11/28/17

Professor sensibiliza comunidade e gestores da PMF para retirada do ‘Lixão’ na entrada do Mucuripe


Gildo Lustosa, o cidadão que escuta o grito da comunidade por um bairro melhor pra viver.




“Grita, Mucuripe que eu te escuto”. 


Esse foi o tema da campanha de conscientização para o descarte correto de lixo no Bairro do Mucuripe, criada por Gildo Lustosa. A ação se iniciou com um vídeo ao vivo no face book (live) que viralizou na internet, com mais de 14 mil acessos entre visualizações, comentários e compartilhamentos, no qual o  educador, usa como exemplo, uma iniciativa que deu certo no Bairro Serviluz, nos mesmos moldes do “lixão” que se avoluma à décadas na entrada do Mucuripe. 

“Eu passei três meses tentando contato com os órgãos responsáveis e nada de retorno. Então eu tive que tornar isso público, para que, não só a comunidade do Mucuripe, mas a sociedade visse o descaso do poder público e a falta de respeito com o cidadão”, 

explica Gildo.

De fato, a limpeza do local é uma reivindicação antiga da comunidade do Mucuripe, que mesmo tendo representantes na Câmera Municipal de Fortaleza, nunca teve essa demanda atendida. 

Na visão do articulista,

“quem não aprende pelo amor, aprende pela dor”. 

Disse ainda que:

“o cidadão, que paga os impostos tem que gritar e lutar pelos seus direitos”.


Descarte irregular de Lixo


Sobre o problema gerado pelo descarte ilegal de lixo, o professor, que mora em frente ao “lixão”, informou que os três contêineres que a empresa responsável pela coleta (Etufor Ambiental), colocou para receber o lixo domiciliar, recebe também as vísceras de peixes, crustáceos e mariscos dos restaurantes da entorno da Beira-Mar, causando mau cheiro.

E ainda, restos de podas de arvores, além de móveis, estofados e pneus velhos não só da comunidade, mai também de Bairros do entorno, a exemplo de Meireles, Varjota, Caça e Pesca, Castelo Encantado entre outros.

“Alem disso, micro empresário e empresários do ramo de supermercado aqui do entorno, que tem empresas registradas, são obrigados, por Lei, a fazer a coleta seletiva, e não têm um planejamento nesse sentido, também despejam aqui seu lixo”, 

complementa seu alerta Gildo.

“Lei do Lixo”

O blog apurou que o Professor referiu-se a  “Lei do Lixo” (nº 12.305),  como ficou conhecida a Política Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS - sancionada em agosto de 2010 pelo presidente Lula e publicado em dezembro do mesmo ano.

Na prática, a lei estabelece a Gestão Integrada de Resíduos, onde o material descartado pela sociedade e todos os atores envolvidos (como sistemas de coleta seletiva, cooperativas, triagem e tratamento dos resíduos, por exemplo) são regulamentados com base no sistema de responsabilidade compartilhada. Ou seja, o Poder Público, o setor empresarial e a coletividade são responsáveis pela efetividade da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Articulação

O fato é que para reverter o quadro de inoperância do poder público frente ao problema do  “Lixão” na entrada do Mucuripe, Gildo mobilizou os moradores , formou uma comissão e articulou com o vereador que representa a comunidade na Câmara Municipal de Fortaleza, que agendasse reunião com o a coordenador do departamento de  Conservação e Serviço Público da Secretaria Regional II ( SER II) , da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF), Breno Rafael, ocasião na qual  expôs  o problema do “Lixão”




Com a pressão exercita nas redes sociais, o grito da comunidade foi ouvido e as benfeitorias foram realizadas. O secretario da SER II, Ferrúccio Feitosa (foto), acompanhou o andamento da obra de revitalização que a PMF em parceria coma comunidade realizou na porta de entrada do Mucuripe.



Benfeitorias

Entre as ações de revitalização observou-se a retirada os contêineres da Etufor, a limpeza do local, de onde foram retirados lixo e entulho. A área foi replainada com areia e sinalizada com pneus coloridos e mudas foram plantadas em seu entorno. Houve ainda, intervenção de grafiteiros nas paredes das casas naquela região, tornando o ambiente mais agradável visualmente.



Foram também colocadas placas de advertência da Ecofor Ambiental, sinalizando sobre a proibição de colocar lixo naquele local e indicando que entulhos, móveis e podas devem ser encaminhados ao Ecoponto,  mais próximo, localizado no Bairro Varjota.  

Gildo também falou ao Blog que apresentou à Regional II, além do problema do “lixão”, uma pauta de soluções, para que as melhorias realizadas surtissem efeito em curto, médio e a longo prazo e com isso,  conscientizasse a população sobre o descarte correto de lixo domiciliar.

Conscientização

Entre as resoluções o professor destacou que a primeiro passo foi a divulgação via carro de som, panfletos e imãs de geladeiras sobre o horário de coleta sistemática de lixo na porta das residências, as segundas, quartas e sextas, no período da manhã.

“Nas ruas que os carros não cobrem, passam motoqueiros recolhendo o lixo, e nas ruas que as motos não passam, como becos e vielas, funcionários da Etufor com carros de mão recolhem o lixo nas casas e deixam em um local estratégico para o carro fazer a coleta”,

acrescentou o articulador social

Mucuripe fonte de inspiração

O Bairro, fruto de uma colônia de pescadores alfabetizados pela Professora Aida Balaio, é tradicional por ser fonte de inspiração para artistas expressarem sua arte, como Raimundo Fagner em uma de suas musicas “As velas do Mucuripe” e José de Alencar,  escreveu seu mais ilustre livro de romances, “Iracema”, hoje estaria orgulhoso de seus herdeiros, principalmente, pelo trabalho voluntário realizado por Gildo Lustosa, que surtiu efeito positivo. O portal de entrada do Mucuripe, na via expressa, que antes da ação, era reduto de ratos, baratas, mau cheiro, poluição visual e fonte de doenças para a população, agora respira outros ares.



O educador observa que um dos impactos do seu “grito”, foi o aumento diário das demandas  solicitadas pela comunidade para resolução de problemas em outros pontos do Bairro.

“Eu vejo que a sociedade clama por uma voz forte do representante do Bairro, mais isso não tá acontecendo, por isso estão me procurando, via mensagens no privado [whatzap] para gritar por eles”, 

pontuou.

É esse mesmo lugar, no qual hoje, habitam tantos outros artistas contemporâneos notórios e anônimos, trabalhadores e famílias simples, mas de valor, que acreditaram na força da comunidade, que juntas com o voluntariado do Professor Gildo Lustosa, puderam mudar um pouco da realidade desse, que foi o primeiro Monte avistado pelo navegador espanhol Vicente Pinzón, ao chegar ao Brasil, muito antes de Pedro Álvares Cabral cá aportar: o Mucuripe.  

Para saber mais:

Confira o podcast da entrevista com Astrogildo Lustosa e saiba mais sobre o ele pensa e faz no link:
https://soundcloud.com/uerbet-santos/grita-mucuripe-que-eu-te

Serviço:
Denuncias sobre o descarte irregular de lixo  ligue: 156

Reportagem: Uerbet Santos
Fotos: Tebreu



11/21/17

Cearense Wercley Carneiro é campeão Sul-Americano de Paracanoagem


O evento aconteceu neste sábado (18), na Praia de Los Yuyos, Barranco, Lima-Peru



“O Chileno estava em primeiro. Ele abriu distância, mas eu recuperei e quando estava próximo da chegada, ele errou a boia, saiu do traçado e eu continuei na raia  correta e ganhei. Foi difícil, mas valeu o esforço”. 


Assim Wercley detalhou, com exclusividade, para o blog, como foi a prova que o levou a conquista da sua primeira medalha de ouro, em sua nova categoria, a canoa  PARAVA'A V1/VL2 de  3 km, em mar aberto.

O Paracanoista desembarcou na madrugada desta terça feira (21) no Aeroporto Internacional Pinto Martins trazendo na bagagem mais experiência e a cobiçada medalha de ouro. 

Wercley disse a nossa reportagem que a estratégia de sua equipe, em mudar horário da prova, foi decisiva para  a sua conquista.

“A prova estava marcada para às 15h [hora local]. O mar estava muito revolto com ondas horríveis. Pedimos para mudar para o período da manhã, com o mar mais calmo e mais adequado ao mar da Praia do Mucuripe, onde fiz meus treinos”, 


explicou o paratleta.



O canoísta encerra a temporada 2017 com duas medalhas de ouro ( Sul-americano e Copa Brasil de Velocidade) e uma de bronze (Brasileiro de Paracanoagem).

De acordo com o técnico  Jorge Sousa Freitas, treinador de Wercley, o paratleta se adaptou bem à  canoa Va’a (nome que os polinésios deram para a embarcação usada na competição) e agora, na sua análise, a meta é se especializar mais ainda nessa modalidade.

Wercley concorda com seu técnico, e também comentou que essa experiência internacional lhe deu maior controle do barco, mas sobretudo, deixou clara a necessidade imprescindível de equipamento para treino.

“Eu treinei no similar, que  ajuda muito,  mas definitivamente é necessário mais intimidade com o equipamento para melhorar minha performance”.


Segundo apurou o Blog, esse equipamento que o canoísta precisa para treinar não vende em Fortaleza, mas tem disponível nas cidades do Rio de Janeiro e Curitiba. O custo estimado com o remo e frete, varia entre R$ 9 mil e R$ 15 mil reais, dependendo da marca.

Pelas redes sociais, o campeão Sul-americano, agradeceu aos amigos que colaboraram financeiramente com sua viagem e especialmente à Unimed Fortaleza que cedeu as passagens aéreas.

Uerbet Santos (da redação)
Fotos: Facebook/Divulgação



11/17/17

Especialistas em transporte lançam 10 Princípios de Mobilidade Compartilhada para Cidades Humanas


A Lista de princípios ajuda a guiar tomadores de decisão e a população na transição para os novos serviços de mobilidade.




Enquanto a Prefeitura de Fortaleza em parceria com o Governo do Estado lança nesta manhã de sexta-feira (17) no Palácio da Abolição, lançam o Plano de Investimento para Urbanismo, Mobilidade e Meio ambiente, especialistas em transportes apresentam os 10 Princípios de Mobilidade para Cidades Humanas, incentivando a movimentação das pessoas e não dos carros.

Segundo o estudo, o ritmo da inovação tecnológica do setor privado em serviços de transporte compartilhado, veículos e redes é acelerado e cheio de oportunidades, bem como riscos.

Os especialistas apontam que a chegada iminente dos veículos autônomos, por exemplo, terá um impacto profundo nos meios de subsistência, no congestionamento e no uso do solo urbano. Ao mesmo tempo, as ruas da cidade são um recurso finito e escasso.

Confira no infográfico anmado abaixo esses 10 Princípios para uma vida mais saudável e harmoniosa nas cidades. Cique nos pontos.




De acordo com a ONG de cidade WRI Ross Centro para Cidades Sustentáveis,  que participou da criação dessa iniciativa, o  lançamento dos 10 Princípios de Mobilidade Compartilhada para Cidades Humanas, liderada pela cofundadora da Zipcar, Robin Chase, tem o objetivo de ajudar a orientar os tomadores de decisão das cidades e a população sobre quais seriam os melhores resultados para todos.

Encabeçam essa solução, as  principais ONGs de cidades e transportes, incluindo C40, ICLEI, ITDP, Natural Resources Defense Council, Fundação SLoCaT, instituto Rocky Mountain e Shared-Use Mobility Center.

O grupo estimula cidades, empresas e ONGs a apoiar e aplicar os princípios e se envolver com o grupo sobre como melhorá-los. A execução exigirá os esforços de todas as partes interessadas, com um papel especial para governos proativos e orientados para os resultados, que possam tomar decisões localmente usando todas as ferramentas sobre as quais têm competência.

"A sustentabilidade e a equidade social devem ajudar a guiar a revolução do transporte com a mobilidade compartilhada e autônoma", 

declara Amanda Eaken, diretora de Transporte e Clima do Natural Resources Defense Council.

"Veículos compartilhados e autônomos já estão tendo um impacto sobre o que atualmente chamamos de 'transporte público'. Esses 10 princípios direcionarão os governos, as ONGs, o setor privado e os cidadãos para ações capazes de tornar o ar mais limpo, reduzir a expansão urbana e as emissões de poluentes".

Conclui  Amanda.

Serviço:
Para saber mais sobre os 10 Princípios de Mobilidade Compartilhada para Cidades Humanas, visite sharedmobilityprinciples.org

Uerbet Santos  (Da redação)
Infografico: WRI 
Fonte: http://wricidades.org


11/06/17

Senador denuncia sucateamento das aeronaves da Avianca e critica a ANAC.

Raimundo Lira criticou também a Gol e a American Airline




Em seu pronunciamento na sessão planária do Senado Federal desta segunda-feira (6) Raimundo Lira (PMDB-PB) alertou  os parlamentares sobre a ingerência da Agência Nacional  da  Aviação Civil – ANAC. No entender do senador a ANAC não faz jus ao seu serviço de fiscalização das companhias aéreas que lhe foi delegada com a privatização do setor de transporte aéreo.

Para reforçar sua afirmação o parlamentar citou o exemplo da Avianca, para quem a frota de aeronaves que fazem linha em solo brasileiro está “velha”, quando comparada aos aviões da Companhia que voam na Bolívia. 

“Eles [Avianca] trazem os aviões 787 mais antigos da Bolívia para o Brasil e colocam os novos lá”, critica lira.

Segundo o Blog apurou a Avianca recebeu 3.563 reclamações via o site Reclame Aqui nos últimos 12 meses, que em média são respondidas em até dois dias em média. A maioria das reclamações dos passageiros é sobre o mau atendimento no prestador de serviço e estorno de valor pago, seja por cobrança indevida ou  por cobrança de valor abusivo.

De acordo com o Reclame Aqui, a Avianca resolveu 61,1% dos problemas e respondeu 100% das reclamações. De todos que reclamaram, 55,4% voltariam a fazer negócio com a companhia aérea e deram uma nota média de 4,93 para o atendimento recebido.

GOL


Outra companhia Aérea que, no entender do Senador, deveria ter interpelada pela ANAC, é a GOL Linhas Aéreas. Segundo Lira, caso o passageiro desista da fazer a viagem e solicite o reembolso do valor pago na passagem, a Gol só devolve metade do valor.

Para registrar sua indignação com esse fato o parlamentar fez uma analogia com a ‘saidinha bancária’. 

“É como se você sacasse do banco R$ 4 mil, colocasse R$ 2 mil em cada bolso e na saída do banco fosse assaltado e entregasse só R$ 2 mil. O consumidor ficaria com a sensação de ter a metade do dinheiro roubado”, dispara o parlamentar

American Airlines


O parlamentar criticou também a política de preços praticados pela American Airlines nos voos internacionais, que, segundo ele,  está custando,  em média, três vezes mais caro, por hora voada, do que os valores dos voos que a Emirates Airlines  cobra em um voo do Brasil para Dubai, por exemplo.

“A Emirates utiliza uma aeronave de ultima geração com serviço de bordo de ponta, em contra partida, a aeronave da Americam Airline coloca a disposição dos passageiros internacionais aviões 757, de 30 anos, chamados por todos de ‘sucatões’ e cobra o triplo do valor”, denuncia Raimundo Lira.

Serviço:


Para saber todos os tipos de reclamações feitas pelos consumidores da Avianca e das outras  companhias aéreas  acesse o link  do Reclame Aqui:


Para entender a hierarquia na aviação civil


O órgão máximo da aviação civil é o Ministério dos Transportes, portos e Aviação Civil. A ele está diretamente subordinada a Secretaria de Aviação Civil, entidade com status de ministério, ligada à Presidência da República que coordena e supervisiona ações voltadas para o desenvolvimento estratégico do setor da aviação civil e da infraestrutura aeroportuária e aeronáutica no Brasil.

Dentre as atribuições da pasta estão o planejamento do setor aéreo, a coordenação de fundos de desenvolvimento de infraestrutura — em especial o Fnac (Fundo Nacional de Aviação Civil) — e a coordenação dos órgãos e entidades do sistema de aviação civil brasileiro — como a ANAC e a Infraero —, em articulação, no que couber, com o Ministério da Defesa;


Uerbet Santos  (Da redação)


9/23/17

Fernando Fernandes chamou de “infantil” o atual modelo de classificação funcional do Comitê Paralímpico, no ‘Conversa com Bial’


O tetracampeão disse no programa que essa modo de avaliação funcional  dos atletas foi decisiva para sua não participação nas Olimpíadas  Rio 2014



Fernando Fernandes participou nesta quarta-feira (20) do ‘Conversa com Bial’, entre os diversos assuntos da pauta, ganhou destaque, a indignação do paratleta com o atual modelo de classificação funcional adotado pelo Comitê Paralimpico Brasileiro.

“É infantil e incompetente porque não utiliza nem uma metodologia, a não ser a visual, além de confiar cegamente na boa atitude do atleta para colocá-lo na devida categoria. É feito por voluntários. Não é um sistema justo, pois é fácil de burlar. O que é muito comum no mundo paralimpico.”, dispara o ex-BBB.

A avaliação feita pelo Comitê paralimpico indica em qual categoria o atleta está apto à disputar e leva em conta a utilização dos troncos, braços e pernas na remada. KL1, usa só os braços, KL2, troncos e braços e KL3 braços, tronco e pernas.

Para Fernandes, ele deveria ser enquadrado na categoria KL2 e não na KL1, por conta disso, ficou na 5ª colocação no caiaque KL1 no Mundial de Duisburg de paracanoagem e desclassificado para a Paralimpíada no Rio de Janeiro.

O paracanoista falou à Bial que “a má utilização desse critério, refletiu diretamente no ranking de classificação do Brasil, que previa ficar em quinto no computo geral e ficou em oitavo em face de outros países se beneficiarem desse sistema de classificação”.

Fernando sugere mudanças


Fernando disse também que esse modelo tem que ser revisto, para o bem do esporte e principalmente, pelo que isso vai gerar na sociedade, pois, de acordo com o tetracampeão,

“enquanto não mudar o sistema de classificação funcional parallmpico, os atletas vão ficar conhecidos como deficientes praticando esportes e não como atletas de auto rendimento em atividade esportiva”.


O medalhista não ficou só no campo de ataque ao modelo de seleção atualmente adotado, também sugeriu soluções. “Acho que a classificação funcional deveria ser feita à parte do Comitê Paralímpico, assim como é o exame antidoping”, sugere.

O que pensam outros paracanoistas sobre o assunto?




Procurando pela nossa reportagem para opinar sobre o assunto, o paracanoista cearense Wercley Carneiro, atleta do Clube BRA Va'a do Rio de Janeiro, medalha de bronze no Campeonato Brasileiro de Paracanoagem na categoria Canoa (VL2) 200m, realizado no início de julho último em Curitiba-PR, também concorda que a avaliação sobre Fernando falhou e que ele deveria ser da categoria KL2 e não KL1.

“Na verdade, ninguém [paratletas] concorda com essa modo de classificação funcional.  É ridícula, inoperante e ditatorial. É notório que tem um jogo de interesses. O Fernando é KL2”, todo mundo sabe, mas não faz nada”, declarou Wercley.

Paracanoista cearense também é prejudicado 


O paratleta cearense revelou que também foi prejudicado pelo modelo de classificação que o Comitê Paralimpico Brasiliero adota. 

“Bem, eu tenho pouco equilíbrio por não ter perna. Os ‘cotoquinhos’ que tenho, são curtos. Isso aumenta o meu desequilíbrio no caiaque. Mesmo assim, fui classificado na KL2, mas, acredito que eu deveria ser KL1”, 

desabafa Wercley que foi diagnosticado com deformação dos membros inferiores ao nascer, em decorrência da sua mãe ter usado a Talidomida, para passar os enjoos frequentes, nos primeiros meses de gestação.

Paratletas se beneficiam da fragilidade do modelo de classificação funcional


O medalhista cearense citou também um caso ocorrido no Brasileiro de Paracanoagem, bastante comentado entre os atletas, no qual um atleta [não relevou o nome], usa muletas e se locomove e estava inscrito no Caiaque KL2.

“Ora, se ele consegue ficar ereto mesmo com muletas, quer dizer que ele tem musculatura ativa nas pernas, pode até ser pouca, mas tem. Nesse caso, a classificação diz que, te tiver ação muscular inferior é KL3, mas ele disputou KL2”, detalhou Wercley.

Exemplo


Mesmo fora das Paraolimpíadas, o Ex-BBB serve de espelho para que outras pessoas com deficiência pratiquem a canoagem de esporte de alto rendimento. É o caso paratleta, Felipe Pacheco, tetraplégico que começou a remar por influência do Fernando, que também participou do ‘Conversa com Bial’

O tetracampeão paralimpico (2010 a 2013) Fernando acredita que à época tentou fazer de tudo pelos bastidores para reverter essa situação, mais não conseguiu. Mas, agora, com apoio dos atletas e da sociedade, as derrotas podem se transformar em conquistas. 

“Acabei pagando um preço caro por isso: fui desclassificado para as Paraolimpiadas 2014.Me calei diante desse absurdo, mas o esporte paralimpico tá crescendo e eu acredito que isso também vai mudar” concluiu Fernando ao Bial.

Tentamos contato com a assessoria de imprensa do Comitê Paralimpico Brasileiro para se posicionar sobre essa polêmica, mas até a publicação dessa matéria não obtemos retorno.

Para saber mais, acesse : 



Uerbet Santos (Da redação)

Fotos: Divulgação

9/20/17

Comandante Ariston Pessoa. Pioneiro do ar


O pioneirismo e a coragem de um visionário empreendedor da aviação regional



O saudoso Comandante Ariston Pessoa dedicou 60 anos de sua vida à aviação.  A sua história se confunde com o desenvolvimento do Ceará e da aviação regional. Esse marco, iniciou-se com um pequeno avião bi posto, em 1958, quando fundou a TAF Taxi Aéreo. Um empresa familiar, genuinamente cearense, de transporte de passageiros e pequenas cargas.


O comandante expandiu seus negócios para o setor de cargas de porão, até chegar ao momento de ouro da companhia, quando a Agencia Nacional de Aviação Civil – ANAC, homologou a TAF para passar a operar na área da aviação civil, ampliando sua malha aérea para o interior do Ceará, o Brasil e o mundo.


Hoje, a TAF realiza serviços de taxi aéreos, em aeronaves de pequeno e grande porte, inclusive helicópteros, além de fazer voos fretados para qualquer destino.


Um radar jornalístico com depoimentos inéditos sobre a trajetória do Com. Ariston, suas vivências e experiências, você confere agora nessa reportagem especial.




“Eu gosto do impossível, porque lá a concorrência é menor”.  Essa citação de Walt Disney, era a frase preferida de João Ariston Pessoa de Araújo, ou, simplesmente, Comandante Ariston, como gostava de ser chamado. 

Seu nome e seus feitos, voltam a ganhar destaque na mídia com a homenagem feita pelo Governo do Ceará, em sua memória, ao batizar de, Comandante Ariston Pessoa, o Aeroporto do Polo Turístico de Jericoacoara, no município cearense de Cruz, inaugurado em 24 de junho deste ano.

“[...] Sua contribuição para a aviação regional foi fundamental para que o nosso estado pudesse alcançar voos cada vez mais altos”, diz o trecho final da inscrição na placa, descerrada pelo governador, Camilo Santana, no evento inaugural do equipamento.


O deputado estadual, Zezinho Albuquerque, autor do Projeto, encaminhado à Assembléia Legislativa e sancionado pelo, então, governador do Ceará, Cid Gomes, através do Decreto Lei Nº 15.140 de 23 de abril de 2012, justificou a honraria concedida a Ariston, 


“pelo seu forte espírito público, conduta ilibada e seus relevantes serviços prestados à população do Ceará no segmento da aviação”.


O Comandante Ariston fundou, em 1958, a Táxi Aéreo Fortaleza - TAF, empresa de aviação voltada para prestação de serviços de transportes de cargas e passageiros no Brasil. 

Para Regis Pessoa, esse feito do seu irmão Ariston, era algo pouco provável, para uma pessoa nascida no interior [Cascavel-CE], com pouco estudo.

“Esqueceram de dizer para ele [Ariston], que era impossível para um cidadão com pouca qualificação, montar uma empresa de Taxi Aéreo. Ele era um ‘Cabra’ teimoso. Foi lá e montou”, lembrou Regis.


Radicado em São Paulo, Regis falou também sobre os dias que serviu de guia para o Comandante, nas suas viagens de negócios na maior cidade da América Latina, ocasião, na qual, observava, de perto, as virtudes do irmão mais velho.

“Eu sempre fui contagiado pelo otimismo incurável do Ariston. Ele tinha um bloqueio mental para entender o significado de pessimismo. Mas, sabia, como ninguém o valor da palavra otimismo e do amor à vida. Era um homem raro, abençoado por Deus e com luz própria”, recordou Regis.


Um dos filhos do saudoso Comandante, o empresário Ariston Filho (39), relatou que seu pai, antes de decolar na vida empresarial, ainda adolescente, passou por uma grande turbulência: Ficou órfão paterno. 

Decidiu, então, tentar a sorte em Fortaleza, com os irmãos mais novos sobe sua responsabilidade.

Por ironia do destino, foram morar no Bairro da Aerolândia, onde, nas proximidades também funcionava o antigo Aeroclube da capital alencarina.

“Depois da Escola, o Aeroclube era o parque de diversões do papai. Lá, aos 17 anos, ele tomou seu primeiro banho de óleo, pegou o gosto pela mecânica e aprendeu os segredos dos motores à explosão com os especialistas no assunto”, revelou o herdeiro e também, comandante, que assim como seu pai, recebeu seu brevê de piloto de helicóptero aos 22 anos.


