10/12/23

MEMÓRIA - 12 de outubro: Dia da Criança e do Basquetebol

Conheça a origem da modalidade no Maranhão, Brasil e no Mundo.




Em Dezembro de 1891, o professor de educação física canadense James Naismith (foto), do Springfield College (então denominada Associação Cristã de Moços), em Massachusetts, Estados Unidos, recebeu uma tarefa de seu diretor: criar um esporte que os alunos pudessem praticar em um local fechado, pois o inverno costumava ser muito rigoroso, o que impedia a prática do Basebol e do Futebol Americano.

James Naismith logo descartou um jogo que utilizasse os pés ou com muito contato físico, pois poderiam se tornar muito violentos devido às características de um ginásio, local fechado e com piso de madeira.

Logo escreveu as treze regras básicas do jogo e pendurou um cesto de pêssegos a uma altura que julgou adequada: dez pés, equivalente a 3,05 metros, altura que se mantém até hoje; já a quadra possuía, aproximadamente, metade do tamanho da atual.

Primeiro jogo

O primeiro jogo de Basquetebol foi disputado em 20 de Janeiro de 1892, com nove jogadores em cada equipe e utilizando-se uma bola de futebol, sendo visto apenas por funcionários da ACM (Associação Cristã de Moços). Cerca de duzentas pessoas viram os alunos vencerem os professores por 5 a 1.

O basquete feminino iniciou em 1892 quando a professora de educação física do Smith College, Senda Berenson, adaptou as regras criadas por James Naismith. A primeira partida aconteceu em 04 de Abril de 1896. A Universidade de Stanford venceu a Universidade da Califórnia.

Brasil

A prática do basquete no Brasil começou quando o norte-americano Augusto Shaw introduziu o esporte na Associação Atlética Mackenzie de São Paulo, em 1896.

No Rio de Janeiro, teriam acontecido, em 1912, os primeiros jogos de basquete, na rua da Quitanda, com o América Football Club tendo sido o primeiro clube carioca a introduzir o esporte nesta cidade, incentivado por Henry J. Sims, diretor da Associação Cristã de Moços.

No dia 12 de outubro, em território nacional, é comemorado o “Dia do Basquete”.

Origem do basquete no Maranhão 

O Basquete no Maranhão surgiu em 1910 com a fundação do clube Onze Maranhense em São Luís, que, além do futebol, desenvolvia outras atividades esportivas: tênis, crockett, basquetebol, bilhar, boliche, ping-pong (tênis de mesa), xadrez, e a luta livre, esta última introduzida por Álvaro Martins.

Em 1916 o clube FAC de São Luís, ampliou a oferta de esportes, introduzindo, inclusive, o basquetebol. Simão Félix – maranhense de Grajaú, onde nasceu em 3 de maio de 1908 -, foi um dos um dos grandes atletas do passado em São Luís, que praticava o basquetebol e outras modalidades esportivas. A melhor fase do basquetebol no Maranhão ocorreu nesta década até meados dos anos 1960.

Tornaram-se populares no Estado, os jogadores Rubem Goulart, Raimundinho Vieira da Silva, Ronald da Silva Carvalho, Raul Guterrez, os irmãos Mauro e Miguel Fecury, Fabiano Vieira da Silva (filho de Raimundinho), Canhotinho, e Zé Reinado Tavares.
 
Por Uerbet Santos

Ilustração: Gerada por programa de  Inteligencia Artificial  ( I.A.).

Nenhum comentário: