8/21/17

Paracanoista diz ter vergonha da Secretaria de Esportes do Ceará

Wercley é o atual Campeão da Copa Brasil da sua categoria e já pensa em abandonar o esporte por falta de apoio.



O paracanoista em reunião com Euler Barbosa (Sesporte)

"Tenho orgulho de representar o Ceará, mas da Secretaria de Esportes, tenho vergonha”. Foi o que afirmou o atleta de paracanoagem Wercley Carneiro (37) via rede social de troca de mensagens ao secretário de Esportes do Ceará, Euler Barbosa. 

A crítica, segundo o pioneiro da paracanoagem no Ceará, foi pelo fato do gestor ter se comprometido verbalmente que a Sesporte iria arcar com o custo do transporte do seu barco de competição, que está ancorado n seu clube (BRA Va’a Canoe Club) na Marina da Glória, praia do Flamengo-RJ, sobe os cuidados do seu treinador, Jorge Sousa de Freitas. 

"Meu equipamento está no Rio ha cinco meses e até agora o secretario não cumpriu o que acertou comigo", lamentou Werclay.

Enquanto aguarda o desfecho dese drama, o atual campeão da Copa Brasil de Paracanoagem se revesa entre os treinos no pier do Mucuripe  e o cruzamento das Avenidas Abolição com Senador Virgílio Távora, na Aldeota, um dos Bairros das mais nobres da cidade de Fortaleza no Ceará. 

Lá o cearense pede ajuda financeira para participar do Campeonato Brasileiro de Paracanoagem entre os dias 31 deste mês e 3 de setembro próximo em Curitiba-PR e também para o Campeonato Sulamericano de Paracanoagem, de 15 a 18 de novembro próximo, em Lima (Peru), nas categorias Canoa Polinésia e Havaiana.

“Tenho muitas despesas: hospedagem, alimentação, academia e suplementos entre outros itens e, Infelizmente, não tenho outra renda. Pedir é a única forma que eu tenho para conseguir os recursos que preciso”, pontuou o medalhista. 

O Ceará na contra mão da Paracanoagem



Mas, o mar de adversidades enfrentado pelo medalhista não para por ai. Ele destacou outro obstáculo enfrentado, além da burocracia, para a liberação de verbas referentes a passagens aéreas, por exemplo, que seriam fornecidas pelo Governo do Ceará. 

“Nosso estado não tem uma federação de paracanoagem constituída, o que me obrigou a me filiar em um clube carioca [BRA Va’a Canoe Club] para que eu pudesse participar das competições”, detalhou Carneiro.

Fato esse, que, de acordo com o paratleta, “vai de encontro as regras estabelecida via edital”, o que, impede a Sesporte de fazer o aporte financeiro ao atleta filiado em clube de outro estado, que não do Ceará, ocasionando, com isso, o bloqueio do valor da passagem aérea.


O começo do fim


Mesmo classificado para o mundial de 2018 no Tahiti (Oceania), o pioneiro da paracanoagem cearense, dá sinais de cansado por remar contra a maré da falta de apoio e cogita a possibilidade de aposentar-se prematuramente. 

“Se me ligarem dizendo que desbloquearam a passagem, pode ser que eu vá para o Brasileiro dia 31 de agosto, e lá encerro minha carreira. Porque o estresse de outra romaria de documentos para Sulamericano em Lima-Peru, em novembro, eu não aguento”, desabafou Wercley Carneiro.

Para saber mais da história desse guerreiro  veja o vídeo na TV OAB:


Serviço:
Doações: Banco do Brasil
Agencia nº 12.18-1
Conta Corrente nº 62202-8
Titular: Wercley Carneiro

Reportagem: Uerbet Santos
Fotos e vídeos: arquivo pessoal de Wercley Carneiro

Nenhum comentário: