6/04/18

Academia de Basquetebol da Ilha homenageia o professor Reinaldo Cruz pelos 43 anos dedicados ao esporte


Começaram neste fim de semana, sábado (2) e domingo (3), as rodadas iniciais dos Jogos Abertos da Academy Basketball da Ilha - ABI  2018. Em disputa, o Troféu Professor Reinaldo Cruz (63), conhecido como Beleleu. Uma homenagem da ABI aos 43 anos de atividade do atleta e treinador em prol do esporte amador maranhense.



Prof. Reinaldo Cruz participa dos Jogos em sua homenagem pela ETFMA 50+
 (Em pé, o terceiro da esquerda para a direita)

Durante a competição, quatro equipes jogam entre si, por cinco rodadas, na categoria 50+ masculino (ABI, AABB, Batista e ETFM) e outras quatro se enfrentam na faixa de 43+ masculino (ABI, Adepol ,AABB, ETFMA e AMPEM - Associação Atlética dos Servidores do Ministério Público).


ABI 50+

Sobre a homenagem, ao Professor Reinaldo, o diretor presidente da ABI, Flavio Barroso, disse que a iniciativa “é uma retribuição da ABI ao grande profissional que o professor Reinaldo Cruz é, por sempre tratar os atletas e a mim, com respeito e de forma honrosa”.


AABB 50+


Na avaliação de Flávio, que também é professor de educação física, “Beleleu foi o mentor das equipes de basquete da Escola Técnica Federal do Maranhão (ETFM) e um dos grandes nomes do basquete escolar maranhense nas décadas de 1980 e 1990”, além de ser, “um eterno apaixonado por basquete”.


Batista 50+


Trajetória esportiva e profissional


O Professor Reinaldo informou que iniciou sua trajetória esportiva na Escola Técnica, quando fez o ginásio industrial e o curso técnico. 

Lá, aprendeu a jogar basquete e foi capitão da equipe até 1975. No ano seguinte (1976), iniciou sua carreira de treinador, inaugurada em grande estilo, com a conquista do título dos Jogos Escolares Maranhenses - JEM´s.

Em 1980, fez Licenciatura em Educação Física e Técnicas Desportivas pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA.

Entre os diversos colégios que trabalhou, destacam-se o Maristas, na rede de ensino estadual, o Gonçalves Dias e o SESI Lara Ribas. 

“Como todos me achavam um bom treinador, a Escola Técnica me contratou em definitivo e me ofereceu dedicação exclusiva, onde desempenho minha função até hoje como técnico de atletismo na mesma escola que iniciei, que agora se chama IFMA [Instituto Federal do Maranhão]”, detalha o educador físico.

“Um professor é um eterno estudante”


Mas a trajetória vitoriosa de Beleleu não para por aí.  Ele continuou estudando, pois para ele, “um professor é um eterno estudante”

Reinaldo fez especialização e mestrado. Atualmente é doutorando em Educação pela Universidade Nacional de Rosário, na Argentina, além de ministrar aulas de Educação Física e ser o treinador da equipe de atletismo do IFMA, onde tem alcançados marcas expressivas, tal qual o fez no basquete, décadas passadas.

Sobre os títulos conquistados em sua carreira de técnico, o doutorando revela que para ele o mais importante é a aprendizagem. 

“Se você treinar o basquete e aprender os fundamentos básicos da modalidade, você vai jogar em qualquer lugar do mundo. Isso é que é valioso para mim”, declarou.

Sobre a homenagem da ABI, o professor Reinaldo foi categórico em afirmar que, “deve-se aos bons serviços prestados por mim ao basquetebol e o respeito que sempre tive com seus alunos e os profissionais da área”, concluiu.

Serviço:
Confira a tabela completa dos Jogos Abertos de Basquete da ABI 2018. Troféu Prof. Reinaldo Cruz.



Reportagem: Uerbet Santos
Produção de conteúdo: Flávio Barroso
Fotos: Divulgação/ABI



Nenhum comentário: