após a vitória, apesar de não ter ainda assinado contrato com o Ultimate.

Perfil de Caio 
Caio Vinicius Silva Borralho,  ou apenas “The Natural” como é apelidado, surge como uma das maiores promessas do Brasil na divisão dos médios. 

Ludovicense, Caio tem 28 anos, 84kg. Formado em Química Industrial pela UFMA,  e formando em Educação Física em São Paulo, começou a se dedicar ao MMA aos 18 anos, mas  sua primeira luta ocorreu em  2014, quando já tinha 21 e ainda era amador, na Academia Dojô James Adler, em São Luís. 

Antes, disputou outras artes marciais. Começou aos 6 anos de idade no judô. Seu primeiro treinador foi professor sansei Emílio Moreira, a quem é grato pelo incentivo e as orientações que recebeu. Também praticou jiu-jitsu e muay thai.

O atleta da equipe Combate Club, tem na bagagem um cartel de nove vitórias (três por nocautes, três por decisão dos juízes e três por finalizações) e uma derrota, (por decisão dos juízes).

Caio assinou contrato para lutar no  Contender Series, evento comandado por Dana White que busca avaliar as próximas joias que vão assinar com o Ultimate. 

Somando 9 vitórias em dez combates, o maranhense ganhou ainda maior destaque no cenário nacional após faturar o título até 84kg do Future e figurar entre os melhores do Brasil no Ranking Nacional de MMA.


Persistência russa vence maranhense 
Outro maranhense que subiu no octógono do Contender Series em Las Vegas foi Edivan 'Pé de Sapo' Santos que encarou o russo Rizvan Kuniev pelos pesos-pesados.

Rizvan Kuniev começou pior, mas nunca desistiu. Depois de levar a pior em pé no primeiro assalto, quando chegou a balançar em duas oportunidades com os golpes desferidos pelo atleta da Chute Boxe Edivan 'Pé de Sapo', o russo guardou o seu melhor para a segunda etapa. Edivan 10 x 9 Kuniev.

Depois de um início equilibrado na luta em pé no segundo round, Kuniev derrubou e manteve importante domínio por cima - não apenas por garantir a vantagem parcial, mas também por exigir do preparo físico do rival, que acabou cansando. Edivan 19 x 19 Kuniev.

Na terceira etapa, o russo percebeu o bom momento e rapidamente derrubou. Por cima, pouco mais de um minuto foi o suficiente para que ele castigasse o rival e obrigasse o árbitro a interromper o confronto

Acompanhe os resultados do Contender Series S5E05:

Rizvan Kuniev nocauteou Edivan 'Pé de Sapo' no 3º round;
Daniel Zellhuber venceu Lucas Almeida por decisão unânime;
Caio Borralho venceu Aaron Jeffery por decisão unânime;
Ihor Potieria nocauteou Lukasz Sudolski no 1º round;

Com informações da Agência Fight (Diego Ribas, em Las Vegas-'EUA)
Foto: Reprodução/ Instagram

Nenhum comentário: