3/18/22

LBF 2022: Após estreia com vitória fora de casa, Sampaio Basquete reencontra a torcida na reabertura do ginásio Costa Rodrigues com novo piso padrão NBA

O jogo começa às 19h30. A entrada é um 1kg de alimento não perecível, obrigatório a apresentação do cartão vacinal com no mínimo duas doses ou dose única e recomendável o uso de máscara.



A edição 2022 da Liga de Basquete Feminina está de volta. O Sampaio Basquete, bicampeão da competição, busca seu 3º título. 

Na estreia da temporada, na última sexta-feira (11), no ginásio Marcelino Lopes, na Ilha do Retiro no Recife-PE, o Tubarão dominou Sport/Glória do Goitá e venceu clássico do Nordeste por 77 a 59.

A vitória tricolor teve boa atuação coletiva, com três atletas anotando duplos-duplos: a armadora Larissa, com 10 pontos e 13 assistências (recorde pessoal no fundamento), e as alas/pivôs Lê Lisboa (12 pontos e 13 rebotes) e Gabriela Guimarães, a vencedora do troféu GOL Linhas Aéreas de Melhor Jogadora da Partida, com 14 pontos, 10 rebotes e 21 de eficiência – empatada neste quesito com Lisboa, venceu pela maior pontuação. 

Patty também reestreou bem, com 14 pontos, 8 rebotes e 5 assistências.
A cestinha do jogo, no entanto, foi a cubana Ineidis Casanova, do Sport, com 19 pontos. Outro destaque rubro-negro foi a ala Bia Gabriele, com 13 pontos e 6 rebotes.

Agora, o Sampaio Basquete recebe o BFB/Blumenau nesta sexta-feira (18), às 19h30 na reabertura do ginásio Costa Rodrigues com novo piso flutuante de alto desempenho, de padrão NBA, usado nacional e internacionalmente, garantindo elevação de performance e mais segurança física aos atletas.

O secretário de Estado do Esporte e Lazer, Rogério Cafeteira, destaca a importância de garantir aos atletas maranhenses condições iguais aos que os de outros estados e países possuem.

“É importante ressaltar que o piso anterior era um piso sintético extremamente frágil e que criava várias restrições para a utilização dele. E com um tempo, até por essa fragilidade, ele se deteriorou. 

Então, era necessário que a gente fizesse uma recuperação. E aí nós fizemos a opção por colocar um de padrão internacional. Estamos aptos, agora, a receber competições de qualquer modalidade, com o que existe de mais moderno em termos de piso. 

E também não estamos visando apenas essa questão de grandes eventos, grandes competições, o piso é, principalmente, para que as pessoas, os nossos desportistas maranhenses possam utilizá-lo e utilizar um equipamento que tem um padrão internacional, para que quando a gente vá competir, a gente tenha condições iguais aos atletas de fora”, explica o secretário.


A Bolívia Querida entra em quadra sem cinco atletas que ainda não se apresentaram ao clube, em fim de temporada na Liga europeia. São elas: Sophi Tryggedsson, ala/pivô da seleção dinamarquesa que chega ao tricolor após passagens pelo Basquete universitário norte-americano e basquetebol europeu, as pivôs Érika de Souza e Nadia Colhado e as armadoras Alana Gonçalo Campeã da LBF pelo Ituano Basquete que defende o Melilla Sport Capital La Salle, da Espanha e Tainá Paixão jogadora mais valiosa (MVP) das finais no último título boliviano e atualmente no Akronos Moncalieri, da Liga Italiana. Tainá já está no Brasil, mas ainda tem contrato com seu atual clube. 

Outro destaque do Sampaio Basquete para atual temporada é Rodrigo Galego, primeiro técnico brasileiro de sua história Ele atuou como com auxiliar no masculino em times como Flamengo e Corinthians.

Estreia norte-americana 
A boa notícia é a estreia de Jennifer O'Neill, a armadora norte-americana naturalizada porto-riquenha chega após atuar na seleção de Porto Rico. A atleta atua no basquetebol Russo e foi liberada em função da guerra entre Rússia e Ucrânia.



A jogadora tem em seu currículo passagens pela WNBA (basquete feminino dos EUA), onde defendeu o Minnesota Lynx e Conncecticut Sun, e também já atuou em Israel e na Bulgária. No pré-olímpico, O'Neill ajudou sua seleção a vencer o Brasil por 91 a 89, sendo destaque com 30 pontos e seis rebotes.

Entenda a LBF 2022
A LBF 2022 conta com 10 clubes participantes, um recorde absoluto da competição, que contou com os 10 times nas temporadas de 2014/2015 e 2019. 

Estarão na disputa os clubes AD Santo André-SP, BAX Catanduva-SP, BFB/Blumenau-SC, Ituano Basquete-SP, Pró-Esporte/Sorocaba-SP, Sampaio Basquete-MA, SESI Araraquara Basquete-SP, Sodiê Doces/Mesquita/LSB-RJ, Sport/Glória do Goitá-PE e Vera Cruz Campinas-SP.  

A competição terá uma primeira fase, no qual as equipes se enfrentam entre si entre turno e returno, classificando os oito melhores colocados para os playoffs. 

Entre as fases de quartas de final e semifinal os playoffs serão melhores de três jogos, mas a grande final será uma série melhor de cinco partidas. 

O que fazer para ter acesso ao ginásio Costa Rodrigues?

A grande novidade  da LBF 2022 é a volta do público aos ginásios. Para assistir as partidas o torcedor precisa:

• Apresentar seu certificado de vacinação com no mínimo 2 doses ou vacinação em dose única.

• Aconselhável o uso de máscaras de proteção durante a circulação no ginásio.

Entrada: 1kg de alimento não perecível.


Elenco do Sampaio Basquete:
Alas-pivô: Jenyff Moura, Gabi Guimarães, Letícia Lisboa e Giovanna Carey;

Armadoras: Alana, Larissa Carneiro e Jennifer O'Neill;

Alas-armadoras: Taína Paixão e Letícia Lopes;

Ala: Patty Teixeira e Dalina Borges;

Pivô: Érika Souza e Nádia Colhado

Por Uerbet Santos
Fotomontagem: norrau.com

Nenhum comentário: