4/03/22

BASTIDORES DO PODER: Escutec/Imirante: pesquisa mostra empate entre Carlos Brandão e Weverton Rocha

Levantamento, que tem registro com o número MA 00150/2022, ouviu 2 mil eleitores nos dias 27 de março a 1º de abril.


SÃO LUÍS - O Instituto Escutec traz nova pesquisa de intenção de voto para o governo do Maranhão. 

Assim como no primeiro levantamento, em fevereiro, o senador Weverton Rocha (PDT) e o governador Carlos Brandão (PSB) aparecem empatados na corrida pelo Palácio dos Leões. Os demais pré-candidatos, praticamente, mantiveram os mesmos percentuais da primeira pesquisa.

Nesta segunda pesquisa, que tem registro na Justiça Eleitoral com o número MA 00150/2022, foram ouvidos 2 mil eleitores nos dias 27 de março a 1º de abril. O intervalo de confiança é de 95% e a margem de erro é de 2,19% para mais ou para menos.


O primeiro cenário pesquisa para o governo do Maranhão foi o espontâneo. Nele, Carlos Brandão e Weverton Rocha foram citados cada um por 6% dos entrevistados. Em seguida vem Edivaldo Júnior (PSD), Lahesio Bonfim (Agir 36) e Flávio Dino (PSB) com 3% cada de intenção de voto. 

Foram mencionados ainda pelos eleitores a ex-governadora Roseana Sarney do MDB (2%), senador Roberto Rocha do PTB (2%) e Josimar de Maranhãozinho do PL (1%). Disseram que nenhum dos candidatos 13% dos ouvidos e não souberam ou não responderam somaram 61%.

Estimulado
Os percentuais são bem diferentes quando apresentados aos eleitores os nomes dos pré-candidatos. Neste cenário estimulado Carlos Brandão aparece com 22% sendo seguido por Weverton Rocha com 21%. Edivaldo Júnior tem 12%, Roberto Rocha, 10% e Lahesio Bonfim, 9%. O ex-secretário Simplício Araújo (SD) aparece com 2% e Enilton Rocdrigues (PSOL) com 1%. O pré-candidato do PSTU, Hertz Dias, não pontuou


Comparando as duas pesquisas Escutec já divulgadas em 2022, é possível perceber pouca mudança nos percentuais dos pré-candidatos. 

Em fevereiro, por exemplo, o senador Weverton Rocha apareceu com 22% e agora está com 21%.

O governador Carlos Brandão tinha, em fevereiro, 19% e, agora, tem 22%. O ex-prefeito Edivaldo Júnior manteve o seu percentual de 12% nas duas pesquisas. O senador Roberto Rocha tinha 11% e agora aparece com 10%.
Lahesio Bonfim foi o que mais cresceu comparando as duas pesquisas: em fevereiro ele tinha 6% e agora aparece com 9%.

Josimar de Maranhãozinho manteve o mesmo percentual de 5% assim como Simplício Araújo com 2% nos dois levantamentos.

Rejeição
A pesquisa Escutec traz também o cenário de rejeição dos pré-candidatos ao governo do Maranhão. Lidera Josimar de Maranhãozinho com 28% de rejeição. Ele é seguido por Roberto Rocha com 16%, Weverton Rocha com 15% e Lahesio Bonfim com 12%. Carlos Brandão tem 11% de rejeição, Edivaldo Júnior, 6%, Enilton Rodrigues, 4%, e Simplício Araújo, 3%. Hertz Dias tem 1% de rejeição.


Por Carla Lima/Editora de Política Imirante 
Foto/infográficos: Divulgação/Imirante 

Nenhum comentário: