Em carta aos amantes do basquete, presidente da CBB, Guy Peixoto, faz um resumo dos 90 dias de gestão e fala da importância dessas ações para a FIBA voltar a dar crédito à Confederação.
Da esq. p/ Dir.: Carlos Andreoli; Manoel Castro; Amaury
Passos; Guy Peixoto;
Wlamir Marques; Carlos Barbosa; Marquinhos
Abdalla e Marcelo Sousa
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O dia 21 de junho deste ano vai
entrar para história como o dia da redenção do basquete brasileiro. Naquela manhã de quarta-feira, em reunião na cidade Suíça de Genebra, dirigentes da Confederação Brasileira de BasketBall
(CBB) e da Federação Internacional de Basketball (FIBA), chegaram a uma acordo, que oficializou a tão esperada notícia, já amplamente
divulgada que aconteceria nos meios de comunicação esportiva do pais e do mundo: ”O basquete
nacional de volta às competições internacionais”.
Em carta, endereçada aos
apaixonados pela bola laranja, publicada no site oficial da entidade, o presidente
da CBB, Guy Peixoto, em nome da diretoria, disse que essa foi a primeira grande
meta vencida por sua gestão Transparência e detalhou em um dos trechos da mensagem, 17
ações como imprescindíveis para alcançar esse feito e também para reverter
o quadro negativo financeiro e administrativo herdado da gestão passada.
A força tarefa da CBB convocou os ícones do basquete brasileiro para participar dessa jornada, fez contratações (empresas de auditoria, consultoria e marketing, captação de patrocínios), realizou visitas aos agentes esportivos nacionais (Comitê Olímpico Brasileiro-COB, Ministérios dos Esportes e patrocinadores), reuniu-se com a FIBA, Liga Nacional de Basketball-LNB, National Basketball Association-NBA e a Liga Feminina de Basquete-LFB, para rever contratos, firmou convênios, quitou dívidas sociais, entre outras atividades, fundamentais para a redução no corte da gastos na Confederação, cujo trecho transcrevemos na íntegra:
17 ações da CBB em 90 dias de atividade
1.
Contratação
de uma empresa de auditoria interna.
2.
Reunião
na FIBA, em Genebra (Suíça), que apontou três diretrizes de trabalho:
governança, financeiro e competição.
3.
Contratação
de um consultor de mercado – Marcus Vinícius Freire, medalhista olímpico de
vôlei e diretor executivo do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
4.
Contratação
de empresa especializada em marketing para pesquisa de valoração das
propriedades da CBB e apresentação de um plano executivo para atuais
patrocinadores e futuros.
5.
Contratação
de empresas para captação de parceiros/patrocinadores.
6.
Visita
aos agentes esportivos – Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Ministério do
Esporte e patrocinadores atuais (Nike e Eletrobrás)
7.
Reunião
com representante da (LNB), da Liga de Basketball Feminino (LBF) e da National Basketball Association (NBA), com o compromisso de, acabada a
atual temporada, revisão de contrato e conversa sobre planejamento.
8.
Visita
do representante da FIBA ao Brasil para acompanhar as ações da CBB
9.
LNB encaminha carta ao Ministério do Esporte
abrindo mão de competições das categorias de base.
10.
Discussão
com Liga de Basquete Feminino (LBF) sobre organização das futuras competições.
11.
Um dos
maiores patrocinadores esportivos do mercado nacional entrega carta de intenção
de patrocínio em mãos ao representante da FIBA, aguardando que suspensão seja
revogada para investir na seleção.
12.
Liberação
da Certidão Negativa de Débito (CND).
13.
Assinatura
de convênio para utilização do Centro de Treinamento do Clube Concórdia, em
Campinas (SP).
14.
Aquisição
de um ônibus Mercedes-Benz personalizado para atender aos selecionados
nacionais.
15.
Realização
das copas regionais, que são as etapas classificatórias a Supercopa Brasil de
Clubes.
16.
Planejamento
das competições interclubes de base, que serão realizadas no segundo semestre
deste ano.
17. Abertura das portas da CBB para todos os amantes do basquete.
17. Abertura das portas da CBB para todos os amantes do basquete.
Próximos passos
O presidente da CBB disse ainda, na Carta, que a expectativa é
que outras coisas positivas e conquistas aconteçam em curto, médio e longo
prazo, abrindo o caminho para o acerto com parceiros e patrocinadores, e
destacou também, a importância do apoio indispensável das federações estaduais,
que são determinantes para o desenvolvimento da modalidade, especificamente na
descoberta e lançamento dos novos valores.
Entre as ações que
serão postas em prática imediatamente pela CBB, listadas em Carta, por Guy,
destaque para o retorno das verbas do COB [já pré-definidas pela Lei Agnelo
Piva]; negociação com patrocinadores [a começar pelo máster, seguida dos demais];
reapresentação dos projetos para comissão da Lei de Incentivo ao Esporte;
definição e contrato dos novos treinadores das várias seleções; lançamento de
um novo site, com novo visual; plano de utilização do CT tanto na parte
esportiva quanto na comercial; e andamento do projeto do futuro CT de Jundiaí.
Gui Peixoto conclui sua mensagem, informando que a bandeira da sua gestão, pós
sanção, continuará a ser pautada na transparência e que conta com o apoio
dos amantes do basquete para recolocá-lo no seu lugar de direito.
Leia Carta Aberta na integra em: http://www.cbb.com.br/PortalCBB/Noticias/Show/14917
Uerbet Santos (Da redação)
Fonte: www.cbb.com.br
Foto: Kiko Ross/CBB
http://uerbet.blogspot.com.br/2017/06/dia-d-do-basquete-brasil.html?m=0
http://uerbet.blogspot.com.br/2017/05/junho-e-o-mes-decisivo-para-o-futuro-do.html?spref=bl