Aeroclube de Sobral


Em sua narrativa, Ariston Filho, disse que o aprendizado que seu pai obteve no Aeroclube de Fortaleza, ainda, jovem, fez ele direcionar seu plano de voo rumo à cidade de Sobral e aterrissar na pista de pouso do Aeroclube Sobralense (foto), inaugurado em 31 de outubro de 1954. Lá, aos 18 anos, começou como instrutor de pilotos e depois presidente.





Ariston Filho mencionou que as aulas em Sobral eram ministradas em um avião de placa aeronáutica PP-RJS e que a primeira lição, era saber o significado daquelas letrinhas, de acordo com a convecção adotada na aviação mundial pela Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO em inglês).

“As duas primeiras letras [prefixo], identificam a nacionalidade do avião. PP, PR, PS, PT e PU são as adotados na aviação civil do Brasil. As três letras depois do hífen [sufixo], confirmam a matrícula da aeronave. Juntas, elas formam a marca do aeroplano.”, explicou, o atual diretor executivo da TAF-Taxi Aéreo.


Aeronca. O primeiro avião.


O pioneirismo do Comandante Ariston na aviação, começou com a compra do seu primeiro avião, modelo Aeronca (sigla de Aeronautical Corporation of America), a maior fabricante de nos anos 30 e 40 em Middletown, Ohio, nos EUA,.

Produzia também componentes de motor e de estruturas mecânicas para a aviação comercial e a indústria de defesa. (Veja infográfico com as características do Aeronca)




De acordo com a Ariston filho, o Aeronca era versátil, o que permitia a TAF transportar, valores, pequenas encomendas e passageiros além de realizar pousos em terrenos difíceis. 

“No início nossos voos atendiam a serviços básicos para a época, como o transporte de doentes e profissionais da construção civil para a edificação de estradas e açudes Brasil a fora”


A exemplo Fernando Noronha, para lá a TAF-Cargo aerotransportou cargas de tijolos, cimento e outros materiais para a construção da Ilha pernambucana. 

Prestou serviço também para os Correios, levando, por anos a fio, cartas e encomendas, contribuindo para a excelência na pontualidade das entregas da instituição.

O primeiro voo em seu próprio avião


Em 1955 Ariston formou-se piloto. Três anos depois, passou a ser piloto na sua própria aeronave. 

A época, o Ceará virou referência na formação de mecânicos e pilotos, através da TAF-Taxi Aéreo, sobe a chancela do Comandante Ariston Pessoa, que hoje atuam pilotando jatos e super jatos em grandes companhias aéreas, como por exemplo Latam e Gol.

Avião: meio de transporte seguro


Segundo o chefe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), Brigadeiro do Ar, Frederico Alberto Marcondes Felipe o avião é considerado um dos meios de transportes mais seguros do mundo. 

Para o especialista do Cenipa, os momentos mais arriscados em um voo são o pouso e a decolagem. 

Mesmo assim, afirma que a probabilidade de morrer em um acidente aéreo mais de 90% menor, do que vir a óbito em colisão entre carros ou atropelamento, por exemplo.

Uma pesquisa da Condé Nast, de 2015, nos Estados Unidos, apontou que a possibilidade de morrer em um acidente de automóvel é de um em 18, 8 mil. 

Já a chance de vir a ser vítima fatal em um sinistro aéreo é de um em 8, 8 milhões. (Veja infográfico comparativo).



Ariston e sua tribulação sobreviveram a um acidente aéreo.


Nessa estatística, o avião é apontado como um meio de transporte seguro, só perdendo para os elevadores. O Comandante Ariston que o diga. 

O experiente aeronauta, sentiu na pele a sensação de passar por um acidente aéreo e sair ileso, dessa experiência, nada agradável. Foi o que revelou o médico e ex-governador Lucio Alcântara, em seu blog.

O Médico disse que passava férias no município cearense de São Gonçalo do Amarante e soube que um avião havia caído nas redondezas da cidade. 

Ao chegar no local da queda, se deparou pela primeira vez com Ariston, o piloto da aeronave, que levava a bordo o governador do Ceará, de 1962, Parcifal Barroso e a primeira dama, Olga Monte.

Segundo Lúcio, o piloto e o casal vinham de Sobral com destino à Fortaleza, quando a aeronave sofreu uma pane e teve que fazer um pouso forçado em uma capoeira, próximo à Vila de Siupé. 

“Ele [Ariston] enfrentou a dificuldade com o otimismo e a tranquilidade dos que confiam em si e em sua capacidade de trabalho. Felizmente, o socorro foi rápido, todos saíram ilesos e voltaram de carro para a capital”.

Ariston na primeira classe da história aérea alemã


7737-200 comprado pelo Com. Ariston e doado para os alemãs

A notícia divulgada recentemente nos meios de comunicação  pela assessoria na imprensa da Justiça Federal do Ceará, na qual informa o acordo firmando entre a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), a TAF-Taxi Aéreo e a República Federativa da Alemanha (RFA).

A homologação aconteceu  em 24 de junho deste ano, trata sobre a cessão ao governo alemão, do avião modelo Boeing 737-200, colocou o Comandante Ariston Pessoa na Primeira Classe dessa aeronave  para a história política e aérea da Alemanha.

Isso porque, o 737-20, estacionado no Aeródromo do Aeroporto Internacional Pinto Martins, há nove anos, no hangar das aeronaves sucateadas (uma espécie de cemitério de aviões), foi comprado em 1985 da Lufthansa pela TAF. 

A aeronave foi a principal personagem de um dos momentos mais dramáticos da história recente alemã, conhecido como “Outubro Alemão”, quando aconteceram vários atentados terroristas de extrema esquerda naquele pais.

Para entender o caso


Em 13 de outubro de 1977, o voo 881, do Boeing 737-20, que ia para Frankfurt, saindo de Palma de Maiorca, na Espanha, foi sequestrado por terroristas da Frente Popular para a Libertação da Palestina (PFLP), com 86 passageiros e cinco tripulantes à bordo. 

O resgate, comandado pelas Forças Especiais da Alemanha, aconteceu cinco dias depois, na Somália. Na ação, três sequestradores e o piloto morreram.

“O papai comprou o 737-200 em 2002, por US$ 3 milhões. No seu primeiro ano de uso, o Boeing transportava passageiros para o Norte e Nordeste do Brasil.

Para o Amazonas, por exemplo, chegamos a fazer 60 voos de Fortaleza com destino à Parintins, onde acontece o Festival Folclórico daquela região”, explicou o piloto Ariston Filho.

O aviador relatou, ainda, que nos últimos anos de atividade, o 737-20 realizou apenas transporte de cargas. Ultrapassado, em 2009 foi aposentado. 

“A única exigência que fizemos ao governo alemão, ao doarmos o 737 pra eles, foi que prestassem uma homenagem em memória do nosso saudoso pai”, expressou Pessoa Filho. (Veja infográfico com breve histórico do 737-200).


Ariston abra as “asas” para a solidariedade


Grupo de idosas realizam sonho do primeiro voo - Foto Jovazin
Além do pioneirismo, do espírito empreendedor e da coragem de enfrentar os desafios impostos pela profissão que abraçou, o coração de Ariston Pessoa, também tinha espaço para a solidariedade. 

Foi assim, que na tarde de sexta-feira, 23 de junho de 2007, o Comandante, tornou realidade o sonho de um grupo de senhoras da maior idade: viajar pela primeira vez de avião. 

“Ele atendeu ao pedido de uma carta que recebeu da senhora Rita Cândido da Luz, [na época com 72 anos, já falecida]. 

Papai aproveitou e também realizou o desejo de 30 funcionários da TAF, que nunca tinham entrado em uma aeronave. Esse era o papai”, pontuou, emocionado, o empresário.

Ariston filho disse que, após o médico Rodrigo Peixoto realizar a medição da pressão arterial dos idosos, o grupo de 76 passageiros, formado por 36 pessoas do Projeto Reviver, com idade acima de 70 anos e 30 colaboradores da TAF decolaram para realizar um antigo desejo.

"fizeram um sobrevoo, de aproximadamente uma hora de duração, sobre a orla de Fortaleza, Beach Park e Barra do Ceará, a bordo do 737 da TAF, pilotado pelo Comandante Marinho e sua tripulação, realizando o sonho de voar pela primeira vez à bordo de um avião".

O primeiro voo do amigo Macário Batista


O Jornalista Macário Batista foi testemunha ocular da trajetória do aeronauta Ariston. Em 1958, fez seu primeiro voo a bordo no PP-RJS, pilotado pelo jovem Com. Ariston Pessoa no Aeroclube de Sobral. 

“Acompanhei sua vida inteira. Escrevi sobre sua vida, obra e feitos. Voei com ele a vida inteira. Sofri e participei de sua vida pessoal e profissional por todo o tempo”, registrou o jornalista em um post no seu Blog.


Elogios do Comandante Rolim


Coube a Macário, a divulgação de um fato protagonizado pelo Comandante Rolim da TAM, confirmado por Ariston Filho, em um encontro sobre o desenvolvimento do Ceará, realizado na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec).

Na ocasião, o presidente da TAM era o palestrante. segundo Macário, Rolim, demostrou a todos os presentes a importância, o respeito e a admiração que os grandes da aviação civil e comercial tinham para com o saudoso Pessoa, também presente ao evento, à época.

O jornalista relatou, que durante a sabatina ao palestrante, um empresário sugeriu a Rolim a instalação de um ‘braço’ da TAM no Ceara. 

“Eu, aqui? Vocês tem no Ceará um dos maiores nomes do Brasil, o Comandante Ariston [apontando para ele]. Lamento que o Ariston não seja empresário em São Paulo, que era onde deveria estar”, respondeu com convicção, o presidente da TAM.


Nas asas do desenvolvimento


Boeing 737  -  Foto: Carlos Dória

Hoje, a TAF é uma empresa familiar, do segmento de táxi aéreo, dirigida pelos filhos de Ariston, Joaquim Irineu de Araújo Neto e Ariston Filho, ambos comandantes, pilotos formados pelo pai. A empresa ocupa dois hangares e um pátio de estacionamento de aeronaves no Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza-CE.

A companhia tem aeronaves de pequeno e grande porte, incluindo três helicópteros, tem contratos com na esfera pública e privada, além de realizar voos fretados para qualquer parte do mundo.

O diretor executivo da TAF, Ariston Filho, afirmou que, seu pai, ao cruzar os céus do Brasil, seja pilotando seu primeiro avião, o Aeronca, à frente do lendário Douglas DC-3, controlando o manche  de um dos seus helicópteros ou do seu próprio  Boeing B737-200, ou ainda, realizando serviços de fretamento de aeronaves de carga e passageiros, era, sobretudo, "um visionário".


Com. Ariston prestes a fazer o que mais gostava: voar

Segundo seu herdeiro, ele "contribuiu, para o crescimento da aviação comercial regional brasileira", estimulou nas pessoas o hábito de voar e deu asas ao desenvolvimento da região norte e nordeste do pais. 


“Meu pai tinha na profissão de piloto aviador sua grande paixão”, definiu Ariston Filho.


Veja infográfico com as datas marcantes da trajetória profissional do Comandante Ariston Pessoa que se confunde com a própria história da aviação aérea regional.



Reportagem Especial: Jornalista Uerbet Santos 
(MT/Reg.Prof. Nº: 0003786/CE)
Fotos: Arquivo TAF
Infográficos:Freepik.com
Montagens: norrau.com

9/14/17

PGR denuncia temer por organização criminosa e obstrução de justiça


Janot denuncia Temer pela 2ª vez.  


Agora, por organização criminosa e obstrução de justiça. Em nota, a Presidência diz que a nova denúncia é “recheada de absurdos”, e que se trata de “realismo fantástico em estado puro”.

Uma das fontes de propina na denúncia de Rodrigo Janot  contra o grupo de Temer, tem origem no Ministério da Agricultura. O procurador relata, com base na delação de Funaro, que “a J & F se beneficiou de uma MP que liberava a exportação de miúdos com faturamento de US$ 300 milhões por ano” e R$ 2 milhões em propina.

Veja na íntegra a denúncia apresentada pela PGR contra temer:




Uerbet Santos (Da redação)

Em nota, Secretaria de Comunicação da República rebate nova denuncia de Janot contra Temer


Veja a nota abaixo na íntegra.

Nota à imprensa


O procurador-geral da República continua sua marcha irresponsável para encobrir suas próprias falhas. Ignora deliberadamente as graves suspeitas que fragilizam as delações sobre as quais se baseou para formular a segunda denúncia contra o presidente da República, Michel Temer. 

Finge não ver os problemas de falta de credibilidade de testemunhas, a ausência de nexo entre as narrativas e as incoerências produzidas pela própria investigação, apressada e açodada.

Ao fazer esse movimento, tenta criar fatos para encobrir a necessidade urgente de investigação sobre pessoas que integraram sua equipe e em relação às quais há indícios consistentes de terem direcionado delações e, portanto, as investigações. 

Ao não cumprir com obrigações mínimas de cuidado e zelo em seu trabalho, por incompetência ou incúria, coloca em risco o instituto da delação premiada. Ao aceitar depoimentos falsos e mentirosos, instituiu a delação fraudada. Nela, o crime compensa. Embustes, ardis e falcatruas passaram a ser a regra para que se roube a tranquilidade institucional do país.

A segunda denúncia é recheada de absurdos. Fala de pagamentos em contas no exterior ao presidente sem demonstrar a existência de conta do presidente em outro país. Transforma contribuição lícita de campanha em ilícita, mistura fatos e confunde para tentar ganhar ares de verdade. É realismo fantástico em estado puro.

O presidente tem certeza de que, ao final de todo esse processo, prevalecerá a verdade e, não mais, versões, fantasias e ilações. O governo poderá então se dedicar ainda mais a enfrentar os problemas reais do Brasil.


Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República


Uerbet Santos

9/12/17

Secretaria de Comunicação da Presidência da República emite nota à imprensa sobre relatório da Policia Federal contra Temer.



PF conclui que Temer recebeu R$ 31,5 milhões em ‘vantagens’ por participar de organização criminosa




O Estado Democrático de Direito existe para preservar a integridade do cidadão, para coibir a barbárie da punição sem provas e para evitar toda forma de injustiça. 


Nas últimas semanas, o Brasil vem assistindo exatamente o contrário.


Garantias individuais estão sendo violentadas, diuturnamente, sem que haja a mínima reação. Chega-se ao ponto de se tentar condenar pessoas sem sequer ouvi-las. 


Portanto, sem se concluir investigação, sem se apurar a verdade, sem verificar a existência de provas reais. 

E, quando há testemunhos, ignora-se toda a coerência de fatos e das histórias narradas por criminosos renitentes e persistentes. Facínoras roubam do país a verdade.

Bandidos constroem versões “por ouvir dizer” a lhes assegurar a impunidade ou alcançar um perdão, mesmo que parcial, por seus inúmeros crimes. Reputações são destroçadas em conversas embebidas em ações clandestinas.


Muda-se o passado sob a força de falsos testemunhos. Vazamentos apresentam conclusões que transformam em crimes ações que foram respaldas em lei: o sistema de contribuição empresarial a campanhas políticas era perfeitamente legal, fiscalizado e sob instrumentos de controle da Justiça Eleitoral.

Desvios devem ser condenados, mas não se podem criminalizar aquelas ações corretas protegidas pelas garantias constitucionais.


Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República

Uerbet Santos ( Da redação)
Foto: Jovem  Pan/Divulgação